Os cursos de Psicologia e Educação Física se reuniram na noite desta terça-feira, dia 09/05, para debaterem a preparação psicológica no esporte de alto rendimento. Para ouvir vários lados, os convidados forma atletas, técnicos e árbitros. O seminário contou com as boas-vindas da coordenadora de Psicologia, Profª Ma Simone Van der Halen e com a apresentação do Prof. Dr. José Rogério Vidal que falou da importância do entrosamento entre os cursos para que um entenda o papel do outro nesse trabalho que pode ser conjunto profissionalmente.

Ricardo Gomes, técnico de handbol falou da sua experiência e através de fatos atuais do esporte, falou do foco na preparação de atletas e da falta de preparação de técnicos que pode levar a prejudicar a equipe. A Profª. Leda Nascimento falou por parte do árbitro como funciona a pressão nas competições e fora delas. Leda foi árbitra de ginástica artística como cronometrista das séries de solo na Olimpíada do Rio e contou que o mais difícil é o curso e a preparação para chegar lá. “Foi o maior estresse que eu já tive na minha vida”.

Já os atletas, Ialisson Amorim, do Vôlei Canoas e aluno de Educação Física da Universidade La Salle, e o Clóvis Braga do Judô puderam trocar as suas experiências sobre a pressão psicológica que a torcida, tanto a favor quanto contra, pode fazer ao atleta.