Menu

A Semana Científica do Unilasalle Canoas 2016 chega ao fim com muito aprendizado. Nesta quarta-feira, dia 19/10, além das comunicações orais, as palestras versaram sobre a área da saúde, debatendo sua ética e suas possibilidades de carreira. Os alunos participaram de uma palestra sobre Ética e Saúde ministrado pelo Mestre Lucas Garcia, membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, na qual foram discutidas questões fundamentais sobre o princípio do equidade social. O Diretor de relacionamento da Fisio Work, Prof. Gerson Chequi falou sobre a diferença entre emprego e carreira e sobre a diferença entre carreira pessoal e profissional. Além disso, passou o recado ao público de que o desenvolvimento pessoal é importantíssimo no mercado de trabalho, independente da área escolhida. “Por isso eu estou aqui hoje, para tentar mostrar pra vocês que o que a gente vive hoje é apenas um passo para a construção da carreira de vocês”. Ao final da palestra os alunos foram agraciados com duas bolsas de estudos da Fisio Work. Já à noite o Poliesportivo La Salle foi tomado pela apresentação de pôsteres. A mudança é que neste ano os trabalhos foram avaliados por docentes especialistas de cada área através dos resumos submetidos. De acordo com a Diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Profª. Dra. Patrícia Kayser Mangan, essa modificação permitiu uma melhor interação entre os participantes. 

Além dos alunos de Graduação e Pós-Graduação, quem esteve por lá foram os alunos do ensino médio. A Mostra Jovem de Ensino Médio contou com alunos da rede pública e privada dos colégios de Canoas e região que expuseram seus trabalhos sobre os mais variados assuntos. O objetivo da realização dos trabalhos foi iniciar os alunos na pesquisa científica. As alunas Nathalia Zanatta, Eduarda Hartmann e Vitoria Oliveira, do terceiro ano do Colégio La Salle Canoas, apresentaram o trabalho "Transgêneros: um espaço para visibilidade", em que abordaram, através de pesquisa com dados estatísticos e depoimentos, e as situações vividas pelos transgêneros na sociedade. Para Nathalia, foi gratificante fazer o trabalho, pois a deu a oportunidade de ajudar as pessoas a abrirem o olhar para essa realidade. 

Os alunos que participaram do Projeto Jovens Talentos, Gabriele Azevedo (Colégio La Salle Canoas), Nicole Maia (Colégio La Salle Canoas), Ivan Guilherme Silva Melo (Colégio Estadual Miguel Lampert) e Julia Osório de Abreu (Colégio Estadual Miguel Lampert), apresentaram o trabalho "Reflexões sobre a violência contra a mulher". O objetivo do projeto foi desenvolver o pensamento crítico e investigativo nos estudantes, através de discussões de temas contemporâneos a partir dos interesses do grupo. Os estudantes produziram, editaram, fizeram a trilha sonora e um banner ilustrado com situações de violência a partir de depoimentos coletados pela Professora Aline Accorsi, que acompanhou o projeto. Gabriele, responsável pelas ilustrações do banner, disse ter gostado do tema abordado e de dar vida às cenas. Juliana Azevedo, aluna de Psicologia que também esteve presente nos encontros, contou que foi muito bacana acompanhar as discussões e o crescimento dos jovens durante o processo.

Entre as atividades do dia, também se destacaram o workshop sobre Avaliação do Movimento para o Treinamento Funcional, ministrada pelo Prof. Me. Alexandre Ortiz Ferreira, sócio da Fortius, e pelo Fisioterapeuta Prof. Thiago Alfama da Silva, egresso do Unilasalle e sócio da Five Move Treinamento Físico e Fisioterapia. A atividade aconteceu nas Clínicas Integradas e tratou sobre a avaliação do Movimento para o Treinamento Funcional. Já a palestra da noite foi sobre empreendedorismo dentro da Universidade. Mediada pelo Prof. Dr. Alexandre Andreoli, a atividade contou com a fala de Rafaela Graebin, Fábio Borges e Felipe Leite Antunes que puderam dividir suas experiências como jovens empreendedores. “Na Universidade não se fala muito sobre empreendedorismo, por isso, quando temos uma ideia é difícil sabermos como tirá-la do papel”. Andreoli também contribuiu com sua experiência e provocou: “O empreendedorismo é muito movido a desafios”. 

Na sexta-feira, dia 21/10, os acadêmicos vinculados à Iniciação Científica do Unilasalle nas modalidades Acadêmico Bolsista com fomento Externo (ABE) e Acadêmico Bolsista Interno (ABI) apresentaram seus painéis. De acordo com a Profª. Dra. Lidiane Isabel Filippin, pertencente à comissão organizadora do evento, nesse ano a Sefic contou com a participação de avaliadores internos e externos à Instituição. "A participação dos professores na avaliação das apresentação dos alunos de graduação, internos e externos à instituição, engrandecem muito a qualidade dos trabalhos e a satisfação dos alunos na participação no evento", destacou.

A XII Sefic contou com o apoio de Alfa Mídia, Grupo A Educação, Verbo Jurídico, Fisio Work, Fisio 2000 e Cescorf.

Confira imagens do evento.

Entre em Contato