Nestas quarta e quinta-feira, dias 13 e 14, a Univates realizou mais uma edição do seu Seminário Institucional - uma programação voltada a discutir o papel da universidade, promover a formação continuada e integrar docentes e dirigentes da Instituição. Além de professores da Univates, o evento também teve a participação de 11 reitores do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), que acompanharam uma palestra sobre as práticas administrativas e sociais da Uniminuto (Colômbia).

“Este momento foi excelente. Tivemos uma visão ampla do contexto social colombiano e vemos que o projeto da Uniminuto é focado quase absolutamente na ascensão social, o que gera mais avanços e novas alternativas econômicas por meio da inovação tecnológica. O nosso desafio está justamente em criarmos novas condições para além da ascensão econômica”, refletiu o reitor da Univali, Mário César dos Santos.

“Percebemos claramente o envolvimento social e a intenção com o desenvolvimento voltado à responsabilidade social na missão da Uniminuto. Nossa realidade social e econômica se distancia da colombiana, especialmente pelos episódios de conflito na história colombiana nos últimos dez anos e pela disparidade social muito evidente “, finalizou ele.

Para o reitor da Unilassale e presidente da Associação Nacional da Educação Católica, Ir. Paulo Fossatti, a Uniminuto tem estratégias fundamentais para o desenvolvimento da instituição. “A missão, a visão e os princípios da Uniminuto ficam muito claros por meio das ações realizadas. Além disso, eles têm um modelo de financiamento estudantil para ingresso e permanência no Ensino Superior em parceria com cooperativas”, explicou ele, considerando este o ponto-chave para uma oportunidade para as instituições brasileiras.

Fossatti elogiou ainda a relação entre universidade, governo, sociedade, cooperativas e Igreja. “Isso garante a perenidade da Uniminuto nesses diversos âmbitos”, analisou ele. “Também merece destaque a formação baseada no tripé profissional, humano e de responsabilidade social, o que ajuda nos níveis de empregabilidade e tem ótima aceitação pelo mercado enquanto profissionais diferenciados”, finalizou ele.

Representando o Comung, a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, e o reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), José Carlos Carles de Souza, ficaram impactados com a explanação do reitor da Uniminuto. “Já tive a oportunidade de conhecer a instituição colombiana e fiquei impressionada com a política de educação superior e as estratégias de desenvolvimento social. Nas instituições que fazem parte do Comung, essas práticas são realizadas por meio dos projetos de extensão”, analisou Carmen.

Para Souza, foi possível ver pela explanação o trabalho de cunho social tão para a comunidade colombiana. “O próprio nome da palestra de hoje deixa isso explícito, com a ideia de como a educação pode mudar vidas para o desenvolvimento, mas considerando a ideia de uma transformação interior”, disse ele.

Os reitores ainda participaram da palestra com Paulo Monteiro Vieira Braga Barone, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e recém-nomeado secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC).

Texto e foto: Univates