- Ingresso
- Informações do PPG
- Informações do Curso de Mestrado
- Informações do Curso de Doutorado
- Projetos de Pesquisa
- Grupos de Pesquisa
- Link para Eventos e Chamadas para Publicações
- Link para e-books
- Contatos
O Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Unilasalle iniciou sua trajetória em 2007, com a aprovação do Mestrado. Em 2014, com a aprovação Doutorado, consolida-se, a partir de suas três linhas de pesquisa, enquanto espaço de desenvolvimento de estudos e pesquisas na Área da Educação para aprimorar a formação e a qualificação profissional de mestres e doutores na produção e na divulgação do conhecimento científico, com postura ética e atitude cidadã. Assume o compromisso com a Educação Inclusiva e Equitativa, a igualdade de gênero, a Educação em Direitos Humanos, a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, a Educação para a Cidadania Global, a Cultura de Paz e não violência, a educação e a aprendizagem ao longo da vida e a valorização da diversidade cultural.
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA INGRESSO EM 2025/2
A formação continuada é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento profissional na Rede La Salle. Com esse propósito, a Sociedade Porvir Científico, em parceria com a Universidade La Salle, lança dois editais que disponibilizam bolsas de estudo para colaboradores interessados em ingressar em programas de Mestrado ou Doutorado nas áreas de Educação, Saúde e Desenvolvimento Humano.
Podem se candidatar colaboradores da Rede La Salle Brasil, entre eles: Gestores Docentes Técnico-administrativos Irmãos Lassalistas
Acesse os editais completos e saiba mais sobre essa oportunidade de crescimento acadêmico e profissional.
PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BENEFÍCIOS CAPES/PROSUC - 2025/1
A Universidade La Salle torna públicos dois editais do processo seletivo para concessão de benefícios CAPES/PROSUC: Edital nº 043/2025 – Modalidade Discente PPG, destinado a estudantes de pós-graduação que atendam aos critérios estabelecidos. O edital contempla, ainda, uma bolsa afirmativa específica para o Mestrado em Memória Social e Bens Culturais. Edital nº 044/2025 – Modalidade IES Participante, direcionado a discentes que apresentem projetos de pesquisa alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e/ou a temas institucionais com relevância social e caráter inovador.
RESULTADO FINAL - EDITAL Nº 043/2025
RESULTADO FINAL - EDITAL Nº 044/2025
RESULTADO PRELIMINAR - EDITAL N° 043/2025
RESULTADO PRELIMINAR - EDITAL N° 044/2025
DISCENTE PPG - EDITAL Nº 043/2025
IES PARTICIPANTE - EDITAL Nº 044/2025
Consulte os regramentos internos para as Bolsas CAPES/PROSUC:
Instrução Normativa no 001, de 16 de abril de 2025
Estabelece os critérios para permissão de acúmulo de bolsas com atividade remunerada
Instrução Normativa no 002, de 16 de abril de 2025
Estabelece diretrizes para a concessão e acompanhamento das bolsas CAPES/PROSUC
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PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BENEFÍCIOS CAPES/PROSUC PARA ALUNOS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM DIREITO, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS, DA UNIVERSIDADE LA SALLE – 2025/1
O Reitor da Universidade La Salle, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, torna público o presente Edital do Processo Seletivo para concessão de Bolsas CAPES/PROSUC nas seguintes modalidades: “Discente PPG” e “Discente de IES Participante”.
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O Reitor da Universidade La Salle, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, torna público o presente Edital do Processo Seletivo para concessão de 3 Bolsas Taxas CAPES/PROSUC nas seguintes modalidades: “Discente PPG” e “Discente de IES Participante”, ambas na Modalidade II – taxa escolar. As bolsas destinam-se a alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu matriculados nos cursos de Doutorado em Educação e Doutorado em Memória Social e Bens Culturais.
Inscrições abertas até 08/11/2024!
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O Reitor da Universidade La Salle, no uso das suas atribuições legais e regimentais, torna público o presente Edital para o Processo Seletivo para abertura de Cadastro Reserva à concessão de Bolsas e Benefícios CAPES/PROSUC, para alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu matriculados nos cursos de mestrado e doutorado em Direito, mestrado e doutorado em Educação e doutorado em Memória Social e Bens Culturais.
Inscrições abertas até 07/08/2024!
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Documentos importantes aos candidatos à bolsa Prosuc
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O Reitor da Universidade La Salle, no uso das suas atribuições legais e regimentais, torna público o presente Edital para o Processo Seletivo para concessão de cotas de Benefícios CAPES/PROSUC - "Discente de IES Participante", na modalidade II - taxa escolar, para alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu, ingressantes em 2024/01, matriculados nos cursos de Mestrado e Doutorado em Direito, Educação e Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle relacionados neste Edital.
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O Reitor da Universidade La Salle, no uso das suas atribuições legais e regimentais, torna público o presente Edital para o Processo Seletivo para concessão de Bolsas e Benefícios CAPES/PROSUC, para alunos de Pós-graduação Stricto Sensu ingressantes em 2024/01, matriculados nos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação e em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle relacionados neste Edital.
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O Pró-reitor de Administração da Universidade La Salle faz saber aos inscritos no processo seletivo 2023/02, regulamentado pelo Edital nº 53/2023 e aos alunos regularmente matriculados nos Programas de Pós-graduação em Direito, em Educação e em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle, que estão abertas inscrições de 14 de julho à 31 de julho de 2023 para o processo seletivo para concessão das cotas conforme descrito no seguinte edital:
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O Reitor da Universidade La Salle, no uso das suas atribuições legais e regimentais, torna público este Processo Seletivo para concessão de Bolsas e Benefícios CAPES/PROSUC, para alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu matriculados no curso de Mestrado em Educação da Universidade La Salle.
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O Reitor da Universidade La Salle faz saber aos alunos, regularmente matriculados nos cursos de Mestrado e Doutorado em Direito, Mestrado e Doutorado em Educação e Doutorado em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle, que estão abertas de 24 de fevereiro a 01 de março de 2023 as inscrições para o processo seletivo para concessão das cotas conforme Edital e cadastro reserva para concessão de cotas de taxa escolar e bolsas escolares CAPES/PROSUC, mediante concessão à Unilasalle e disponibilidade orçamentária da CAPES.
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O Reitor da Universidade La Salle faz saber aos alunos, regularmente matriculados nos cursos de Mestrado e Doutorado em Direito, Mestrado e Doutorado em Educação e Doutorado em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle, que estão abertas de 24 de fevereiro a 17 de março de 2023 as inscrições para o processo seletivo de cadastro reserva para concessão de cotas de taxa escolar e bolsas escolares CAPES/PROSUC, mediante concessão à Unilasalle e disponibilidade orçamentária da CAPES.
