Núcleo de Práticas Jurídicas

O que é NPJ?

O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) é o setor do UNILASALLE onde os acadêmicos do Curso de Direito, realizam os Estágios curriculares, através do atendimento jurídico à população carente da Comarca de Canoas e Nova Santa Rita, com supervisão de professores habilitados pelas disciplinas.

Objetivo

O NPJ tem por finalidade promover  um relevante serviço social , através de consultorias jurídicas prestadas por acadêmicos e professores do Curso de Direito do Unilasalle, contribuindo efetivamente para o acesso e universalização da justiça às pessoas mais necessitadas, na solução dos conflitos

Nesse laboratório jurídico, os estagiários têm a oportunidade de construir o conhecimento da prática forense, preparando-se para os desafios  das diversas carreiras jurídicas , ao mesmo tempo que assume  um exercício de cidadania.

O atendimento jurídico realizado no NPJ envolve orientação jurídica, propositura de ações judiciais, acompanhamento de processos em tramitação, atendimento de clientes, participação em audiências judiciais, serviços cartorários, entre outros.

Coordenação do curso de Direito: Daniel Achutti
E-mail: daniel.achutti@unilasalle.edu.br

    Etapas de Atendimento

    1. O primeiro atendimento ao assistido acontece mediante seu comparecimento ao NPJ, onde será realizada uma triagem que ocorre somente nas segundas-feiras às 8:00h ( manhã) através da distribuição de 10 (dez) fichas entregues por ordem de chegada. Os atendimentos da triagem ocorrem durante semestre conforme atividades acadêmicas, sujeitos a alteração.

    Documentos necessários: Original de: RG, CPF, Comprovante de Residência ou declaração reconhecida em Cartório, Comprovante de Renda (carteira de trabalho e  contra-cheques dos 3 últimos meses, Certidões de (casamento, nascimento, união estável), documento de imóvel e ou veículo.


    2. Preenchendo os requisitos necessários para beneficiar-se dos serviços do NPJ serão agendadas datas de retorno onde, os clientes deverão comparecer munidos de toda a documentação exigida na triagem. Na falta de algum documento, o cliente deverá retornar em outra data com a documentação completa. Não recebemos documentação parcial. Na entrega da documentação exigida o cliente deverá assinar a procuração.

    OBS.: O não comparecimento com os documentos solicitados em 30 (trinta) dias será entendido como desistência do ingresso da ação judicial, sendo necessário  a realização de nova triagem.
     

    Informações e andamento de processos não serão fornecidas por telefone por se tratarem de segredo de justiça, sendo prestadas somente de forma presencial as partes(cliente) munidos de documentação de identificação nas terças-feiras a tarde das 14:00 às 16:00 horas, sujeitos a alteração.

    Para atendimento na Triagem é indispensável a apresentação de documentos originais da parte interessada como RG, CPF, Comprovante de Residência, Comprovante de Renda, etc...

Coordenação e Atendimento

Coordenador do curso de Direito: Daniel Achutti
E-mail: daniel.achutti@unilasalle.edu.br
Localização: Prédio 14
Telefone: (51) 3476.8788
E-mail do núcleo: npj@unilasalle.edu.br