Uma amostra do que a Universidade La Salle tem desenvolvido na Área de Inovação e Tecnologia está disponível na 32ª Mostratec, feira de ciência tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo. A feira, iniciada hoje (24) e segue até sexta-feira (27/10), reúne projetos científicos premiados e inspiradores de jovens de Ensino Médio e Técnico do mundo inteiro. O evento é aberto, gratuito e fica aberto sempre das 14h às 21h. A expectativa da organização é que cerca de 40 mil pessoas passem pela Mostratec até o final do evento.

Quem visitou o espaço da Universidade durante toda essa terça-feira pode imergir na tecnologia e participar de ações especialmente preparadas para o evento. A fila no totem para a geração de gif se estendeu durante o dia, bem como para se inscrever no sorteio da camiseta do Grêmio (o sorteio será realizado na quinta-feira, às 19h). Centenas de pessoas de todas as idades pararam para conhecer os projetos das Área de Inovação e Tecnologia, apresentados por professores e acadêmicos da Área. Muitos dos visitantes compareceram motivados pela exposição do dragster (carro de alto desempenho e utilizado em provas de arrancada) utilizado pela La Salle Racing, equipe de arrancada da Universidade, em suas pesquisas e atividades no Velopark. Professores dos cursos da Área de Saúde e Qualidade de Vida também participarão das atividades do estande até o final da programação.

“A abertura do evento já superou nossas expectativas. Algo a ser ressaltado é o grande número de meninas interessadas no dragster, fazendo perguntas sobre o funcionamento e demonstrando interesse pelas engenharias. Isso mostra o quanto as mulheres estão, cada vez mais, se inserindo e conquistando espaço na área de inovação e tecnologia, em um movimento que inicia muito antes de entrarem na academia”, ressaltou o coordenador da Área na Instituição, o Prof. Ms. Alexandre Andreoli.

A professora Izabel Miranda atua na Educação Infantil em Novo Hamburgo. Para ela, as inovações tecnológicas não somente fazem parte do cotidiano dos alunos, mas também têm transformado as salas de aula e a forma de ensinar. “Acho muito interessante participar de eventos como esse e conhecer o que tem de novo em várias áreas para atualizar o meu conhecimento. A tecnologia atrai o interesse dos alunos para a pesquisa. Não tem idade para se aproximar e gostar de ciência”, completou.