No anoitecer de sexta-feira, 29, até surgirem os primeiros raios de sol da manhã de sábado, dezenas de alunos do Ensino Médio da Rede La Salle participaram do 2º Confronto Estelar: Gincana Tecnológica Unilasalle, no campus da Universidade La Salle. Trata-se de uma promoção da Instituição, por meio da Área de Inovação e Tecnologia.

Após cumprirem uma série de tarefas, intercalando momentos de descontração e integração, a equipe USS Millenium Falcon foi sagrada campeã da edição, seguida da USS Star Geek, USS Salle du Volcan, USS Willian Shatner, USS Star Fake, USS Nashira e USS Star Contigo.

Gabriel Silva e Vitória Chen, ambos com 16 anos e estudantes da La Salle Carmo, de Caxias do Sul, tinham mais do que a idade e escola em comum. Os dois participaram da gincana motivados pelo conhecimento. “É uma forma legal e diferente de aprender fora da sala de aula”, declarou Vitória. “A La Salle também nos proporciona conhecer pessoas e lugares legais. Uma ótima experiência”, completou Gabriel.

Aprendizado de um jeito diferente

Segundo Cristian Reis Westphal, acadêmico do curso de Engenharia Química que integrou a comissão organizadora, explica que, por meio da gincana, os estudantes se inserem num ambiente onde a ciência pode ser vista mais concretamente e de maneira interdisciplinar. “Fazemos isso por meio de experiências, atividades e metodologias ativas, mostrando de forma lúdica que a ciência está presente no seu cotidiano, mesmo que não percebamos fenômenos que podem ser explorados para divulgação e aprendizado”, explicou.

O Prof. Me. Alexandre Andreoli, coordenador da Área de Inovação e Tecnologia, ressaltou: “são jovens abertos e interessados em participar de uma atividade lúdica para botar a criatividade em prática. Apresentamos a infraestrutura da Instituição e promovemos o aprendizado das equipes enquanto se divertem”.