Menu

Ter um investidor que acredite numa ideia, muitas vezes é o que faz um negócio deslanchar.  E foi isso que aconteceu com o Chimafácil, equipamento que promete um “mate perfeito”, mesmo para quem não tem muita experiência em fazer chimarrão. O dispositivo foi criado e apresentado por professores da Universidade La Salle no programa transmitido pela Sony Shark Tank Brasil. O Prof. Me. Fabrício Kipper, coordenador do curso de Design, e o Prof. Me. Saulo Chielle, da Engenharia Ambiental explicaram a utilidade do produto fizeram a proposta de investimento e responderam a diversas perguntas vindas dos empresários como materiais, produção, investimento e margem de lucro. Depois disso, com a ajuda de Cristiana Arcangeli, empresária serial do segmento de moda, demonstraram a facilidade de fazer um chimarrão usando o Chimafácil. 

Dos cinco jurados, uma proposta, vinda de Caito Maia, fundador da Chilli Beans, fez os professores vibrarem. Ele topou investir R$ 70 mil reais no negócio e envolveu a empresária Cristiana Arcangeli na parceria devido a sua experiência de mercado. De acordo com o Prof. Kipper, a visibilidade do programa foi muito boa, prova disso são os pedidos que chegam de todo o Brasil. Ele também conta que terão muito trabalho pela frente e que o contato com o Caito vem para ajudar e muito na parte de distribuição do produto. “O próximo passo agora é deixar o produto ainda mais disponível ao público no mercado, não só no site. O conhecimento que ele tem de distribuição do produto vai se muito importante pra nós”. Além disso, o professor fala que novas versões do produto vêm aí, inclusive voltadas à acessibilidade. E quem perdeu o programa, poderá conferir a reprise dia 14/09, às 19h e 21h.

Chimafácil

Para muitos, o chimarrão é o símbolo mais vivo da tradição gaúcha no dia a dia. Em alguns casos, as técnicas de como preparar a bebida são passadas de geração para geração. Mas e se mesmo depois de muita prática o seu mate sempre fica entupido, desmorona ou simplesmente não dá certo? Com a ideia de atender esse público, e também as dezenas de turistas de outros estados que compram cuias e bombas e encostam o souvenir na prateleira por não conseguir fazer um bom “amargo”, que professores da Universidade La Salle, em Canoas, lançaram o Chimafácil. O instrumento é uma plaquinha feita de plástico ou metal que se adapta a diversas cuias e é garantia de um “mate perfeito”. “O Chimafácil traz um fato novo para o consumo do chimarrão: a praticidade! É possível fazer um chimarrão tradicional de forma rápida e sem erro. Outro cenário é que há pessoas que gostam de tomar chimarrão e não sabem prepará-lo, ao tornar esse processo mais fácil haverá um consumo ainda maior do chimarrão”, explica o Prof. Me. Fabrício Kipper, designer e um dos idealizadores do produto. Outro benefício é que o produto garante a montagem da bebida sem sujeira: “Não precisar segurar a erva com a mão, além da possibilidade de recuperar um chimarrão perdido pelo desmoronamento do morrinho”, explica o outro idealizador do Chimafácil, o Prof. Me. Saulo Chielle que é engenheiro ambiental. Foram dois anos entre a ideia inicial e o protótipo final, que foi lançado esse ano.  

A pequena empresa está sendo incubada na La Salle Tech, incubadora de negócios da La Salle, o que segundo Fabrício vai auxiliar a projeção do produto: “É muito importante em função das redes que se criam nesse ambiente universitário e também podemos promover uma troca entre a indústria e a academia”, contextualizou. Encomendas que já estão sendo feitas por diversos estados do Brasil: “Já temos pedidos de distribuidores, brindeiros, empresas, representação no varejo e e-commerce. Nossa emoção é de ver o produto já adquirido para o PR, MT, empresas de venda de produtos gaúchos nos EUA e Europa, e ver que a cada dia novos estabelecimentos estão adquirindo”, conta Saulo. 

Mais informações sobre o produto AQUI

Entre em Contato