Menu

O Mestre em Direito pela Universidade La Salle, Cristian Graebin, teve artigo premiado com a primeira colocação na categoria “Mestre em Direito”, no VI Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva, promovido pelo Instituto O Direito por Um Planeta Verde (IDPV). O trabalho tem como tema: A instrumentalização do animal não humano como paradigma influenciador na jurisprudência brasileira: avanços ou estagnação?. O artigo um extrato da dissertação defendida fevereiro do ano passado e que foi aprovada com Louvor na Universidade La Salle. O título é: O Animal Não Humano e a Experimentação Científica: Análise dos Julgados Brasileiros Sobre o Paradigma Vivisseccionista e a Crise da Ética Antropocentrista. “O destaque se deve à inquietação referente ao que se trata dos direitos dos animais. A questão abarca não somente a legislação em si, mas também aspectos de estudo sociológico e da ética que confrontam os seres humanos consigo mesmo e, forçam, no mínimo a considerar outras formas de pensamento”, explica o ex-aluno. Na época, Cristian foi orientado pela Profa. Dra. Fernanda Luiza Fontoura de Medeiros e coorientado pela Profa. Dra. Selma Rodrigues Petterle.

No concurso são premiados 7 trabalhos, um para cada categoria: estudante de graduação; estudante de especialização; estudante de mestrado; estudante de doutorado; especialista; mestre; e, doutor. Os candidatos que ficarem em primeiro lugar deverão apresentar seus ensaios no dia 03/06, durante o Congresso Brasileiro de Direito Ambiental.

Para os primeiros colocados de cada categoria também serão entregues certificado de premiação, placa comemorativa, além de terem seus trabalhos publicados pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde em formato E-book, e recebem o valor de R$1.000,00.

Instituto "O Direito por um Planeta Verde"

O Instituto “O Direito por um Planeta Verde” é uma entidade sem fins lucrativos que trabalha em prol da pesquisa, aprimoramento e consolidação da legislação ambiental. Reunindo renomados especialistas em Direito Ambiental, o Instituto participa da elaboração de leis e normais que tramitam no Congresso Nacional e no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), do qual é conselheiro. Ao realizar essas atividades, o Instituto tem como objetivo defender o meio ambiente, a biodiversidade e o direito dos povos indígenas, em especial os de áreas equatoriais.

O Instituto “O Direito por Um Planeta Verde” promove um dos maiores congressos de Direito Ambiental do continente, o Congresso Internacional de Direito Ambiental, em São Paulo, onde fica sua sede, além do Congresso Brasileiro de Direito Ambiental, um evento de referência na área.

 

Entre em Contato