PIBID Unilasalle

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa da CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvida por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Centro Universitário La Salle busca, através de parcerias com escolas de Educação Básica da Rede Pública, promover o aprendizado e a iniciação da prática docente. Este projeto oportuniza à IES a constituição de espaços de integração entre a formação inicial e continuada de professores, através do intercâmbio entre saberes e atividades práticas. O desenvolvimento profissional dos futuros docentes se faz necessário através do domínio/produção/desenvolvimento de

determinadas competências e saberes. O conhecimento profundo das áreas do saber e as práticas pedagógicas auxiliam na construção de competências/habilidades necessárias à docência.

Entendemos que os conhecimentos pedagógicos produzidos nas instituições de formação profissional necessitam da prática docente a fim de se constituírem em um saber ancorado na tarefa complexa de ensinar. Assim, é fundamental investir nas vivências dos futuros professores, no trabalho coletivo e de responsabilidade colaborativa como instância de desenvolvimento profissional. Estes espaços privilegiados oportunizam ao futuro professor desenvolver competências e habilidades cognitivas como também fortalecem suas crenças, valores e princípios da profissão docente.

O Unilasalle integra-se à CAPES, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, que aproxima os cursos de licenciatura da realidade escolar, estimulando a integração entre os diferentes espaços de educação e promovendo a melhoria dos índices de desenvolvimento da Educação Básica.

Objetivos

Oportunizar a integração dos acadêmicos do Unilasalle no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

Incentivar os jovens, efetivamente matriculados nas licenciaturas do Unilasalle a iniciarem suas atividades de docência valorizando a sua responsabilidade social.

Promover a melhoria do desempenho das escolas de educação básica nas avaliações nacionais.

Elevar a qualidade dos cursos de formação de educadores através da articulação teoria-prática.

Promover a inserção dos alunos das licenciaturas nas escolas de educação básica.

Oportunizar momentos de identificação dos acadêmicos com a profissão docente através de experiências inovadoras e de vivências pedagógicas.

Atender as necessidades de melhoria da qualidade da educação, na região de abrangência do Unilasalle.

Gerar conhecimentos construídos a partir das vivências pedagógicas.

Concretizar as metas do Plano de Desenvolvimento Institucional, relativas à responsabilidade social, através de ações compartilhadas entre o Unilasalle e o Sistema Público de ensino.

Saiba mais sobre o PIBID