O Unilasalle está presente com um stand na Mostratec, evento que acontece até sexta-feira, dia 28/10, na Fenac, em Novo Hamburgo. Na tarde desta quarta-feira, o movimento era grande por lá, isso porque o atleta olímpico Gustavo Endres do Vôlei Canoas esteve disponível para muitas fotos com o pessoal. Além dele, brindes estavam sendo distribuídos. O espaço também serve para a apresentação de trabalhos dos acadêmicos da área de Inovação e Tecnologia. Três deles estavam expostos hoje: O primeiro sobre o projeto do laboratório de cerveja artesanal no Unilasalle como ferramenta interdisciplinar. A acadêmica de Engenharia de Produção, Simone Venturini conta que o projeto, uma parceria com o curso de Engenharia Mecânica, tem como objetivo tornar-se um espaço de pesquisa para toda a comunidade acadêmica. “A causa menos importante é a cerveja. A ideia é proporcionar estudos que envolvam, por exemplo processo biológicos e químicos, redução de consumo energético ou redução de impacto ambiental tendo o laboratório como fonte”. O acadêmico de Arquitetura e Urbanismo, Matheus da Rocha Silva também esteve disponível para explicar seu trabalho, recém apresentado na Sefic, sobre a fabricação digital da arquitetura cenográfica. Matheus teve o primeiro contato com a fabricação digital durante uma atividade de aula em que utilizou o Fablab para criar um cenário para uma peça teatral. No trabalho, descreve todo o processo desde o projeto até a parte operacional da fabricação.

Outro stand que fez sucesso na feira era o do projeto Ciência e Astronomia, criado pelo acadêmico de Engenharia Química, Cristian Westphal. Além de divulgar a ciência para o público, o aluno conta que está sendo muito procurado pelas escolas para futuras observações e atividades educativas nas próprias escolas.

E se na Fenac a palavra de ordem é pesquisa, a Fundação Liberato é lugar de esporte. Lá acontecem os Jogos Mostratec e os acadêmicos da área de Saúde e Qualidade de Vida do Unilasalle estão presentes também. Além de divulgar os cursos e colocar a Micro da saúde à disposição do público, os acadêmicos colocam em práticas suas futuras profissões. Nesta quarta-feira foi a vez do pessoal da Fisioterapia acompanhar o campeonato.

A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia destinada à apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio. Em suas 31ª edição, a feira terá, até sexta-feira, 420 projetos apresentados, distribuídos em 13 diferentes áreas e de pesquisadores vindos de 21 países.

Confira algumas imagens.