Estudantes e profissionais de diversas áreas participaram hoje da primeira Oficina de Impressão 3D da Universidade La Salle, que aconteceu no Fablab da Instituição. A atividade é gratuita e aberta ao público externo e tem como objetivo popularizar a tecnologia, que hoje já é utilizada na construção civil, na indústria automobilística, no desenvolvimento de implantes, na moda, gastronomia, arquitetura e muitas outras áreas. “As pessoas ainda desconhecem o processo. Tivemos exemplo disso no Campus Tour, quando alunos chegaram aqui no Fablab. Eles têm muitas curiosidades, mas não sabem o que é viável fazer em impressão 3D”, explica o Prof. Me. Fabrício Augusto Kipper, coordenador dos cursos de Design da Universidade La Salle e ministrante da oficina.

O professor de química e empresário, Belchior Canelo, participou da primeira oficina e explicou que pretende investir um negócio que envolva a impressão 3D: “Meu interesse é empreender nessa área. Já trabalhei com indústria, na época, de madeira e a tecnologia atual é essa. Vim buscar esse treinamento nesse sentido”. A aluna do curso de Marketing da Universidade La Salle, Daiane Silveira, está interessada na nova tecnologia e suas aplicações: “Eu fiquei interessada porque é uma tecnologia nova e que temos pouco acesso. É bem legal conhecer e é bem interessante. Eu acredito que se me especializar melhor posso até fazer alguma aplicação profissional”, relatou.

As oficinas, que tem duração de uma hora e meia, começam com a apresentação dos processos de impressão 3D. Em um segundo momento é realizada uma etapa que ensina aos participantes como preparar um arquivo para impressão. E, por fim, acontece uma parte prática, com a impressão de um projeto. Os alunos podem trazer projetos e ideias autorais para serem debatidos nas oficinas. Para participar é preciso se inscrever no SITE. As oficinas vão acontecer nas terças-feiras, a partir das 9h.