Encerra hoje (27) o III Seminário Internacional Constitucionalismo no Século XXI: Direitos Humanos para um diálogo entre América Latina e África. A programação do dia contemplou grupos de trabalho, painéis com convidados e lançamentos de livros, mobilizando professores, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da área jurídica. As atividades iniciaram ontem (26) e a programação completa pode ser conferida aqui.

O painel que deu abertura às apresentações teve como tema central América Latina e Constitucionalismo. Participaram Profs Drs. Lucas Machado Fagundes (Unesc), Profa. MsC Cristiane Feldmann Dutra, Prof. Dr. Antônio Carlos Wolkmer (La Salle) e José Alberto Antunes Miranda, que é o Assessor para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais da Universidade La Salle. O professor Lucas Fagundes fez a primeira fala, introduzindo o assunto remontando a história constitucional da América Latina, organizando-a em três momentos principais: constituição burguesa elitista, a social e a constituição democrática (atual). “Essa é uma expressão ambígua e polêmica, pois abre o questionamento da sua validade, pelos desvios políticos, mudanças e alterações necessárias”, ponderou.

III Seminário Internacional Constitucionalismo no Século XXI: Direitos Humanos

O evento é resultado de uma parceria entre a Universidade La Salle, através de seus cursos de Graduação em Direito e em Relações Internacionais e de seu Programa de Mestrado em Direito e Sociedade, os Cursos de Direito e os programas de Mestrado em Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC – Criciúma/SC), da Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOCHAPECO- Chapecó/SC), e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Busca oferecer a difusão do pensamento jurídico crítico em torno do Direito e da Sociedade política latino-americana, buscando aproximações com a África, especialmente no que concerne aos direitos humanos, oportunizando o debate que envolve perspectivas teóricas e práticas entre alunos da graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores, advogados e profissionais da área jurídica em geral. Trata-se de atividade inovadora e criativa no âmbito jurídico nacional e internacional, pois congrega uma perspectiva crítica e original, abordando a partir da presença de pesquisadores nacionais e internacionais referências nos assuntos atualizados da produção.