É possível reunir acadêmicos do ensino superior fora do horário de aula para debater temas do curso de uma forma descontraída que permita a convivência e ainda fuja do formato tradicional da sala de aula?

O curso de Relações Internacionais da Universidade La Salle provou que sim ao promover a primeira Maratona War e testar os limites da competitividade e capacidade de estratégia dos competidores na madrugada deste sábado, dia 08/07. A atividade que reuniu 25 alunos começou às 22h de sexta-feira com uma rodada de pizza, contou com uma organização por chaves e terminou às 8h da manhã deste sábado com um café da manhã para recompor as energias dos participantes. A grande vencedora foi a acadêmica Júlia Riboldi que jogou a partida final com Pedro Cabral.

A maratona aconteceu na Xperience Room, sala que é considerada o marco físico da parceria com a Google for Education e existe para estimular metodologias de aprendizagem diferenciadas, assim como a Maratona War. É isso que explica o Coordenador da área de Educação e Cultura, Prof. Dr. Augusto Niche. “Queria que toda sala de aula tivesse esse formato, independente da área de conhecimento, pois a ideia de utilizar metodologias ativa e criativas nos permite aprender de uma forma mais leve e consequentemente aprender mais”, completa.

Já a coordenadora do curso de Relações Internacionais, Profª Drª. Tatiana Vargas Maia conta que o jogo de tabuleiro já foi utilizado em sala de aula durante o semestre, na disciplina de estudos estratégicos, e que a ideia surgiu da “reflexão sobre novas abordagens para o estudo de conteúdos clássicos das Relações Internacionais, de modo a produzir interações pedagógicas mais dinâmicas e que possibilitassem a concretização de conteúdos que, por vezes, são bastante abstratos”. Ela garante que a proposta propicia a prática de competências desenvolvidas em disciplinas do currículo e já avisa que nas próximas edições a intenção é abrir inscrições para quem quiser conhecer melhor o curso da Universidade La Salle. “O estudo de estratégias de ação é essencial para as relações internacionais, e o desenvolvimento de atividades lúdicas, tais quais o uso do War como aporte para essa formação, permite que alunas e alunos testem e reflitam a respeito das teorias, sistemas, conceitos, variáveis e fatos que aprendemos em sala de aula”, conclui.

Os alunos consideraram a atividade muito interessante e destacaram a integração entre os acadêmicos. Julia Tietz foi uma das competidoras e ressaltou a importância de unir estudo e diversão e de ter claro que estudar não precisa ser algo chato, pelo contrário. Já Laila Shams, se formou em Relações Internacionais no início do ano na Instituição e voltou para encontrar os amigos e participar da experiência. “Essa é uma atividade inovadora, só a Universidade La Salle fez, e contribui não só para o aprendizado na prática como para a integração entre alunos e professores”.

Acesse aqui as imagens da maratona.