A II Conferência Internacional: Justiça e Níveis de Interação teve início na segunda-feira, dia 21/11 com uma palestra sobre o universo TTT: Travestis, Transexuais e Transgêneros. O estudo do Prof. Dr. Steven Butterman, professor da Universidade de Miami,  intitulado “Nas Trincheiras da Transversão Travesti: Representações Culturais de Brasileiros TTT” foi apresentado ao público com tradução simultânea do Prof. Dr. Fabrício Pontin.

Atualmente Butterman está terminando seu terceiro livro, intitulado “(In)visibilidade vigilante – representações midiáticas da maior parada gay do planet”, e foi sobre ele que falou e dedicou sua fala às mais de mil pessoas gays mortas no Brasil em cinco anos e àquelas que não foram assassinadas, mas que convivem com a invisibilidade. Falou sobre a polêmica da linguagem utilizada para definir grupos e da dificuldade que se tem para definir e diferenciar transformistas, transexuais, travestis e transgêneros. “Meu recado oficial aqui é que nenhuma perspectiva acadêmica é suficiente para dar conta da situação dos travestis na as realidade sem dar voz a quem realmente está nessa linha de frente”, afirmou.

Por isso, além da fala acadêmica, a transexual, Jeliel Mendes também participou do evento sendo convidada a dar sua opinião sobre o relatado. A II Conferência Internacional acontece até sexta-feira, dia 25/11 no Unilasalle Canoas e está sendo organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais do Unilasalle Canoas, em parceria com a Universidade de Bergen, da Noruega. Com o tema "Identidade de Gênero, Cidadania e Distância Social: Marcadores de Sociabilidade e Políticas Públicas", a conferência busca proporcionar oportunidades de troca de experiências e pesquisas na área temática, bem como a discussão e desenvolvimento de projetos comuns por meio da promoção de workshops temáticos.

Veja aqui a programação.