Menu

Um documentário de 1979 não só serviu para abrir o evento, mas para impressionar e fazer pensar os acadêmicos de Psicologia que lotaram o Auditório Ir. Bruno Ruedell na noite desta terça-feira, dia 24/05. O vídeo, nomeado “Em nome da razão”, mostrava a realidade dos internados daquela época, pessoas indesejadas na sociedade que escondidos pelos muros do manicômio, eram excluídos e apenas esperavam a morte.

Os professores Luciane Raupp e João Neto comentaram o documentário, concordando com o fato de muito do que foi retratado no vídeo ainda fazer parte da nossa realidade e da sociedade que ainda não sabe lidar bem com a loucura. “Precisamos identificar o que acontece no movimento antimanicomial que permitem que fatores destrutivos permaneçam presentes”, ressaltou João.

A convidada da noite, porém, foi a Coordenadora do Residencial Morada São Pedro, Psicóloga Vera Resende, que falou da dura realidade que presenciou no início da década de 1980, quando ingressou na saúde mental e da lei de reforma psiquiátrica que até hoje é polêmica. O desafio, segundo Resende, é o atendimento que estas pessoas devem ter ao sair do hospital e que resulta nos residenciais terapêuticos. “A desistitucionalização e a inserção social é um direito”, destacou. O evento teve sequencia com a fala de alunos que puderam dividir suas experiências na área da saúde mental.

Entre em Contato