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O Reitor da Universidade La Salle faz saber aos alunos, regularmente matriculados nos cursos de Mestrado em Direito, Mestrado e Doutorado em Educação e Doutorado em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle, que estão abertas de 19 a 21 de dezembro de 2022 as inscrições para o processo seletivo de 12 (doze) cotas de taxa escolar CAPES/PROSUC e 04 (quatro) bolsas escolares CAPES/PROSUC.
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O Reitor da Universidade La Salle, faz saber aos mestrandos regularmente matriculados nos Cursos de Mestrado em Direito e Educação da Universidade La Salle, que estão abertas, de 02 de setembro de 2022 a 09 de setembro de 2022, as inscrições para o processo seletivo de 05 (cinco) auxílios para pagamento de taxas escolares PROSUC/CAPES - Bolsa modalidade II: mensalidade de auxílio para custeio de taxas escolares – Cota adicional Pró-reitora:
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O Reitor da Universidade La Salle, no uso das suas atribuições legais e regimentais, torna público este Processo Seletivo para concessão de Bolsas e Benefícios CAPES/PROSUC para alunos de Pós- graduação Stricto Sensu do ano de 2022, destinado aos alunos devidamente matriculados no curso de Doutorado em Educação da Universidade La Salle.
Educação Doutorado Modalidade I (Bolsa + taxa) 01
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O Reitor da Universidade La Salle, faz saber aos mestrandos regularmente matriculados nos Cursos de Mestrado em Direito e Educação da Universidade La Salle, e aos doutorandos regularmente matriculados nos Cursos de Doutorado em Direito, Educação e Memória Social e Bens Culturais que estão abertas, de 30 de junho de 2022 a 11 de julho de 2022, as inscrições para o processo seletivo de 10 (dez) auxílios para pagamento de taxas escolares PROSUC/CAPES - Bolsa modalidade II: mensalidade de auxílio para custeio de taxas escolares – Cota adicional Pró-Reitoria.
Mestrado - Modalidade II (Taxa)
Doutorado - Modalidade II (Taxa)
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Reitor da Universidade La Salle, faz saber aos alunos regularmente matriculados nos cursos de Mestrado em Direito e Doutorado em Educação da Universidade La Salle, que estão abertas, de 24 de junho a 04 de julho de 2022, as inscrições para o processo seletivo de 01 (uma) quotas de taxa escolar CAPES/PROSUC 2022 e 01 bolsa + taxa (uma) CAPES/PROSUC 2022.
Educação Doutorado Modalidade I (Bolsa + taxa) 01
O Reitor da Universidade La Salle, faz saber aos alunos regularmente matriculados nos cursos de Doutorado em Direito e Doutorado em Educação da Universidade La Salle, que estão abertas, de 10 a 15 de março de 2022, as inscrições para o processo seletivo da CAPES/PROSUC 2022.
Educação Doutorado Modalidade I (Bolsa + taxa) 01
Educação Doutorado Modalidade II (Taxa) 02
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O Reitor da Universidade La Salle, faz saber aos alunos regularmente matriculados nos cursos de Mestrado em Direito e Doutorado e Mestrado em Educação da Universidade La Salle, que estão abertas, de 13 de dezembro de 2021 à 17 de dezembro de 2021, as inscrições para o processo seletivo de 06 (seis) cota de taxa escolar e 02 (duas) cota de bolsa integral CAPES/PROSUC 2022.
Educação Doutorado Modalidade II (Taxa) 02
Educação Doutorado Modalidade I (Bolsa + taxa) 02
Educação Mestrado Modalidade II (Taxa) 04
O Reitor da Universidade La Salle, faz saber aos alunos regularmente matriculados nos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade La Salle, que estão abertas, de 08 a 11 de março de 2021, as inscrições para o processo seletivo de 01 (uma) cota de bolsa e 02 (duas) cotas de taxa escolar CAPES/PROSUC 2021.
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O Reitor da Universidade La Salle, faz saber aos alunos regularmente matriculados nos cursos de Mestrado em Educação, Mestrado em Direito, Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais e Doutorado em Educação da Universidade La Salle, que estão abertas, de 08 a 17 de dezembro de 2020, as inscrições para o processo seletivo de 02 (duas) cotas de bolsa integral e 09 (nove) cotas de taxa escolar CAPES/PROSUC 2021, conforme vagas e normas do Edital 080/2020:
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O Reitor da Universidade La Salle, faz saber aos alunos regularmente matriculados nos cursos de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade La Salle, que estão abertas, de 09 a 11 de março de 2020, as inscrições para o processo seletivo, visando à concessão de cotas de taxa escolar e cota de bolsa integral, CAPES/PROSUC 2020, destinado a candidatos que estão matriculados nos cursos de Doutorado Educação, Doutorado em Direito e Doutorado Interdisciplinar em Memória Social e Bens Culturais, da Universidade La Salle.
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Processos Seletivos para Alunos Bolsistas/Beneficiários CAPES-PROSUC do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unilasalle:
ABERTURA
O Reitor da Universidade La Salle, no uso das suas atribuições legais e regimentais, torna público este Processo Seletivo para concessão de Benefícios CAPES/PROSUC, para alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu, do ano de 2020, destinado a candidatos que estão matriculados nos cursos de Mestrado em Educação, Direito, Avaliação de Impactos Ambientais e Doutorado Interdisciplinar em Memória Social e Bens Culturais, da Universidade La Salle.
ABERTURA
A Pró-reitora de Graduação da Universidade La Salle, faz saber aos alunos regularmente matriculados no Curso de Mestrado e de Doutorado em Educação da Universidade La Salle, que estão abertas, de 03 a 08 de janeiro de 2018, inscrições para o processo seletivo de 2 (dois) Benefício/Curso (taxas escolares) para o Mestrado e 2 (dois) Benefício/Curso (taxas escolares) para o doutorado CAPES/PROSUC:
ABERTURA
O Reitor da Universidade La Salle, faz saber aos alunos regularmente matriculados no curso de Mestrado em Educação, da Universidade La Salle, que estão abertas, de 06 a 09 de março de 2018, as inscrições para o processo seletivo de 01 (uma) bolsa integral CAPES/PROSUC 2018.
ABERTURA
O Reitor da Universidade La Salle, faz saber aos alunos regularmente matriculados no curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, que estão abertas, de 03 a 06 de setembro de 2018, as inscrições para o processo seletivo de 01 (uma) bolsa integral e 01 (uma) taxa escolar CAPES/PROSUC 2018.
ABERTURA
O Reitor da Universidade La Salle, faz saber aos alunos regularmente matriculados nos cursos de Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais, Mestrado em Direito e Mestrado em Educação da Universidade La Salle, que estão abertas, de 03 a 08 de janeiro de 2019, as inscrições para o processo seletivo de 03 (três) cotas de bolsa integral e 03 (três) cotas de taxa escolar CAPES/PROSUC 2019.
ABERTURA
O Reitor da Universidade La Salle, faz saber aos alunos regularmente matriculados nos cursos de Mestrado e Doutorado da Universidade La Salle, que estão abertas, de 11 a 19 de março de 2019, as inscrições para o processo seletivo de 04 (quatro) cotas de bolsa integral e 05 (cinco) cotas de taxa escolar CAPES/PROSUC 2019.
