Menu

Cerca de cinquenta artistas, produtores e gestores culturais da esfera pública e privada realizam um curso de 40 horas durante esta semana no Unilasalle Canoas. Entre os participantes estão pessoas da região metropolitana de Porto Alegre e, também, de São Paulo e de Natal. A Semana de Gestão e Políticas Culturais é uma realização do Itaú Cultural em parceria com o Observatório Cultural Unilasalle. O projeto existe desde 2008 e já passou por mais de vinte cidades brasileiras. De acordo com as organizadoras, Luciana Modé e Andreoa Brienne, o curso passou por uma reformulação em 2016, passando a ser mais interativo e colaborativo. “Agora temos uma mescla de conceito e prática, incluindo visitas técnicas que está sendo bem enriquecedora”. De acordo com Lucina o curso atende uma demanda de profissionalização dos profissionais que trabalham com cultura e que, não necessariamente, possuem uma formação.

Sobre o curso:

A Semana de Gestão e Políticas Culturais, criada em 2008, tem como proposta realizar uma formação introdutória de produtores e gestores culturais, para que possam lidar melhor com as especificidades da gestão cultural, compreender as diversas demandas de sua região, bem como os desafios do tempo presente.

A formação está organizada em cinco dias subsequentes, com atividades pela manhã e pela tarde, de segunda a sexta-feira. Momentos de aula expositiva são combinados com debates, visitas técnicas e estudos de caso. O primeiro módulo consiste em um diagnóstico do grupo e da realidade local; em seguida, é fornecida uma espécie de glossário conceitual do campo da cultura; no terceiro módulo são abordadas as políticas culturais no Brasil, em sua dimensão histórica e institucional; o quarto módulo é dedicado a aspectos legislativos específicos da área cultural; na sequência, são apresentadas ferramentas de planejamento e gestão; o módulo seguinte trata de novas maneiras de mobilização e captação de recursos; já no módulo final são explorados os impactos da cultura no desenvolvimento, bem como as maneiras de avaliá-lo.

Entre em Contato