Na tarde de ontem ocorreu a primeira defesa de tese do doutorado em Educação do Unilasalle Canoas. No auditório Ir. Bruno Ruedell, o Prof. Dr. Jardelino Menegat, fsc, atualmente reitor do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro – Unilasalle Niterói RJ, reuniu amigos, professores, alunos e funcionários técnico-administrativos para a defesa da tese “O ideário educativo lassalista e os marcos regulatórios de educação: pilares para uma educação de qualidade”, que teve como orientadora a Prof. Dra. Dirléia Fanfa Sarmento.

A banca foi composta pela Prof. Dra. Esther Caldiño Merida, atualmente professora do programa de pós-graduação em Educação do curso de Humanidades e Ciências Sociais da universidade La Salle México, esta não pode comparecer e mandou seu parecer por escrito. Prof. Dra. Mary Rangel, atualmente professora titular de Didática na Universidade Federal Fluminense (UFF). Prof. Dr. Gilberto Gonçalves Garcia, atualmente é reitor da Universidade Católica de Brasília (UCB) e presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE). Prof. Dr. Gilberto Ferreira da Silva, atualmente professor do programa de pós-graduação em Educação do curso de Pedagogia do Unilasalle Canoas. Completando a banca avaliadora, o Prof. Dr. Evaldo Luis Pauly, atualmente coordenador do doutorado em Educação do Unilasalle Canoas.

Jardelino começou falando que o objetivo principal da tese era propor pilares da educação lassalista. “O problema de investigação era descobrir quais são os pilares da educação de excelência da rede La Salle no Brasil. Cheguei nos seguintes verbos para pilares: identificar, estabelecer e fundamentar”, explicou. Ao final, Menegat foi muito bem avaliado pela banca tendo apenas alguns detalhes para corrigir na sua tese.

A meta do Prof. Dr. Jardelino Menegat, fsc, era de defender no tempo mínimo possível (dois anos), e conseguiu. “Para mim, significa uma etapa conquistada, mas uma etapa também que me impulsiona para outra. É mais uma realização na minha vida”, comentou. Ainda encerrou deixando um recado para os futuros acadêmicos do Unilasalle. “Os aluno não precisam esperar quatro anos para defender sua tese. Tive o privilégio de quando defendi a tese do mestrado também foi no tempo mínimo. Sempre incentivei todos a estudarem e isso nunca irá mudar”, completou.