ABERTURA
O Vice-reitor da Universidade La Salle, faz saber aos alunos regularmente matriculados nos cursos de Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais, Mestrado em Direito e Mestrado em Educação da Universidade La Salle, que estão abertas, de 22 de julho a 02 de agosto de 2019, as inscrições para o processo seletivo, visando à concessão de 03 (três) cotas de taxa escolar CAPES/PROSUC 2019.
ABERTURA
O Reitor da Universidade La Salle, faz saber aos mestrandos regularmente matriculados nos Cursos de Mestrado em Avaliação em Impactos Ambientais, Mestrado em Direito e Mestrado em Educação da Universidade La Salle, e aos doutorandos regularmente matriculados nos Cursos de Doutorado em Educação e Doutorado Interdisciplinar em Memória Social e Bens Culturais que estão abertas, de 07 a 12 de agosto de 2019, as inscrições para o processo seletivo de 4 (quatro) auxílios para pagamento de taxas escolares CAPES/PROSUC – Cota adicional Pró-Reitoria.
Documentos Importantes:
O Reitor da Universidade La Salle faz saber aos interessados que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para o Programa de Pós-graduação em Educação até 19/11/2024.
O Reitor da Universidade La Salle faz saber aos interessados que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para o Programa de Pós-graduação em Educação até 24/06/2024.
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PROCESSO SELETIVO GERAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - 2024/1
O Reitor da Universidade La Salle - Unilasalle, na forma do que dispõe o Artigo 44, Inciso III, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. º 9.394, de 20/12/96, Resolução CES/CNE nº 7, de 11/12/2017, alterada pela Resolução Nº 4, de 16/11/22, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação, torna público o presente Edital para o Processo Seletivo para ingresso nos Programas de Pós-graduação em Direito, Educação, Memória Social e Bens Culturais e Saúde e Desenvolvimento Humano.
Suplentes
Resultado final
Agenda de entrevistas
Homologação das inscrições
Edital Nº 094/2023
Inscreva-se aqui
Entrega da documentação
Edital N° 096/2023 - Bolsas Institucionais
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Processo Seletivo para ingresso como ALUNO ESPECIAL no Programa de Pós-Graduação em Educação - 2023/2: Período de Inscrição: de 10 de julho a 01 de agosto de 2023
PROCESSO SELETIVO PARA DOUTORADO EM EDUCAÇÃO 2023/1 - CANOAS - INGRESSO REGULAR
Doutorado em Educação 2023/1 e concessão de bolsa do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior (PROSUC) nos termos do Edital. Neste ingresso são oferecidas 06 (seis) vagas para o Doutorado em Educação.
Período de Inscrição: 05 de abril de 2023 a 12 de abril de 2023
Processo Seletivo para ingresso como ALUNO ESPECIAL nos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu - 2023/1: Período de Inscrição: de 01 de março de 2023 a 08 de março de 2023
PROCESSO SELETIVO PARA O MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO 2023/1 - SAPUCAIA
O Reitor da Universidade La Salle faz saber aos interessados que estão abertas, de 23 de janeiro de 2023 a 13 de fevereiro de 2023, as inscrições para o Processo Seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Educação para o Curso de Mestrado em Educação. Esse Edital é para o Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Educação para o Curso de Mestrado em Educação 2023/1, destinado aos professores concursados, que exercem docência e/ou atuem na gestão e suporte pedagógico à docência na Rede Municipal de Ensino da Cidade de Sapucaia do Sul/RS, nos termos deste Edital.
PROCESSO SELETIVO PARA O MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO 2023/1 - PREFEITURA DE CANOAS/RS
Período de Inscrição: de 12 de setembro de 2022 a 02 de novembro de 2022
Para ingresso no primeiro semestre de 2023, será oferecida 10 (dez) vagas para o Mestrado e 06 (seis) vagas para o Doutorado.
PROCESSO SELETIVO PARA O MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO 2023/1 - CANOAS - INGRESSO REGULAR
Período de Inscrição: de 12 de setembro de 2022 a 02 de novembro de 2022.
Para ingresso no primeiro semestre de 2023, são oferecidas 10 (dez) vagas para o Mestrado e 06 (seis) vagas para o Doutorado.
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Processo Seletivo para ingresso como ALUNO ESPECIAL no Programa de Pós-Graduação em Educação - 2022/2:
Período de Inscrição: de 27 de julho a 03 de agosto de 2022
PROCESSO SELETIVO PARA O MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO 2022/1 - PREFEITURA DE CANOAS/RS
Período de Inscrição: de 14 de fevereiro a 24 de fevereiro de 2022
Para ingresso no primeiro semestre de 2022, será oferecida 10 (dez) vagas para o Mestrado e 06 (seis) vagas para o Doutorado.
Processo Seletivo para ingresso como ALUNO ESPECIAL no Programa de Pós-Graduação em Educação do UNILASALLE:
Período de Inscrição: de 12 de janeiro a 18 de fevereiro de 2022
PROCESSO SELETIVO PARA O MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO 2022/1 - ALUNO ESTRANGEIRO
Período de Inscrição: de 04 de novembro de 2021 a 17 de novembro de 2021.
Para ingresso no primeiro semestre de 2022, são oferecidas 03 (três) vagas para o Mestrado e 02 (duas) vagas para o Doutorado.
PROCESSO SELETIVO PARA O MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO 2022/1 - SAPUCAIA DO SUL - INGRESSO REGULAR
Período de Inscrição: de 16 de setembro de 2021 a 10 de novembro de 2021
Para ingresso no primeiro semestre de 2022, será oferecida 01 (uma) vagas para o Mestrado
PROCESSO SELETIVO PARA O MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO 2022/1 - CANOAS - INGRESSO REGULAR
Período de Inscrição: de 14 de setembro de 2021 a 10 de novembro de 2021.
Para ingresso no primeiro semestre de 2022, são oferecidas 10 (dez) vagas para o Mestrado e 06 (seis) vagas para o Doutorado.
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Processo Seletivo para ingresso como ALUNO ESPECIAL no Programa de Pós-Graduação em Educação do UNILASALLE:
O Reitor da Universidade La Salle - Unilasalle, no uso das suas atribuições legais e regimentais, faz saber aos interessados que se encontram abertas as inscrições, no período de 1º a 30 de julho de 2021, para alunos cursarem disciplinas no Programa de Pós-graduação em Educação, na modalidade de aluno especial.
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Processo Seletivo para ingresso como ALUNO ESPECIAL no Programa de Pós-Graduação em Educação do UNILASALLE:
ABERTURA
O Reitor da Universidade La Salle – Unilasalle, no uso das suas atribuições legais e regimentais, faz saber aos interessados que, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, faz saber aos interessados que se encontram abertas as inscrições, no período de 15 de janeiro a 19 de fevereiro de 2021, para alunos cursarem disciplinas no referido Programa, na modalidade de aluno especial.
