Menu

A Tocha Olímpica é um importante símbolo dos Jogos. Ela é usada para passar a chama de um condutor para o outro durante o revezamento até o acendimento da pira na cerimônia de abertura, no Rio de Janeiro em agosto. Até lá, serão 95 dias, 12 mil pessoas e mais de 300 cidades que participarão do revezamento. Integrando este percurso, está a cidade de Canoas, que receberá a celebração na sexta-feira, dia 08/07. 

A concentração inicial dos atletas, equipe de trabalho e público em geral será no Ponto de Coleta, em frente ao prédio da Antiga Estação Férrea, na Avenida Victor Barreto, 2.301, Centro. O Comboio Oficial passará pela cidade no percurso do revezamento. A partir das 6h45min diversas atividades ocorrem nesse local de partida e ao longo do percurso do revezamento, que inicia às 7h19min. 

A Equipe Rio 2016 e seus patrocinadores realizaram um concurso para escolha de seis atletas, os quatro restantes foram indicados pelo Município de Canoas: Alexandre Meinecke Monteiro (Ponta - Canoas Vôlei, representa o esporte de Rendimento); Jennifer Nunes (Judoca - Atleta Cidadão do Futuro, representa o esporte de Formação); Laura Roos da Silva (Jogos Adaptados – PLFS - Programa de Esporte, Lazer e Saúde, representa o esporte de Participação); e José Carlos Chagas Alves (Corredor – Guarda Municipal de Canoas, representa o Paradesporto). Próximo ao horário da largada, pousará na Avenida Victor Barreto o paraquedista Wanderley Chimendes trazendo a bandeira de Canoas, dando início ao Revezamento da Tocha Olímpica, que será finalizado na Praça do Avião, por volta das 7h50min.

O percurso e como fica o trânsito

O percurso será de 2 km pelo Centro de Canoas, onde a cada 200 metros haverá substituição de um atleta condutor por outro, totalizando 10 condutores. O trajeto será o seguinte: Av. Victor Barreto - Rua Siqueira Campos, Rua Caramuru - Rua Regente Feijó - Rua XV de Janeiro - Rua Fioravante Milanez Avenida Victor Barreto - Rua Frei Orlando e Rua XV de Janeiro. (Confira no mapa)

Desta forma, a região será bloqueada para o trânsito e estacionamento da meia noite até às 10h da sexta-feira, dia 08/07. O único acesso de carro ao Unilasalle, dentro deste horário, será pela BR 116. O ingresso de pedestres ocorrerá normalmente em todos os acessos.

Já as linhas de ônibus da Victor Barreto serão desviadas para a Guilherme Shell. As linhas de ônibus que passam pela avenida Getúlio Vargas serão mantidas, porém o embarque e desembarque serão desviados da Praça do Avião para a parada da passarela. 

Crédito da foto: Prefeitura de Canoas

Entre em Contato