Menu

Desde o início do mês de abril a campanha de vacinação está disponível nos postos de saúde e na rede particular de saúde. Isso porque com a chegada do frio, a chance de doenças respiratórias, como a gripe, aumenta. Apesar da vacina ser muito eficiente, há atitudes que devem ser tomadas em qualquer situação, como lavar as mãos frequentemente, evitar aglomerações, não compartilhar alimentos ou objetos de uso pessoais com pessoas que apresentem sintomas da gripe e usar álcool gel são algumas medidas que auxiliam na redução da disseminação do vírus.

E para nos ajudar a listar as razões para você se vacinar, nós contamos com o auxílio da Enfermeira Daiani Senden, das Clínicas Unilasalle. Confira as dicas:

1. Gripe e resfriado são coisas bem diferentes: 

Enquanto o resfriado é provocado por de vírus como os Rhinovírus "famoso" vírus sincicial respiratório (VSR), a gripe é causada apenas pelo vírus da Influenza. Ele pode ser tipo A, B ou C, sendo os vírus do tipo A os que, historicamente, provocam os quadros mais problemáticos.  Isso significa que o paciente tem mais febre, fraqueza e dores no corpo. Esses sintomas se estendem entre três e sete dias e podem se agravar para um quadro pulmonar. Pacientes com doenças de base, como diabetes, asma, hipertensão e problemas cardíacos têm mais chances de desenvolverem complicações.

2. Gripe mata: 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 950 milhões de pessoas são afetadas pelo vírus da gripe anualmente, sendo que cerca de 500 mil acabam em mortes. 

3. É realmente possível evitar:

Especialistas concordam que nenhuma outra doença evitável por vacina é tão prejudicial ou resulta em taxas tão elevadas de hospitalizações, óbitos e ausência às escolas e ao trabalho, como a gripe.

4. O índice de imunidade com a vacina é bem alto:

A cobertura vacinal é muito alta. Fica acima dos 90%. Ela imuniza contra os principais grupos de vírus e as pessoas com boas defesas não adquirem a gripe.

5. Poucas são as contraindicações:

As contraindicações são poucas, mas elas existem: A vacina contra a gripe é contraindicada em caso de pessoas com alergia severa à clara de ovo e/ou ao antigo Merthiolate, e àquelas que apresentaram reações significativas em vacinações anteriores. Além disso, recomenda-se que indivíduos febris aguardem até saírem desse quadro para, então, se vacinarem.

 

Vacinas estão disponíveis na Universidade:

Até o dia 31/05, as doses da vacina contra a gripe estão disponíveis para alunos, colaboradores e comunidade externa nas Clínicas Unilasalle. O atendimento acontece de segunda a sexta das 8h às 12h15min e das 13h15min às 20h. A vacina custa R$60,00 para colaboradores, R$ 70,00 para alunos e comunidade externa. Estes valores poderão ser pagos em dinheiro, cartão de débito ou crédito. Pessoas menores de idade só serão vacinadas se acompanhadas dos pais ou mediante apresentação da autorização  preenchida pelos mesmos. 

A Clínica São Pietro é a responsável pelo serviço de vacinação no local, beneficiando diretamente os alunos da Rede La Salle e também a comunidade canoense. Além do atendimento nas Clínicas Unilasalle, a Clínica São Pietro também atende em Porto Alegre, a Rua Dom Pedro II, 1379, no Bairro Higienópolis. O valor cobrado pela dose da vacina da gripe é mais baixa do que está sendo aplicada em clínicas da região.

Entre em Contato