A equipe de higienização e limpeza da Universidade La Salle tinha um problema. Quem frequenta o campus, em Canoas, não entendia que nem todas as lixeiras deveriam receber lixo úmido, como copos com restos de café e erva-mate. A problemática foi levada a uma oficina de Design Thinking, promovida semanalmente com colaboradores de todos os setores da instituição. “Usamos a técnica da infografia, representação visual gráfica que é capaz de promover visão sistêmica acerca de problemas complexos. Com uma ideia muito simples, eles serão capazes de reduzir altos custos operacionais. Criaram um adesivo persuasivo que inibirá o uso incorreto de lixeiras”, explica o Assessor de Inovação da Universidade, Prof. Dr. Daniel Sperb. A metodologia ativa prevê a resolução dos problemas por meio da criatividade. “Sabemos que o avanço tecnológico tem reduzido o esforço físico e intelectual no trabalho e restará ao homem o monopólio das atividades criativas. Nesse sentido, exercitar a criatividade é pré-requisito para a sobrevivência nas organizações”, explica Daniel.

Até agora, 189 pessoas já passaram pela capacitação em Design Thinking, entre eles técnico-administrativos, estagiários e docentes. “A capacitação dos colaboradores nesta metodologia está sendo importante ao passo que vem criando e abrindo espaços para a criatividade e inovação em nossa instituição”, relata Daiane Santellano, Analista de Recursos Humanos da Instituição.

A técnica está sendo utilizada inclusive na gestão da Universidade, garantindo a melhoria nos processos, o que rendeu a promoção em 2017, de Centro Universitário para Universidade. “Criamos uma sistemática de gestão visual de indicadores que reduziu em 2/3 o tempo para análise documental por parte das Comissões do MEC que avaliam Cursos. Chama-se: Sumário Visual de Evidências, que proporciona um espelhamento digital de todas evidências físicas para facilitar o trabalho das Comissões”, explica o professor.

O objetivo a longo prazo é criar uma rotina de inovação, fazendo que as pessoas possam pensar em ideias novas sempre: “O objetivo das oficinas é consolidar uma política de Gestão da Inovação por meio da construção de padrões comportamentais criativos e da geração de Rotinas de Inovação”, finaliza Daniel.