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PROCESSO SELETIVO PARA O MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO 2021/1 - CANOAS - INGRESSO REGULAR
Período de Inscrição: de 09 de outubro de 2020 a 11 de novembro de 2020.
Para ingresso no primeiro semestre de 2021, são oferecidas 15 (quinze) vagas para o Mestrado e 10 (dez) vagas para o Doutorado.
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PROCESSO SELETIVO PARA O MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO 2021/1 - SAPUCAIA DO SUL - INGRESSO REGULAR
Processo Seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Educação, para os professores concursados e estáveis do Município de Sapucaia do Sul, que preencham os requisitos deste Edital.
Período de Inscrição: de 09 de outubro de 2020 a 11 de novembro de 2020.
Para ingresso no primeiro semestre de 2021, são oferecidas 06 (seis) vagas para o Mestrado e 03 (três) vagas para o Doutorado.
Resolução Programa de Ações Afirmativas de Acesso e Permanência na Pós-graduação Stricto Sensu
PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS AFIRMATIVAS PARA ALUNO REGULAR
O Reitor da Universidade La Salle no uso das suas atribuições legais e regimentais, e em consonância com o disposto na Resolução Reitoria nº 029/2024, torna público este Processo Seletivo para Concessão de Bolsas Afirmativas, regulamentado por meio deste Edital, destinadas aos alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu.
O Reitor da Universidade La Salle - Unilasalle, na forma do que dispõe o artigo 44, inciso III, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20/12/96, a Resolução CES/CNE nº 7, de 11/12/2017, alterada pela Resolução nº 4, de 16/11/22, que estabelece normas para o funcionamento de Cursos de Pós-graduação, torna público este Edital para o Processo Seletivo para ingresso no Programa de Pós-graduação em Educação, por integrantes das Equipes Diretivas e outros educadores docentes e administrativos que atuam nas Comunidades Educativas da Rede La Salle, incluindo também todos os Irmãos Lassalistas.
Ingresso como ALUNO ESPECIAL 2025/1
NORMAS PARA INGRESSO
INSCRIÇÕES
Bolsa individual para estrangeiros no Brasil
Objetivo
O Programa Move La América tem como objetivo complementar os esforços de internacionalização das Instituições de Ensino Superior brasileiras por meio da atração de discentes vinculados a instituições de ensino e pesquisa estrangeiras da América Latina e Caribe, permitindo-se o fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação (PPG) e a criação de um ambiente institucional internacional. O Programa concederá bolsas para estudantes de Mestrado ou Doutorado vinculados a instituições de ensino e pesquisa estrangeiras da América Latina e Caribe, nas modalidades mestrado e doutorado sanduíche no Brasil com vistas a realizarem estágio, pesquisas, atividades de extensão e, eventualmente, cursarem disciplinas em Programas de Pós-Graduação (PPG) de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, Institutos Federais ou Institutos de Pesquisa, sempre em áreas relacionadas à sua área de atuação.
Modalidades de bolsas
Doutorado Sanduíche no Brasil
Mestrado Sanduíche no Brasil
Benefícios
Mensalidade
Auxílio deslocamento
Auxílio instalação
Auxílio seguro-saúde
Orientações Unilasalle
Mais informações, acesse a página do Programa Move La América: CAPES
PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MESTRADO INTERINSTITUCIONAL EM EDUCAÇÃO 2023/1 - MINTER UNILASALLE - FACULDADE LA SALLE MANAUS
O Reitor da Unilasalle faz saber aos interessados que estão abertas, de 15 de dezembro de 2022 a 01 de fevereiro de 2023, as inscrições para o Processo Seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Educação, que se organiza através das Linhas de Pesquisa: “Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas”; “Gestão, Educação e Políticas Públicas”; “Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação”.
Processo Seletivo para ingresso como ALUNO ESPECIAL no Programa de Pós-Graduação em Educação do UNILASALLE:
ABERTURA
O Vice-reitor da Universidade La Salle - Unilasalle - faz saber aos interessados que se encontram abertas as inscrições, no período de 16 a 30 de julho de 2020, para alunos cursarem disciplinas no Programa de Pós-graduação em Educação, na modalidade de aluno especial.
Processo Seletivo para ingresso como ALUNO ESPECIAL no Programa de Pós-Graduação em Educação do UNILASALLE:
ABERTURA
O Reitor da Universidade La Salle – Unilasalle, no uso das suas atribuições legais e regimentais, faz saber aos interessados que, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, faz saber aos interessados que se encontram abertas as inscrições, no período de 12 a 19 de fevereiro de 2020, para alunos cursarem disciplinas no referido Programa, na modalidade de aluno especial.
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Processo Seletivo para ingresso como ALUNO REGULAR no PPG em Educação do UNILASALLE:
ABERTURA
O Reitor da Universidade La Salle - Unilasalle - faz saber aos interessados que estão abertas, de 07 de janeiro de 2020 a 10 de fevereiro de 2020, as inscrições para o Processo Seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Educação, para os professores concursados e estáveis do Município de Sapucaia do Sul, que preencham os requisitos deste Edital.
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Processo Seletivo para Concessão de Bolsas FAPERGS para o curso de Doutorado em Educação da UNILASALLE:
ABERTURA
O Reitor da Universidade La Salle, faz saber aos alunos regularmente matriculados nos cursos de Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, que estão abertas, de 12 de janeiro a 02 de março de 2018, as inscrições para o processo seletivo de bolsas FAPERGS.
Documentos Importantes:
PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE)
O Reitor da Universidade La Salle, no uso das suas atribuições legais e regimentais, torna público o presente Edital de abertura do processo seletivo de candidatos a bolsas pelo Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE, regulado pelo Edital n. o 26/2024 da CAPES com as datas de inscrições internas de 23 de outubro a 10 de dezembro de 2024.
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PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSA PARA PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PSDE) DA CAPES
O Reitor da Universidade La Salle, no uso das suas atribuições legais e regimentais, torna público o presente edital de abertura do processo seletivo de candidatos a bolsas pelo Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE, regulado pelo Edital n° 06/2024 da CAPES com as datas de inscrições internas de 12 a 22 de abril de 2024.
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PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSA PARA PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PSDE) DA CAPES
O Reitor da Universidade La Salle, no uso das suas atribuições legais e regimentais, torna público o presente Edital de abertura do processo seletivo de candidatos a bolsas pelo Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE, regulado pelo Edital n. º 30/2023 da CAPES com as datas de inscrições de 14 a 27 de novembro de 2023.
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PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSA PARA O PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE) DA CAPES
O Reitor da Universidade La Salle - Unilasalle - faz saber aos interessados que estão abertas, de 10 de fevereiro a 01 de março de 2023, as inscrições para o Processo Seletivo para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, para os cursos de Doutorado em Educação, em Memória Social e Bens Culturais e em Direito.
