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A rotina de professores de escolas públicas muitas vezes é cansativa e cercada de dificuldades. Com o objetivo de reconhecer o esforço desses profissionais na criação de iniciativas que contribuem para a aprendizagem surge o Prêmio Professores do Brasil, do Ministério da Educação (MEC). A acadêmica Cristiele dos Santos, do curso de Pedagogia da Universidade La Salle e professora da rede municipal de Novo Hamburgo, teve o projeto classificado como destaque na categoria “creches” no Rio Grande do Sul. O projeto reconhecido faz o uso de minis-histórias, que são breves relatos acompanhados de sequências de imagens, sobre a aprendizagem realizadas pelos bebês. Esse material é impresso e apresentado às famílias das crianças na EMEI Joaninha. “Como resultado percebemos as crianças felizes em verem suas histórias serem expostas a apresentadas e apesar de terem pouca linguagem desenvolvida por causa da idade se reconhecem nas imagens e reconhecem os colegas. As famílias também ficam muito satisfeitas em poderem acompanhar o desenvolvimento e trajetória dos filhos na escola”, explica Cristiele. Também são autoras do projeto as professoras Bruna Fraga de Moraes e Sissa Catarina Muller.

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O tema do projeto também está sendo explorado como tema do TCC de Cristiele na Universidade La Salle, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Elaine Conte. "Essa premiação é fruto de um esforço conjunto de leituras, estudos e resultado de um comprometimento e respeito pela autonomia das crianças. Concluímos que a universidade La Salle está conseguindo formar professores qualificados e essas iniciativas visionárias (de mudança e transformação dos sujeitos por meio da educação) fazem com que avancemos nesse campo", celebra a professora Elaine. 

“A Educação Infantil não deve resumir suas práticas apenas ao caráter assistencialista que tem historicamente. Devem-se passar barreiras e tornar visível práticas pedagógicas de qualidade desenvolvidas na Educação Infantil. Contudo, para isso é necessário muito estudo e profissionais dispostos a fazer a diferença respeitando a criança como sujeito de aprendizagem desde os primeiros anos de vida”, finaliza Cristiele.

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