Menu

Mais de 45 pessoas estiveram no Unilasalle Canoas durante esta sexta-feira, dia 17/06, participando da 2ª reunião do PAIUNG - Programa de Avaliação Institucional do COMUNG- Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas de 2016. Na pauta, a palestra da Profª Drª Amândia Maria da Borba, consultora do INEP e membro da CTAA, que também foi Vice-Reitora da UNIVALI. Amândia falou para representantes das instituições comunitárias gaúchas sobre o egresso e a empregabilidade, trazendo dados de um estudo realizado com egressos que participaram do ENADE 2009 e 2012.

A abertura do evento foi realizada pelo Coordenador do PAIUNG, Prof. Charles Ricardo Alves, da UNISC, que resgatou um pouco o papel do PAIUNG, um programa que reúne membros do processo de avaliação instituição de instituições há mais de 20 anos.  “O principal ganho é buscar soluções de problemas que todos temos nas instituições parceiras, sem sentimento de concorrência ou de defesa ao reconhecer nossas limitações”, comentou.

A pesquisa compartilhada por Amândia trouxe dados de emprego, renda, ocupação profissional, contrato de trabalho, investimento na carreira e percepção da formação recebida. “Os dados retratam que ainda precisamos avançar muito no ensino superior brasileiro. Estamos formando profissionais com 1/3 das habilidades e competências que deveríamos formar”, declarou Amândia, que entre os resultados, trouxe as regiões federativas mais promissoras para a empregabilidade de cada um dos dez cursos analisados, assim como um desejo dos respondentes de um maior rigor nos processos de ensino e aprendizagem realizados pelo curso e rigor, dos órgãos competentes, em fechar cursos de má qualidade.

Confira as fotos

Entre em Contato