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PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSA PARA O PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE) DA CAPES
O Reitor da Universidade La Salle - Unilasalle - faz saber aos interessados que estão abertas, de 07 a 25 de março de 2022, as inscrições para o Processo Seletivo para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, para os cursos de Doutorado em Educação, em Memória Social e Bens Culturais e em Direito.
PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSA PARA O PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PSDE) DA CAPES
ABERTURA
O Reitor da Universidade La Salle - Unilasalle - faz saber aos interessados que estão abertas, de 30 de dezembro de 2020 a 12 de fevereiro de 2021, as inscrições para o Processo Seletivo para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, para os cursos de Doutorado em Educação, em Memória Social e Bens Culturais e em Direito.
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Processo Seletivo para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior PDSE-CAPES no Doutorado em Educação da UNILASALLE:
ABERTURA
O Reitor da Universidade La Salle, faz saber aos alunos regularmente matriculados no curso de Doutorado em Educação e no curso de Doutorado Interdisciplinar em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle, que estão abertas, de 09 a 10 de janeiro de 2018, as inscrições para o processo seletivo de 2 (duas) cotas PDSE-CAPES, sendo uma para cada curso de doutorado.
Documentos Importantes:
SELEÇÃO BOLSAS INSTITUCIONAIS 2024/1
ABERTURA
O Reitor da Universidade La Salle faz saber aos inscritos no processo seletivo, regulamentado por meio do Edital no 94/2023, para ingresso nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Direito, Mestrado e Doutorado em Educação, Mestrado e Doutorado em Memória Social Bens Culturais e Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano, no 1° semestre de 2024, que estão abertas as inscrições para o processo seletivo para concessão de 4
CRONOGRAMA II
RESULTADO FINAL
Vagas disponíveis
CRONOGRAMA I
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SELEÇÃO BOLSAS INSTITUCIONAIS 2022/1
ABERTURA
O Reitor da Universidade La Salle, faz saber aos alunos regularmente matriculados no Curso de Mestrado em Direito, Mestrado e Doutorado em Educação, Mestrado e Doutorado em Memória Social e Bens Culturais e Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano, que estão abertas, de 06 a 20 de dezembro de 2021, as inscrições para o processo seletivo para concessão de bolsas de 50% (cinquenta por cento), conforme abaixo segue:
Educação Mestrado Bolsa de 50% - 5
Educação Doutorado Bolsa de 50% - 3
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SELEÇÃO BOLSAS INSTITUCIONAIS 2021/1
ABERTURA
O Reitor da Universidade La Salle, faz saber aos alunos regularmente matriculados nos cursos de Mestrado em Direito, Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano, Mestrado e Doutorado em Educação e Mestrado e Doutorado em Memória Social e Bens Culturais, da Universidade La Salle, que estão abertas, de 03 a 17 de dezembro de 2020, as inscrições para o processo seletivo de 37 Benefícios Financeiros, de 50% (cinquenta por cento), conforme abaixo segue:
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ABERTURA
O Reitor da Universidade La Salle, faz saber aos alunos regularmente matriculados nos cursos de Mestrado em Direito, Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano, Mestrado e Doutorado em Educação e Mestrado e Doutorado em Memória Social e Bens Culturais, da Universidade La Salle, que estão abertas, de 13 a 18 de dezembro de 2019, as inscrições para o processo seletivo de 39 Benefícios Financeiros, de 50% (cinquenta por cento), conforme abaixo segue:
O Reitor da Universidade La Salle, faz saber aos mestrandos regularmente matriculados nos Cursos de Mestrado em Avaliação em Impactos Ambientais, Mestrado em Direito e Mestrado em Educação da Universidade La Salle, e aos doutorandos regularmente matriculados nos Cursos de Doutorado em Educação e Doutorado Interdisciplinar em Memória Social e Bens Culturais que estão abertas, de 11 a 13 de julho de 2017,
Portaria nº 181/2012 CAPES/PROSUP
Portaria conjunta CAPES/CNPq nº 1 de 2010 - Que trata do acumulo de bolsas de mestrado e doutorado com vinculo empregáticio
Nota da Capes sobre o acúmulo de bosas e o vinculo empregáticio
LISTA DOS SELECIONADOS POR ORDEM DE CLASSIFAÇÃO
Linha 1 - Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Investiga o fenômeno educativo colocando em evidência a análise dos modelos de formação docente inicial e continuada e suas traduções na prática educativa, nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento humano. Procura aprofundar as concepções teóricas que orientam as ações educativas e propõe estratégias de intervenção nos sistemas de ensino em suas diferentes modalidades (formal, não-formal, educação básica e ensino superior).
Temáticas abordadas:
- Formação de professores;
- Formação inicial;
- Formação continuada;
- Práticas educativas;
- Ensino;
- Aprendizagem;
- Inclusão.
Professores: Cledes Antonio Casagrande, Daniela Ripoll, Gilberto Ferreira da Silva, Hildegard Susana Jung, Moana Meinhardt e Rute Henrique da Silva Ferreira.
Linha 2 - Gestão, Educação e Políticas Públicas
Investiga a gestão de sistemas de ensino e/ou de instituições educativas, no contexto das políticas públicas sociais, considerando as diferentes concepções teóricas de estado e de cidadania. Focaliza os mecanismos de produção das desigualdades sociais e educacionais, confrontando-as com as políticas públicas sociais. Desenvolve pesquisas para subsidiar diagnósticos, análises, proposições, programas e projetos nas áreas das políticas públicas.
Temáticas abordadas:
- Direito à educação;
- Dispositivos legais;
- Políticas públicas educacionais;
- Gestão educacional;
- Gestão escolar;
- Formação de gestores;
- Gestão democrática;
- Inclusão.
Professores: Dirléia Fanfa Sarmento, Jardelino Menegat, Paulo Fossatti e Roberto Carlos Ramos
Linha 3 - Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Investiga as tecnologias digitais e virtuais, suas linguagens e seus impactos na educação. Analisa as implicações dessas mudanças sobre as práticas educativas, as novas formas de sociabilidade, mediadas por tais tecnologias e linguagens, além de suas implicações didático-pedagógicas. Estuda a cibercultura no contexto educacional. Pesquisa sob o ponto de vista educacional, variáveis psicológicas, filosóficas, tecnológicas, antropológicas e sociológicas da cultura contemporânea.
Temáticas abordadas:
- Cultura contemporânea e democracia;
- Linguagens;
- Tecnologias;
- Sociabilidades;
- Práticas educativas;
- Inovação e empreendedorismo;
- Inteligência Artificial;
- Inclusão.
Professores: Cleber Gibbon Ratto, Elaine Conte, Fabricio Pontin, Luciana Backes, Ingridi Vargas Bortolaso e Mozart Lemos de Siqueira.
