A Universidade La Salle tem como princípio a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão. Deste modo, a pesquisa se faz presente em diversas instâncias e práticas institucionais. Em particular, a Unilasalle promove a Pesquisa através de projetos desenvolvidos por seu corpo docente, financiados pela Instituição e por entidades de fomento à pesquisa, públicas e privadas. O Programa Unilasalle de Pesquisa (PROUP) e o Programa de Iniciação Científica (PROIC) são as duas principais fontes de fomento interno para pesquisa científica. 

As diversas atividades de pesquisa têm por finalidade divulgar e gerar novos conhecimentos nas diversas áreas, estimular a cultura investigativa institucional e contribuir para a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação.

Áreas de Atuação Institucional

A Unilasalle, tendo presente sua origem e trajetória, iniciou suas atividades de pesquisa na área da Educação, dentro do escopo das Ciências Humanas. Com o crescimento institucional, além de manter esta área de atuação, vem realizando pesquisas em diversas outras áreas do conhecimento, tais como Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias. 

A Instituição oferece cursos de graduação nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharia e Computação e Linguística, Letras e Artes, sendo que em todas essas áreas os graduandos têm oportunidade de confrontar-se com o saber científico e de participar de atividades de iniciação científica.

No âmbito da Pós-graduação stricto sensu a Unilasalle assume como prioridade as áreas da Educação, das Engenharias II e a Interdisciplinar, nos quais se enquadram os cursos em funcionamento:  Programa de Pós-graduação em Avaliação de Impactos Ambientais, Programa de Pós-graduação em Direito, Programa de Pós-graduação em Educação, Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais e Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento Humano. 

Todas essas atividades se organizam em linhas e grupos de pesquisa, observatórios e utilizando-se de infraestruturas, seguindo políticas e normativas, todos os quais são descritos aqui neste espaço.

 

Linhas de Pesquisas

Grupos de Pesquisa
 
Iniciação Científica

Mais informações

Secretaria de Pesquisa
Secretárias:
Graciele de Lima Mesquita
Kamila Cristina Miranda Cruz
Jéssica Minuscoli Correa
Silvia Adriana Soares
Suzana da Costa Leal
 
Assistente de Secretaria:
Matheus Fonseca Barbosa

 

E-mail: pesquisa@unilasalle.edu.br

Telefone:
(51) 3476.8708

Horário de Atendimento:
Segunda à Sexta-feira: das 9h às 12h e das 13h às 20h