Menu

A segunda edição do Congresso Mundial de Sociologia do Direito teve início na noite desta quinta-feira, dia 02/06, no Unilasalle Canoas. O evento que tem como tema os movimentos contra-hegemônicos e direitos humanos em uma sociedade global, reúne pesquisadores do Brasil e do mundo e teve em sua abertura a fala do coordenador do PPG em Direito do Unilasalle e coordenador geral do evento, o Prof. Dr. Germano Schwartz, do Vice-Reitor e Pró-Reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Prof. Dr. Cledes Casagrande, e da Diretora de Extensão, Pós-graduação e Pesquisa, Profª. Dra. Patrícia Kayser.

A palestra de abertura foi do Prof. João Pedroso, do Centro de Estudos Sociais de Coimbra, Portugal, que falou sobre o Direito e o futuro a partir das configurações neoliberais, tecnocráticas e democráticas. Pedroso provocou a reflexão sobre a possibilidade de o Direito poder ser, hoje, emancipatório e diante de exemplos de tipos de Direito e modelos de relação do Direito com o Estado e o ensino jurídico no século XXI, propôs cinco cenários para o futuro do Direito. A fala de Pedroso citou exemplos que deixaram claro o local de sua fala, tanto territorial quanto institucional e referencial.

O evento teve continuidade com a fala do professor do Unilasalle e da UFSC, Antônio Carlos Wolkmer, que falou sobre a Sociologia do Direito desde o Sul Global. Em seu texto, Wolkmer falou mais amplamente das ciências sociais e a relacionou com a área do Direito, afirmando que “a compreensão do mundo é muito mais do que a visão acidental do mundo” e sugeriu o avanço no Direito de forma emancipadora através de diferentes eixos epistemológicos a fim de reflexão.

O Sociolog of Law continua nesta sexta-feira com palestras e apresentação de mais 130 trabalhos. O encerramento do evento acontece no sábado, dia 04/06. Confira a programação no site oficial do evento.

Confira as fotos do primeiro dia.

Entre em Contato