Menu

Um dos maiores especialistas em pós-modernidade no mundo vai compartilhar seus conhecimentos com a comunidade acadêmica no Unilasalle Canoas. No dia 27 de abril, às 19h, o sociólogo francês, Michel Maffesoli, palestra com o tema: La mémoire: se souvenir de l’avenir? (Memória: lembrar o porvir?), onde lança a discussão sobre o presente e o futuro e também o porquê do interesse contemporâneo pela memória.

Maffesoli é uma referência da sociologia dos anos 90, professor de Sociologia na Universidade de Paris – Sorbonne, Membro da Academia Europeia de Ciências e Artes e professor convidado em mais de 60 universidades no mundo. O sociólogo também é autor de 29 livros em francês, com traduções para outros idiomas. “Vista em seu conjunto, sua obra seduz todo leitor nacional, transnacional e virtual pela diversidade de formas com que refina e desdobra o pensamento de Mestre Durand. Criador da Sociologia '' Pop'', Michel Maffesoli surpreende o homem contemporâneo justamente pela abordagem inusitada de conceitos como o de Cotidiano, Emoções coletivas e subjetivas, Cultura, Natureza e Corporeidade”, relata a Profª. Drª Maria Luiza Berwanger da Silva, do Doutorado em Memórias Sociais e Bens Culturais. O coordenador do PPG, Prof. Dr. Lucas Graeff, acrescenta ainda que Maffesoli é vice-diretor do Instituto Internacional de Sociologia, cuja criação remonta a 1893. “É notória sua trajetória intelectual, que inicia com estudos rigorosos sobre a passagem de uma sociedade moderna a uma pós-moderna e desemboca em conceitos como tribalismo e nomadismo, que hoje já fazem parte de análises corriqueiras que encontramos em colunas e artigos de jornais e revistas”, completa. 

As inscrições podem ser feitas AQUI e o investimento é de R$ 90. O evento terá tradução simultânea e é promovido pelos Programas de Pós-graduação em Direito, Educação e Memória Social e Bens Culturais.

“O nosso convidado trouxe inovação e entusiasmo para a sociologia - tornando-a ‘pop’, por assim dizer -, de maneira que somos afortunados em tê-lo conosco no dia 27 de abril”, completa o professor Lucas. 

Entre em Contato