Menu

Promovido pelo Mestrado de Avaliação de Impactos Ambientais do Unilasalle, o 1º Simpósio de Construção Inteligente apresentará aos acadêmicos da instituição e profissionais da área, as potencialidades e novidades sustentáveis da construção civil, baseado em modernas ferramentas aplicadas. O evento abre a programação alusiva à Semana do Meio Ambiente e aos 10 anos do curso de Engenharia Ambiental.  O evento é realizado pelo Unilasalle e conta com o apoio da Green Bulding Counil, Votorantim Cimentos, Associação Brasileira de Cimento Portland e Centro de Tecnologia e Edificações além de Stakeholders científicos.

São seis palestrantes que se dividirão nos dias 1° e 2 de junho. O evento acontece a partir das 19h, no Auditório Ir. Arsênio Both. Confira a programação completa do Simpósio.

Saiba quem são os palestrantes:

Adv. Felipe Faria: Diretor do Green Building Council Brasil. Advogado com especialização em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Responsável pela operação nacional do GBC Brasil que compreende as áreas de Educação, Informação, Relação Governamental e promoção da certificação internacional LEED. Integra o Conselho Consultivo do ICLEI Brasil – principal associação global de governos locais para a promoção de políticas públicas de desenvolvimento sustentável. Foi escolhido como Patrono da 11º Turma de Gestão Ambiental da ESALQ – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Universidade de São Paulo). Preside o Conselho Regional dos Green Building Councils da América, uma coalização de 23 países que trabalham para maximizar a colaboração em prol do desenvolvimento da indústria da construção sustentável. 

Eng. Fernando Papisch Druck: Formado em engenharia civil pela UFRGS, pós-graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atua desde 2002 como representante regional da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) no Rio Grande do Sul. 

Eng. Mestre Fernando Mathieu Lamego: Coordenador da Área de Desenvolvimento Técnico de Mercado da Votorantim Cimentos, Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Paraná e Mestre em Engenharia da Inovação – IAE – França.

Arq. Fabio Pozzer Rosa: Arquiteto e Urbanista, formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Mestre em Edifícios Inteligentes e Construção Sustentável pela Asociación Nacional para La Vivienda Del Futuro (ANAVIF) em Valencia-ES. Mestre em Habitação - Tecnologia na Construção de Edifícios, ênfase em Controle de Erosão e Sedimentação em Sistemas de Drenagem Provisória de Obras, pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT. Consultor especialista em obras sustentáveis do CTE – Centro de Tecnologia de Edificações, com experiência de atuação em mais de 150 canteiros de obras em processo de certificação pelos sistemas LEED (USGBC) e AQUA (Fundação Vanzolini e HQE).

Eng. Guilherme Sperling Trapp: Possui graduação em Eng. em Energia e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2011) e mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2015). Atualmente é Diretor na empresa Energy3 Engenharia e Consultoria e Docente em nível superior do Centro Universitário La Salle - Canoas. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica em geração de energia, transmissão e distribuição de energia, pesquisa e ensino, projetos elétricos e eficiência energética. Possui experiência Internacional no desenvolvimento de projetos de empreendimentos de geração de energia por fontes eólica e solar fotovoltaica. Também tem experiência em modelagem de sistemas produtivos, pensamento sistêmico, simulação computacional, estatística, logística e gestão da produção aplicada em grandes empresas.

Eng. José Eduardo Corrêa Mallmann: Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1980) e mestrado em Mecânica dos Solos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996). Pesquisador da Fundação de Ciência e Tecnologia, trabalhou como coordenador do Laboratórios de solos no Departamento de Geotécnica, entre 1994 a 2006, e atualmente exerce a função de pesquisador no Departamento de Geotécnica, onde desenvolve, junto com o grupo de pesquisadores, tecnologias para aplicação na construção civil (habitação, pavimentação, etc) , utilizando como matéria prima principal resíduos sólidos inorgânicos gerados de processos industriais, coordenador do projeto para pavimento denominado Concreto Compactado com Rolo (CCR), usando como matérias primas cinzas volante e de fundo originadas da queima do carvão mineral em termelétricas e está concluindo seu doutorado na área de Geotécnica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

 

Entre em Contato