Menu

Quem nunca teve medo de agulha? A tarefa de vacinar os pequeninos geralmente reserva muitos desafios. Ansiedade, desconforto e até as lágrimas caindo pelo rosto das crianças são comumente testemunhados nas clínicas de vacinação. Pensando em minimizar esses transtornos, e até em tornar o momento divertido, as Clínicas Unilasalle, em parceria com a Clínica São Pietro de vacinas, implementam o uso dos óculos de realidade virtual 3D.

Os óculos já estão prontos para serem colocados em uso. O funcionamento é bastante simples: basta os óculos 3D e um smartphone com um vídeo de realidade virtual. O filme começa assim que a criança veste os óculos. Paralelamente, acontece a preparação da vacinação. “Avisamos as crianças que elas receberão a vacina e entregamos os óculos. São vídeos em 3D diversos, sobre vários assuntos, para atender os diferentes gostos. Buscamos interagir com elas, fazendo perguntas sobre o filme”, explica Weridiana Pacheco Mendonça, enfermeira responsável técnica das Clínicas.

Weridiana também é responsável pela área na clínica São Pietro, que utiliza a tecnologia há cerca de um mês. “Os pequenos imergem na história contada nos óculos e se desconectam do que está acontecendo a sua volta. Na maioria das vezes, até nem percebem quando a vacina é aplicada, não se queixam de dor ou medo”, avalia.

A recomendação das Clínicas é o uso dos óculos a partir dos 3 anos de idade. “Isso significa que os adultos que se sentem desconfortáveis com a vacinação também podem recorrer à realidade virtual para se distrair e tornar o momento mais divertido”, conclui a enfermeira. 

Entre em Contato