Docentes
(M) Orientador Mestrado
(M/D) Orientador Mestrado/Doutorado
Coordenadora do Programa
Profa. Dra. Hildegard Susana Jung
E-mail: hildegard.jung@unilasalle.edu.br
Coordenadora Adjunta
Profa. Dra. Dirléia Fanfa Sarmento (M/D)
E-mail: dirleia.sarmento@unilasalle.edu.br
Professores Permanentes
Prof. Dr. Cléber Gibbon Ratto (M/D)
E-mail: cleber.ratto@unilasalle.edu.br
Prof. Dr. Cledes Antonio Casagrande (M/D)
E-mail: cledes.casagrande@unilasalle.edu.br
Profa. Dra. Daniela Ripoll
E-mail: daniela.ripoll@unilasalle.edu.br
Profa. Dra. Elaine Conte (M/D)
E-mail: elaine.conte@unilasalle.edu.br
Prof. Dr. Fabrício Pontin (M/D)
E-mail: fabricio.pontin@unilasalle.edu.br
Prof. Dr. Gilberto Ferreira da Silva (M/D)
E-mail: gilberto.silva@unilasalle.edu.br
Profa. Dra. Ingridi Vargas Bortolaso
E-mail: ingridi.bortolaso@unilasalle.edu.br
Prof. Dr. Jardelino Menegat (M//D)
E-mail: jardelino.menegat@unilasalle.edu.br
Profa. Dra. Luciana Backes (M/D)
E-mail: luciana.backes@unilasalle.edu.br
Prof. Dr. Paulo Fossatti (M/D)
E-mail: paulo.fossatti@unilasalle.edu.br
Prof. Dr. Roberto Carlos Ramos
E-mail: roberto.ramos@unilasalle.edu.br
Professores Colaboradores
Profa. Dra. Moana Meinhardt
E-mail: moana.meinhardt@unilasalle.edu.br
Profa. Dra. Rute Henrique da Silva Ferreira
E-mail: rute.ferreira@unilasalle.edu.br
A autoavaliação é entendida como condição indispensável para a qualificação dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu. As atividades de autoavaliação permitem que a comunidade acadêmica manifeste suas percepções, sugestões, críticas e contribuições com a finalidade de aprimoramento e qualificação permanente do Programa em todas as suas dimensões. Os resultados dos processos avaliativos são divulgados, analisados e discutidos, a fim de identificar potencialidades e fragilidades, que servem de subsídio para o planejamento estratégico do Programa de Pós-graduação, visando sempre a implementação de melhorias. Deste modo, a autoavaliação é compreendida como um processo contínuo, em constante construção e aperfeiçoamento ao longo do tempo, de cunho democrático, pedagógico e formativo.
Os processos avaliativos são:
- Autoavaliação Discente
- Avaliação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu
- Avaliação de componentes curriculares e professores
- Avaliação e Acompanhamento de Egressos
- Avaliação das Orientações
- Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu pelos docentes
- Análise dos resultados da avaliação quadrienal
- Análise das ouvidorias direcionadas ao PPG
Comissões atuais:
https://www.unilasalle.edu.br/uploads/files/13c103bb788ab3dd41aaba58da38a6ed.pdf
Resultados de 2023:
https://www.unilasalle.edu.br/uploads/files/7af0407ea82a74c6bd47f155ad7ba40a.pdf
Resultados de 2024: Em breve!!
Saiba mais sobre a nossa Prova de Proficiência!.
Acesse o link: https://www.unilasalle.edu.br/uploads/files/d53d09b701c5414b12517e04d0cc0120.pdf
Documentos
Regulamento Geral da Pós-graduação Stricto Sensu da Unilasalle
Regulamento do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação
Resolução do Programa de Ações Afirmativas e Permanência
Resolução do Programa Unilasalle de Fomento à Pesquisa e Inovação Científica e Tecnológica
Resolução de Diretrizes de Pesquisa da Iniciação Cientifíca na Unilasalle
Diretrizes Institucionais para Inserção de Docentes nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu
Resolução para Concessão e Manutenção de Descontos Institucionais
Resolução Estabelece a Isenção da 25ª a 30ª Parcelas para Mestrandos que Realizarem a Conclusão e Defesa da Dissertação do Curso de Mestrado em até 22 (vinte e dois) Meses
Orientação do Colegiado Sobre Apresentação de Teses e Dissertações
Regulamento Bolsa para Colaboradores da Rede La Salle
Diretrizes para Concessão e Acompanhamento de Bolsas de Mestrado e Doutorado da Universidade La Salle - CAPES/PROSUC
Critérios para Permissão de Acúmulo de Bolsas da CAPES com Atividades Remuneradas ou Outros Rendimentos
Guia do Pós-Graduando
Valores Mestrado Regular:
https://www.unilasalle.edu.br/uploads/files/dd95b92be5fc67b2caaa6628b46debc2.pdf
Valores Mestrado Aluno Especial:
https://www.unilasalle.edu.br/uploads/files/b733ac1edbb1148993a985fd738fbf86.pdf
Valores Doutorado Regular:
https://www.unilasalle.edu.br/uploads/files/952989a87a77891c5c4cc405505b2c4a.pdf
Valores Aluno Especial:
https://www.unilasalle.edu.br/uploads/files/25a8e356343c462106a2b219f70513ea.pdf
Atividades Programadas
Componente obrigatório do Mestrado e Doutorado em Educação, consiste na entrega de comprovantes direcionada à produção intelectual, visando a formação de pesquisadores de alto nível. Recomenda-se a consulta às Ementas de cada Nível para verificar as comprovações aceitas.
- O Formulário deve ser assinado pelo(a) professor(a) orientador(a)
Manual de Apresentação de Projetos de Pesquisa
Esta publicação da Universidade La Salle - Unilasalle apresenta um manual com orientações para apresentação e formatação de projetos de pesquisa, baseadas nas normas de informação e documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Formalização de Troca de Orientador
Seguindo o que estabelece o Art. 20 do Regulamento do Programa, Parágrafo Terceiro. A solicitação de mudança de orientador deve ser encaminhada pela coordenação, pelo docente ou pelo discente interessado, acompanhada de justificativa circunstanciada. Caberá ao Colegiado apreciar e deliberar sobre o assunto.
Plano de Estudos
O formulário deverá ser elaborado pelo aluno, com o auxílio do seu professor orientador e deverá ser entregue, em via original, devidamente assinada, à Coordenação do PPG. Após, a coordenação fará a entrega na secretaria.
Trancamento de Disciplina
Para formalizar o pedido de trancamento de disciplina o aluno deverá entregar uma via do formulário abaixo devidamente preenchido e assinado por todos os envolvidos. O trancamento da disciplina será efetivado apenas mediante recebimento do formulário e do pagamento da taxa administrativa.
Trancamento e Desistência de Matrícula
Seguindo o que estabelece o artigo 32 parágrafos primeiro e segundo do Regulamento Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade La Salle “é facultado ao aluno, a partir do segundo semestre letivo, solicitar trancamento de matrícula por um prazo máximo de seis meses”.
