A vocação comunitária, responsabilidade social e o compromisso com o desenvolvimento local, aliados a busca constante pela excelência acadêmica, são premissas da Universidade La Salle que motivaram o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da cidade de Nova Santa Rita a promover, na tarde dessa segunda-feira (25/09), uma reunião apresentando a Instituição para a comunidade. O momento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, especialmente cedida pelo legislativo para a ocasião.

A palestra Universidade La Salle e as Reflexões na Comunidade de Nova Santa Rita, ministrada pelo Reitor Ir. Paulo Fossatti, fsc, foi precedida pela fala da prefeita Margarete Ferretti, que também é liderança do Conselho proponente da reunião. “A Universidade já faz parte da nossa comunidade e há anos forma cidadãos e profissionais de Nova Santa Rita, realizando um trabalho efetivo voltado para a formação humana e desenvolvimento social”, declarou a prefeita, que entregou uma placa ao Reitor em reconhecimento do papel da Instituição na cidade.

Após o Presidente da Câmara, o vereador Jair Oliveira, dar as boas-vindas oficiais pela casa, passou a palavra ao Reitor. “Aqui é a casa do povo e eu, enquanto reitor, represento uma universidade comunitária, ou seja, que também é da comunidade e tem compromisso com o desenvolvimento do seu entorno, local e regional. A nossa sigla, a Educação, reúne as pessoas que, independentemente de partidos políticos, estão dispostos a construir conosco”, afirmou. Após as apresentações, o deputado federal Jones Martins, que compôs a mesa, destacou a importância das parcerias para potencializar o debate e a concretização de ideias em prol da comunidade. “É o que estamos fazendo aqui hoje. Nos despimos de ideologias para trabalharmos juntos. A parceria com a Universidade traz o que é próprio do conhecimento: o questionamento, a pesquisa, o pensamento crítico, entre outros benefícios cujo valor é imensurável”, destacou o deputado.

Universidade La Salle e as Reflexões na Comunidade de Nova Santa Rita

“Esse é um momento para prestar contas de uma universidade comunitária, que é de vocês. Vamos apresenta-la, o seu plano estratégico, os serviços que presta e como dialoga e constrói com a comunidade”, iniciou o reitor. Ele falou sobre a história da instituição e como contribuiu para a formação das primeiras lideranças, até a estratégia que norteia as ações institucionais atualmente. “Quando entregando o diploma a um graduado, gostamos de pensar que estamos entregando, também, um diploma simbólico para a sociedade, por receber mais uma pessoa com capacidade para fazer a diferença”, salientou.

O Prof. Dr. Henrique Güths, coordenador das Clínicas Unilasalle e da Área de Saúde e Qualidade de Vida da Universidade, compartilhou os esforços realizados em Nova Santa Rita na Área e adiantou projetos que estão em andamento, em parceria com a Prefeitura Municipal. Logo após, o Prof. Dr. Daniel Sperb Diretor de Graduação e Assessor de Inovação da Universidade, por sua vez, abordou os espaços que a Universidade mantém na cidade com laboratórios diversos que oportunizam os alunos a aliarem a teoria e prática desde os primeiros semestres, além da parceria com o Velopark.

O EAD esteve na pauta e fechou a tarde com uma provocação, “Nova Santa Rita receberia um polo da La Salle?”, disparou Paulo Fossatti ao lado do Diretor de Marketing e Relacionamento da Universidade, Jornalista Cleiton Bierhals Decker, que encerrou falando sobre a estratégia de implantação e divulgação da nova modalidade de ensino trabalhada pela Instituição. Também estiveram presentes o Pró-Reitor de Administração Prof. Me. Renaldo Vieira de Souza, o Diretor Administrativo Patrick Ilan Schenkel Cantanhede e o Assessor de Comunicação Institucional Prof. Me. Luiz Carlos Danesi, além de outros membros da Universidade La Salle, autoridades, representantes de entidades locais e comunidade em geral.