Menu

O projeto intitulado “desenvolvimento de uma ferramenta online para avaliação e orientação sobre o risco de quedas”, desenvolvido pela Profª Dra. Lidiane Filippin, pela sua orientanda de mestrado Michele Silveira, ambas do Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano, em parceria com o coordenador dos cursos de graduação em Ciências da Computação, Sistemas para Internet e Redes de Computadores, Prof. Me. Rafael Kunst e coordenador dos cursos de Design de Produto e Design Gráfico Prof. Me. Fabrício Kipper, está na lista dos projetos aprovados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) no edital Programa Primeiros Projetos - ARD/PPP 2014. De acordo com os pesquisadores, o projeto advém da necessidade de desenvolver uma ferramenta online, com interface intuitiva, de fácil utilização, que disponibilize informações que permitam o entendimento sobre o risco de quedas para a população em geral, porém, com enfoque especial em idosos. Também pretende apresentar orientações sobre fatores intrínsecos e extrínsecos, que levam ao envelhecimento fragilizado. 

O projeto vai ao encontro da necessidade de fortalecer a prevenção em saúde e criar a medicina personalizada no país. Especialistas indicam que a identificação precoce de fatores de risco para quedas e a consequente conscientização e orientação sobre os mesmos, poderia direcionar o indivíduo para tratamento individualizado e preventivo. Exemplos de intervenções nesse sentido incluem a prática de atividades físicas, com o objetivo de prevenir futuras incapacidades. A promoção em saúde poderia minimizar as perdas funcionais e psíquicas relacionadas com o avanço da idade, possibilitando não só aumentar o sucesso da terapia, mas também redução de custos com medicações e favorecimento do envelhecimento bem-sucedido. 

Diante disso, os resultados obtidos com o presente projeto, explicam os pesquisadores,  constituirão não somente em novo e relevante conhecimento acerca da prevalência do risco de quedas, com significativo impacto social, incluindo a possibilidade de novas estratégias de prevenção, mas terão impacto no estabelecimento de uma linha de pesquisa consistente em área de conhecimento claramente deficitária no Brasil.

Entre em Contato