O aluno regular que deseja solicitar seu trancamento de matrícula deve providenciar a entrega de uma via da carta abaixo na Secretaria, devidamente preenchida e assinada.
Seguindo o que estabelece o inciso VI do artigo 33 do Regulamento Específico do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu “o aluno é considerado desistente quando requerer o trancamento de matrícula antes da conclusão do primeiro período letivo com perda da vaga”. O aluno que deseja solicitar a Desistência ou a Desistência Oficializada de sua vaga no cursos de mestrado/doutorado deve providenciar a entrega de uma via da carta acima, na Secretaria do Programa, devidamente preenchida e assinada.
Exame de Qualificação
" Seguindo o que estabelece os parágrafos Geral do art. 42 do Regulamento Geral da Pós-graduação Stricto Sensu "o Exame de Qualificação é obrigatório e pré-requisito para a defesa final". No curso de Mestrado, o aluno deve realizar a qualificação até o prazo máximo de 12 meses e no curso de Doutorado, até o prazo máximo de 24 meses. Para a realização da Qualificação, deve-se considerar o que segue abaixo:
A solicitação para a Banca de Qualificação deve ser enviada pelo professor orientador por meio do formulário eletrônico disponibilizado pela Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu, com até 20 dias de antecedência da data prevista para realização da banca.
Defesa de Dissertação
Seguindo o que estabelece os art. 45 a 51 do Regulamento Geral da Pós-graduação Stricto Sensu "o Trabalho Final é preparado sob aconselhamento do Orientador, atendendo ao que estabelece os critérios da Área a que pertence o programa e ou legislação vigente”. Para a realização da defesa do trabalho final deve-se considerar o que segue abaixo:
A solicitação para a Banca de Defesa deve ser enviada pelo professor orientador por meio do formulário eletrônico disponibilizado pela Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu, com até 20 dias de antecedência da data prevista para realização da banca.
Prorrogação de Prazo de Defesa
Seguindo o que estabelece os artigos 34, parágrafo único em seus incisos I e II (para o mestrado) e 35, parágrafo único em seus incisos I e II (para o doutorado) Regulamento Geral da Pós-graduação Stricto Sensu e concedida excepcionalmente, a prorrogação no prazo da Defesa de Dissertação para os alunos.
O aluno que deseja solicitar a prorrogação no prazo de defesa de dissertação/tese deverá entregar na Secretaria, uma via da solicitação acima, devidamente preenchida e assinada.
Entrega da Versão Final da Dissertação/Tese
Seguindo o que estabelece os artigos 51 a 54, para Mestrado, e do artigo 57 a 59, para Doutorado, do Regulamento Geral da Pós-graduação Stricto Sensu a obtenção do Diploma está condicionado a estes incisos citados.
O aluno deve seguir as orientações indicadas no formulário acima para a realização da entrega da versão final do seu trabalho acadêmico
Estágio Docência
Aos alunos interessados em realizarem Estágio Docência, indicamos a leitura das normativas abaixo:
Após a leitura, o acadêmico deve verificar junto ao seu orientador a turma de graduação na qual poderá realizar seu estágio de docência. O orientador deverá comunicar a coordenação do PPG que encaminhará o pedido à Secretaria. Após a validação do pedido junto à Diretoria de Graduação será emitido termo de compromisso de estágio de docência, o qual será encaminhado ao professor orientador, ao aluno e às coordenações de graduação e do PPG para assinatura eletrônica. Ao final do estágio de docência, para fins de comprovação de sua realização, o aluno deverá entregar o Plano de Atividades do Estágio, já validado pelo professor responsável pela disciplina de graduação e Relatório final do estágio de docência, conforme modelos.:
Para solicitar a dispensa do Estágio Docência os acadêmicos devem considerar o que estabelece as normativas citadas acima e entregar uma via do documento abaixo na Secretaria, devidamente preenchida e assinada:
Estudos Domiciliares
As modalidades excepcionais de cumprimento de disciplina ou atividade curricular, na forma de Regime de Exercícios Domiciliares, observam os requisitos legais pertinentes. Utilize o formulário “Solicitação de Estudos Domiciliares”, apensando os comprovantes necessários. O prazo de entrega do pedido depende da necessidade do aluno, preferivelmente, até dentro da primeira semana de aulas. Você receberá mais instruções ao entregar o pedido pessoalmente na secretaria do PPG.
Processo Eleitoral 2024
Resultado Representante Docentes
Resultado Representante Discente
O Diretor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade La Salle, nos termos da Portaria Capes Nº 149, de 01 de agosto de 2017, torna público o Processo Eleitoral para a eleição de 01 (um) representante e de 01 (um) suplente dos Docentes de cada um dos Programas de Pós- graduação Stricto Sensu, para integrar a Comissão Interna de Seleção e Avaliação de Programas de Bolsas da CAPES (CIB) da Unilasalle, conforme regras e pressupostos no Edital :
Homologação das inscrições - Docentes
Homologação das inscrições - Discentes
Eleição de 26.09.2024 a 08.10.2024 de 01 (um) representante e 01 (um) suplente do Corpo Discente e Docente dos Cursos de Pós-graduação Stricto Sensu para a CIB:
Eleições dos Representante Docente
Eleições dos Representantes Discentes
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Processo Eleitoral (CIB) 2023
Reabertura do Processo Eleitoral
O Diretor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade La Salle, nos termos da Portaria Capes Nº 149, de 01 de agosto de 2017, torna público o Processo Eleitoral para a eleição de 01 (um) representante e de 01 (um) suplente do Corpo Discente dos Cursos de Pós-graduação Stricto Sensu, para integrar a Comissão Interna de Seleção e Avaliação de Programas de Bolsas da CAPES (CIB) da Unilasalle, conforme regras e pressupostos abaixo estabelecidos.
Resultado final representantes discentes
Resultado preliminar representantes discentes
Homologação das Inscrições e Link de Votação dos representantes Discentes
Eleições Representante Discente
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Resultado final representantes docentes
Resultado final representantes discentes
Resultado preliminar representantes docentes
Resultado preliminar representantes discentes
O Diretor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade La Salle, nos termos da Portaria Capes Nº 149, de 01 de agosto de 2017, homologa e divulga a relação dos candidatos-docentes e convoca para a eleição, a ser realizada das 14 horas do dia 27 de abril, até às 23h59min, do dia 03 de maio de 2023, todos os docentes, dos Cursos de Pós-graduação Stricto Sensu, para elegerem, entre os seus pares, os representantes deles para para integrar a Comissão Interna de Seleção e Avaliação de Programas de Bolsas da CAPES (CIB) e estabelece regras para o pleito.
Homologação das Inscrições e Link de Votação dos representantes Discentes
Homologação das Inscrições e Link de Votação dos representantes Docentes
Eleição de 01 (um) representante e de 01 (um) suplente Discente e Docente dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu para integrar a Comissão Interna de Seleção e Avaliação de Programas de Bolsas da CAPES (CIB) da Universidade La Salle (Unilasalle).
