Carlos Roberto Oliveira dos Santos, maratonista em cadeira de rodas e recordista mundial aferido pelo Guinnes Book com a maior distância percorrida em cadeira de rodas em esteira, esteve em reunião no Unilasalle Canoas com o Coordenador da Área de Inovação e Tecnologia, Prof. MSc. Eng. Alexandre Andreoli, o Coordenador da Área de Saúde e Qualidade de Vida Prof. Me. Henrique Guths, o Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica Prof. Dr. Charles Rech e o técnico do laboratório de Engenharia Mecânica Basílio de Oliveira nesta quinta-feira, dia 28/04. Também participou da reunião o Engenheiro Mecânico Dr. Miguel Flach, representante do produto Militec-1, que reduz o atrito de equipamentos, e será um dos parceiros dos projetos.

O encontro foi o embrião para uma parceria que busca unir esforços na construção de protótipos de cadeiras de rodas para corridas envolvendo pesquisadores da Engenharia Mecânica e profissionais da área da Saúde, que podem realizar análises biomecânicas aperfeiçoando o trabalho. Além de buscar tecnologias que melhorem a performance do maratonista, a parceria visa também, no futuro, o desenvolvimento de uma equipe de atletas paraolímpicos, incentivando o esporte e envolvendo acadêmicos em temáticas de inclusão e competição esportiva.

“Todas as grandes inovações na área do esporte paraolímpico no mundo surgiram em universidades. A exemplo da Universidade de Illinois que é fortíssima nessa área, o Unilasalle pode mudar a história sendo pioneiro no Brasil desenvolvendo protótipos que inovem nessa área e aumentem o acesso a materiais como esse, que hoje custam mais de 20 mil dólares”, explicou Carlão, que tem em seu currículo vitórias em  37 maratonas e 162 provas curtas.