Viver é evoluir também por meio de uma educação transformadora. Isso pode acontecer, por exemplo, quando uma Instituição com sede em Canoas vai ao encontro de quem tem sede de conhecimento – onde quer que estejam. A Universidade La Salle, que já conta com unidades de Educação a Distância espalhadas pelo Brasil, deu mais um importante passo: acaba de lançar a primeira turma de Mestrado fora de sede, na Faculdade La Salle Estrela.

Trata-se da instalação do Mestrado em Memória Social e Bens Culturais (MSBC), uma iniciativa da Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, que vai ao encontro do planejamento estratégico do Programa de Pós-graduação (PPG) em MSBC da Universidade.

“Para a Instituição, significa o fortalecimento da marca Universidade La Salle Brasil. A confirmação da excelência institucional em pesquisa, ensino e extensão passa pelo reconhecimento regional, nacional e internacional da formação em nível superior”, declara o coordenador do PPG, Prof. Dr. Lucas Graeff.

De acordo com o professor, para o PPG em Memória Social e Bens Culturais, a turma fora de sede indica o amadurecimento do corpo docente, que se apoia nas ferramentas Google for Education para o desenvolvimento de pesquisas em regiões onde outras universidades raramente conseguem se fazer presentes: “Formar-se através de ensino é uma coisa completamente diferente de formar-se pela pesquisa. Apenas a pesquisa gera inovação e autonomia intelectual - e são esses dois quesitos que definem uma universidade. Agora, com a turma fora de sede, oferecemos essa formação universitária para grupos de pessoas que, geralmente, não têm como buscá-la nos grandes centros urbanos”, completa Graeff.

Fortalecimento e expansão

A abertura da turma em Estrela se deu pela demanda de mestrado na região. Além disso, a Faculdade La Salle Estrela já conta com infraestrutura e consolidação regional propícios para o desenvolvimento dessa proposta.

Com esse movimento, o PPG passou a contar com 20 alunos matriculados na turma fora de sede e 10 na turma regular em Canoas. No total, são mais de 50 alunos de mestrado profissional em formação e 102 titulados desde 2009.

Esses números abrem possibilidade para novas projeções: “Existe sim a ideia de novas turmas e em outros lugares. Nós pensamos em ofertar uma turma fora de sede em nível internacional. Estamos montando a proposta para início em 2020, pois a CAPES não autoriza, neste momento, a oferta de duas turmas fora de sede simultâneas”, explica o coordenador do PPG.

Foto 1, superior: visita que os alunos de Estrela fizeram ao campus de Canoas no último sábado (03)
Foto 2: aula inaugural na turma regular, em Canoas, realizada nessa terça-feira (07)