Menu

Aconteceu no dia 27/04 a segunda edição do Seminário: Avaliações e intervenções interdisciplinares nos contextos da Saúde e da Doença – encontro organizado pelo mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano que acontece toda última quarta feira do mês trazendo algum assunto para debate.

O tema do encontro foi “Validade preditiva do teste TUG na determinação de fragilidade” e contou com a Profa. Dra. Lidiane Filippin, como palestrante.

Lidiane mostrou como o teste “Time Up and Go” (TUG) pode ajudar na verificação da síndrome de fragilidade. O teste é aplicado em pessoas com mais de 60 anos e se baseia em: uma caminhada de três metros, ida e volta, e ver quanto tempo a pessoa leva para executar o exercício. Além de ajudar a constatar a síndrome, o teste serve, também, para o profissional ver se o paciente possui risco de queda, ver a capacidade funcional e ver como estão os membro inferiores, já que o exercício exige força dos mesmo para execução.

“A fragilidade é um preditor de desfechos ruins. O TUG pode ser utilizado como teste de rastreamento para síndrome de fragilidade. É uma facilidade na atenção básica em saúde e serve para prevenção e tratamento precoce”, completou a professora. 

Entre em Contato