Menu

Inovando na tradição! É isso que estão fazendo os professores da Universidade La Salle, Prof. Me. Fabrício Kipper, coordenador do curso de Design, e Prof. Me. Saulo Chielle, da Engenharia Ambiental. Eles criaram o Chimafácil, equipamento que promete um “mate perfeito”, mesmo para quem não tem muita experiência em fazer chimarrão. A ideia foi apresentada aos investidores no Shark Tank Brasil, versão nacional de um dos realities de maior sucesso no mundo, produzido pela Floresta Produções e exibido pelo Canal Sony. O programa recebe empreendedores criativos que são avaliados por cinco empresários: Caito Maia, fundador da Chilli Beans; Cristiana Arcangeli, empresária serial do segmento de moda, beleza e bem-estar; João Appolinário, fundador da Polishop; Robinson Shiba criador e Presidente da rede China In Box; e Camila Farani, um dos maiores nomes em investimento-anjo do Brasil; que podem ou não apostar nas ideias. Na próxima quinta-feira, a partir das 20h, será possível conferir a avaliação que os Sharks fizeram do Chimafácil. O episódio é reprisado no mesmo dia, 07/09, às 22h, e também na semana seguinte, dia 14/09, às 19h e 21h.

 

Chimafácil

Para muitos, o chimarrão é o símbolo mais vivo da tradição gaúcha no dia a dia. Em alguns casos, as técnicas de como preparar a bebida são passadas de geração para geração. Mas e se mesmo depois de muita prática o seu mate sempre fica entupido, desmorona ou simplesmente não dá certo? Com a ideia de atender esse público, e também as dezenas de turistas de outros estados que compram cuias e bombas e encostam o souvenir na prateleira por não conseguir fazer um bom “amargo”, que professores da Universidade La Salle, em Canoas, lançaram o Chimafácil. O instrumento é uma plaquinha feita de plástico ou metal que se adapta a diversas cuias e é garantia de um “mate perfeito”. “O Chimafácil traz um fato novo para o consumo do chimarrão: a praticidade! É possível fazer um chimarrão tradicional de forma rápida e sem erro. Outro cenário é que há pessoas que gostam de tomar chimarrão e não sabem prepará-lo, ao tornar esse processo mais fácil haverá um consumo ainda maior do chimarrão”, explica o Prof. Me. Fabrício Kipper, designer e um dos idealizadores do produto. Outro benefício é que o produto garante a montagem da bebida sem sujeira: “Não precisar segurar a erva com a mão, além da possibilidade de recuperar um chimarrão perdido pelo desmoronamento do morrinho”, explica o outro idealizador do Chimafácil, o Prof. Me. Saulo Chielle que é engenheiro ambiental. Foram dois anos entre a ideia inicial e o protótipo final, que foi lançado esse ano.  

A pequena empresa está sendo incubada na La Salle Tech, incubadora de negócios da La Salle, o que segundo Fabrício vai auxiliar a projeção do produto: “É muito importante em função das redes que se criam nesse ambiente universitário e também podemos promover uma troca entre a indústria e a academia”, contextualizou. Encomendas que já estão sendo feitas por diversos estados do Brasil: “Já temos pedidos de distribuidores, brindeiros, empresas, representação no varejo e e-commerce. Nossa emoção é de ver o produto já adquirido para o PR, MT, empresas de venda de produtos gaúchos nos EUA e Europa, e ver que a cada dia novos estabelecimentos estão adquirindo”, conta Saulo. 

Mais informações sobre o produto AQUI

Canal Sony e Shark Tank Brasil

O Canal Sony pertence à Sony Pictures Entertainment e oferece aos telespectadores programação variada e de qualidade, desde filmes renomados até séries de comédia, drama, ação, assim como reality shows musicais e de lifestyle. A premiada franquia Shark Tank Brasil é baseada no reality Dragons' Den, criado pela Nippon TV no Japão e distribuída ao redor do mundo pela Sony Pictures Television. “Dragons‘ Den” foi adaptado com êxito e já cativou audiências em mais de 30 territórios em todo o mundo. No Brasil, a primeira temporada de Shark Tank Brasil contou com 16 episódios, recebeu 64 empreendedores – desses, 22 convenceram pelo menos um dos Sharks, somando um total de mais de seis milhões de reais investidos, e foi exibida entre outubro de 2016 e janeiro de 2017.

Perfis oficiais do Canal Sony:

Twitter: Twitter.com/canalsony

Facebook: facebook.com/CanalSonyBR

Instagram: @canalsonybr

Site: br.canalsony.com

Spotify: Canal Sony BR

Snapchat: canalsonybr 

 

Entre em Contato