O vinho é um produto complexo: cores, aromas, corpo, taninos, combinações diversas de tipos de uvas e as possíveis harmonizações. Porém, a complexidade vai além do que é servido na taça. Do dia 18/07 até hoje, 27/07, a Universidade La Salle abriu espaço para o “Blend do Vinho: um diálogo entre Direito, Política e negócios”, tema da Winter School, ou escola de inverno, desse ano.

Aliar o vinho, as férias curriculares e todo o conhecimento compartilhado, foi uma tarefa cumprida pela Área de Direito e Política, Área de Gestão e Negócios e Assessoria de Assuntos Internacionais e Interinstitucionais, com o apoio de Vinícola Salton, Vinícola Don Giovanni e Associação Brasileira de Direito do Vinho (ABDVIN).

Além dos alunos, que enfrentaram o frio intenso do período para participar das aulas, a professora convidada marcou presença com as lições e toda a vivência da sua trajetória que, embora jovem, soma experiências acadêmicas e no mercado do vinho pelo mundo. O que dizer sobre o inverno para quem está acostumada com as baixas temperaturas da Europa?

Vinho, Direito e Política para o Brasil e além-mar

Quem ministrou o curso foi Andréa Postiga, atual Export Manager da Herdade da Malhadinha Nova (Portugal). A professora possui Mestrado em Direito do Vinho pela Université de Reims Champagne-Ardenne (França) e em Direito Internacional pela UFRGS.

Durante a Winter School abordou temas como O “vinho como produto: pontos de intersecção com o direito e as relações internacionais”, “Direito do vinho: regulação e instituições” e “A geografia do vinho: introdução à degustação”. A degustação, aliás, fechou o curso reforçando lições e promovendo um momento de integração entre os participantes.

“Em 2012, já havia gente no Brasil pesquisando e produzindo sobre Direito do vinho, mas nada era muito estruturado. Não haviam cursos que não fossem de enologia ou outra formação específica. Eu tive que pesquisar muito sobre onde e como eu poderia me especializar nessa área”, pontuou Andréa.

De acordo com ela, de lá para cá, os trabalhos acadêmicos até se expandiram, mas as políticas sobre a produção e produto, bem como a formação de profissionais capazes de atuarem no ramo ainda são superficiais.

“Por isso a importância de abordarmos o assunto, de forma abrangente e inédita, nessa edição da Winter School.  A temática compreende questões fundamentais para este que se configura como um mercado próspero, crescente e que carece de profissionais qualificados”, concluiu o Prof. Dr. Daniel Achutti, coordenador da Área de Direito e Política.

Confira os melhores momentos no álbum do flckr!