A terceira edição do Sociology Of Law começou nesta quinta-feira, dia 01/06, e logo de início já garantiu palestrante e tema internacional. A conferência de abertura do evento ficou por conta da Prof.ª Dra. Maria João Guia, do Instituto Jurídico da Universidade de Coimbra, que falou sobre imigração com a palestra intitulada "gente em movimento: palavras cruzadas nas diagonais da imigração e crime". De acordo com a professora as políticas de crimigração são reforçadas como dispositivo de exclusão, “As políticas de imigração já existem há 300 anos, mas só há 10 anos que estão sendo teorizadas”, ressaltou a Dra. Guia.

Antes da fala da professora, o evento teve uma cerimônia de abertura que contou com a fala do Reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Paulo Fossati, fsc, da Diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade La Salle, Profª Dra. Patrícia Kayser Vargas Mangan, da Coordenadora do Mestrado em Direito da Universidade La Salle, Profª Dra. Renata Almeida da Costa, da Profª Dra Wanda Maria de Lemos Capeller, que presidiu a mesa, e do Coordenador Geral do Sociology of Law, Prof. Dr. Germano Schwartz. “Temos aqui um grande dever com os direitos das minorias, as cooperativas, as associações, como uma Instituição Comunitária”, comentou o Reitor a respeito do que o evento se compromete.

Internacionalização em alta:

Professores e pesquisadores de Portugal, França, Bélgica, Itália, Chile entre outros países estarão reunidos no evento de Sociologia do Direito que acontece na Universidade La Salle até sábado. Em debate estão as “Perspectivas das relações entre Direito e Sociedade em um sistema Social Global”. O ponto alto do congresso esse ano é a participação do sociólogo português Boaventura de Souza Santos. A palestra principal, de Boaventura, acontecerá no dia 02/06, às 17h, quando também será concedido o título de Doutor Honoris Causa.

Ao longo da sexta-feira, nos Grupos de Trabalho e Painéis temáticos estarão presentes participantes do Uruguai, Bélgica, França, Portugal, Chile e de diversas universidades de todo Brasil.

Acesse o site e confira a programação completa.

Obras da área também puderam ser adquiridas e autografadas:

O evento ainda contou com uma sessão de autógrafos. Com os seguintes autores Ricardo Cappi, com o livro A Maioridade Penal, Nos Debates Parlamentares, Motivos do Controle e Figuras do Perigo; Leonel Ohweiler, Os (Des)Caminhos Hermenêuticos do Direito Administrativo; Germano Schwartz e Renata Almeida da Costa, com Sociology of Law on the move; e Marcos Catalan, O Direito do consumidor em movimento.