Menu

Falar sobre as potencialidades e novidades sustentáveis da construção civil, baseado em modernas ferramentas aplicadas. Este foi o objetivo do 1º Simpósio de Construção Inteligente, evento que acontece nesta quarta e quinta-feira, no Unilasalle e teve a promoção do Mestrado de Avaliação de Impactos Ambientais. O evento abriu a programação alusiva à Semana do Meio Ambiente e aos 10 anos do curso de Engenharia Ambiental e teve o apoio da Green Bulding Counil, Votorantim Cimentos, Associação Brasileira de Cimento Portland e Centro de Tecnologia e Edificações além de Stakeholders científicos.

Na noite de abertura, o advogado e Diretor do Green Building Council Brasil, Felipe Faria, falou sobre a preocupação atual com itens que interfiram na qualidade do ar, na luz interna de construções e que afetam a produtividade no trabalho de quem desfruta desses ambientes. Além disso, ele falou sobre as certificações verdes que vêm ganhando destaque por resultarem em descontos no IPTU. “Investir nos projetos significa economizar na execução da obra”. Além dele, o coordenador da área de Desenvolvimento Técnico de Mercado da Votorantim Cimentos, o Engenheiro Civil Fernando Mathieu Lamego, apresentou a empresa, suas unidades e linhas de produtos e focou sua fala em um deles: o Decoratta, uma massa para acabamento, opção mais econômica e eficaz à massa corrida. E para fechar a noite, o representante regional da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) no Rio Grande do Sul, o Engenheiro Civil Fernando Druck falou sobre moldagem in loco de paredes com instalação já embutidas. O engenheiro relatou sobre a necessidade do planejamento neste tipo de sistema que é produtivo para se trabalhar em escala. 

No segundo dia, os convidados foram o Diretor na empresa Energy3 Engenharia e Consultoria e professor do Unilasalle, o Engenheiro de Energia e Desenvolvimento Sustentável Guilherme Trapp, e o Engenheiro civil, José Eduardo Mallmann. 

O 1º Simpósio de Construção Inteligente fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente e aos 10 anos do curso de Engenharia Ambiental. Confira a programação completa que se estende até o dia 09/06.

Entre em Contato