Menu

O Unilasalle Canoas figura entre as duas universidades do Brasil e as trinta do mundo selecionadas pelo Papa Francisco para o Seminário de reflexão e debate que acontecerá no Vaticano entre os dias 27 e 29 de maio e que levará a temática “Entre a universidade e a escola: um muro ou uma ponte?”. A Instituição será representada pelo seu Reitor, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc, e pelo seu Vice-Reitor e Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Prof. Dr. Cledes Casagrande. O critério para a escolha das trinta instituições de ensino foi o reconhecimento por seu comprometimento com projetos sociais e a comprovação de uma caminhada no avanço da responsabilidade social e no avanço das políticas de inclusão. Do Brasil, também participará a Universidade Católica de Pernambuco. “Isso foi uma distinção muito grande e que nos honra muito como Lassalistas por ser uma das universidades convidadas por se comprometer com a comunidade. Estamos sendo reconhecidos mundialmente por nossa responsabilidade social e certamente iremos voltar de lá muito fortalecidos”, destacou Fossatti. 

Além de participante, o Reitor do Unilasalle será painelista no seminário de abertura do evento, prevista para a manhã de sexta-feira, dia 27/05. Ele dividirá a fala sobre o papel das instituições como veículos para a solidariedade e participação com o Vice-reitor da Universidade de Minessota, Prof. Dr. Andrew Furco, e com o professor da Pontifícia Universidade Gregoriana, Shahrzad Houshmnd Zadeh. Na programação, está marcado para domingo, dia 29/05, um momento de participação do Papa Francisco e após, os participantes irão assinar um protocolo de intenções para intensificar as pesquisas que visam o desenvolvimento humano e integral das comunidades. “Essa é a grande ideia: que as universidades construam pontes com as escolas e sociedade, construam obras sociais para o desenvolvimento integral das pessoas e comunidade”, ressaltou Fossatti.

De acordo com o Reitor, é visível o trabalho do Unilasalle como uma instituição comprometida com as causas sociais e com o desenvolvimento da comunidade. Isso pode ser comprovado com inúmeros projetos reconhecidos pela própria sociedade, como o projeto de prevenção do HIV/SIDA na África do Sul, a inclusão de pessoas com deficiência dentro da Instituição, o atendimento às crianças com deficiências na hidroterapia, o projeto de formação de professores da educação básica, o projeto com as cooperativas de catadores da região, além de diversas pesquisas na área do desenvolvimento humano e social que seguem sendo desenvolvidas. 

Evento servirá para troca de experiências e possíveis alianças para pesquisas

Além de socializar o que vem sendo desenvolvido pelo Unilasalle Canoas, o evento proporcionará a aproximação das intuições para possíveis alianças, compartilhamento de projetos e construção de grupos internacionais de pesquisas com temáticas relevantes para o desenvolvimento humano.

Serão diversos trabalhos em grupo, mistos e por continentes e que irão fortalecer todas as instituições. “E certamente irá nos fortalecer porque são instituições escolhidas a dedo pelo Papa e sua equipe”. Além disso, o Reitor do Unilasalle reconhece o belo trabalho desenvolvido ao longo dos 40 anos do Unilasalle: “Nós temos uma trajetória muito bonita de trabalho social que extrapola a escola formal. Temos muito a contar sobre a ponte que construímos entre universidade e escolas, universidade e comunidade local e regional”.

 

Entre em Contato