Eleições dos Representantes Discentes
Eleições dos Representantes Docentes
O Programa de Pós-Doutorado da Universidade La Salle é regido pela Resolução abaixo disponibilizada:
Conforme estipulado pelo Regulamento do Programa de Pós-Doutorado desta Universidade La Salle, para candidatar-se ao estágio pós-doutoral (sem vínculo com PNPD) é necessário providenciar a entrega dos documentos citados no art. 8 da referida norma. Abaixo, disponibilizados os modelos institucionais dos documentos exigidos:
Conforme estipulado pelo Regulamento do Programa de Pós-Doutorado desta Universidade La Salle, o professor supervisor do estágio deverá:
Art. 10 - Apresentar, ao Coordenador do Programa, no prazo máximo de 15 dias, cronograma definitivo de atividades a serem desenvolvidas, seguindo o modelo abaixo disponibilizado:
Art. 12 - Presidir e lavrar ata de audiência pública, a ser realizada de acordo com a decisão de Colegiado, para apresentação dos resultados da pesquisa, seguindo modelo de documentos disponibilizados abaixo:
Para Apresentação dos Resultados da Pesquisa (conforme parágrafo segundo do art. 12 - a ser elaborada pelo professor supervisor - o número da ata deverá ser solicitada à secretaria do PPG).
A Universidade La Salle integra uma ampla rede internacional, presente em 4 continentes e 77 países, conectando estudantes, professores e pesquisadores em uma comunidade global de ensino e aprendizagem.
Com forte compromisso com a internacionalização, a Universidade promove uma série de iniciativas que enriquecem a formação acadêmica e ampliam horizontes culturais. Entre essas ações, destacam-se a participação nos programas da CAPES como o Move La America, Doutorado Sanduíche (PDSE), além da oferta de disciplinas internacionais, nos cursos de graduação e pós-graduação, ministradas em diferentes idiomas e com participação de docentes estrangeiros.
Além disso, a instituição mantém convênios e parcerias com renomadas universidades ao redor do mundo, como o programa Erasmus+, possibilitando mobilidade acadêmica, intercâmbio de conhecimento e experiências multiculturais. Essas iniciativas visam preparar os estudantes para os desafios de um mercado globalizado, incentivando a formação de profissionais com visão internacional, competência intercultural e responsabilidade social.
Ações de internacionalização:
Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)
Premiação: VII Seminário Internacional sobre a Teoria da Justiça de Amartya Sen
Participação no encontro mundial da Universidade do Sentido do projeto Scholas Occurrentes
Seleção para alunos estrangeiros (residentes fora do Brasil)
X Congresso Ibero-americano de Investigação sobre Governança Universitária e Instituições Educativas
Conversatorio Internacional en el Metaverso
Pós-doutores estrangeiros
Colaborações internacionais
IESED-CHILE: Instituto Interuniversitario de Investigación Educativa
OBJETIVOS
GERAL
Desenvolver estudos e pesquisas na Área da Educação para aprimorar a formação e qualificação profissional de Mestres e Doutores na produção e divulgação do conhecimento científico, com postura ética e atitude cidadã.
ESPECÍFICOS
a) promover a pesquisa e a docência, potencializando a formação de professores e professoras, pesquisadores e pesquisadoras nas Linhas de Pesquisa propostas pelo Programa;
b) constituir uma instância de debate coletivo sobre as teorias, os conceitos, métodos e suas vinculações com o universo das políticas, processos e práticas educativas;
c) criar condições favoráveis ao aprofundamento de estudos sistemáticos e ao incremento de pesquisas científicas avançadas sobre o processo educacional, em perspectiva dialógica e interdisciplinar, para atender aos desafios de superação dos problemas sociais, bem como promover avanços no saber e fazer educativo, propondo alternativas de ação mais flexíveis e dinâmicas.
d) estimular a produção de pesquisas dos/as docentes e pós-graduandos/as e a divulgação das mesmas; e) criar e incentivar programas e projetos de intercâmbio institucional e interinstitucional com organizações nacionais e internacionais que promovam investigações na área da Educação e afins.
O PPGEDU busca:
a) Analisar, avaliar e propor estratégias de ação nos diferentes níveis, modalidades da educação e sistemas de ensino;
b) Investigar os processos de formação de professores, desde os campos emergentes propostos pelas teorias e práticas educativas, evidenciando as estratégias de aprendizagem para o desenvolvimento humano;
c) Analisar a gestão das políticas públicas e suas implicações com as instituições educativas, movimentos e organizações sociais, considerando as diferentes concepções de democracia, de estado e de cidadania;
d) Investigar a cultura e as sociabilidades contemporâneas, com atenção às tecnologias digitais e virtuais, suas linguagens e seus impactos na educação.
Tais objetivos se realizam em dois níveis:
O Mestrado Acadêmico em Educação, com o qual se busca compreender o fenômeno educativo desde a teoria e a prática da pesquisa científica com vistas à formação e/ou qualificação profissional, a produção e a divulgação do conhecimento no campo da educação.
O Doutorado em Educação, por sua vez, com o propósito de aprofundar a produção teórica sobre o fenômeno educativo desde a prática da pesquisa científica com vistas à formação de pesquisadores no campo da Educação, especialmente comprometidos com os desafios da Educação Básica no país.
Sendo assim, o PPG tem por missão "Formar Mestres e Doutores capazes de compreender o fenômeno educativo desde a teoria e a prática da pesquisa científica com vistas à docência, à produção, à aplicação e à socialização do conhecimento na área da Educação".
Aluno regular: 28 créditos, divididos em 10 créditos obrigatórios (Metodologia de Pesquisa em Educação (3 CR), Orientação da Dissertação (4 CR), Atividades Programadas (3 CR) e 18 créditos eletivos (disciplinas, seminários e leituras dirigidas).
Proficiência em idioma estrangeiro: Orientação para o Exame de Proficiência - Este Exame é uma exigência da CAPES e está previsto pelos art. 43 e 44 do Regulamento da Pós-graduação da Universidade La Salle (Resolução CONSUN n.º 628/13). As Coordenações recomendam que os alunos ingressantes, realizem o Exame de Proficiência no mesmo ano do ingresso.
Qualificação do projeto de dissertação: O Exame de Qualificação é obrigatório e pré-requisito para a defesa final. O mesmo é realizado quando o aluno tiver cumprido todos os créditos das disciplinas obrigatórias. O Exame de Qualificação é realizado por uma Banca Examinadora composta por 3 (três) membros com titulação mínima de Doutor, incluindo o Orientador. No Mestrado, o aluno deve realizar a qualificação até o prazo máximo de 12 meses
Dissertação aprovada em defesa pública: A duração mínima para conclusão do Curso de Mestrado, incluindo a Defesa da Dissertação e/ou do Trabalho Final, é de 12 (doze) meses, e a máxima é de 24 (vinte e quatro) meses, contados a partir da data de início do primeiro período letivo em que o aluno se matriculou.
Aluno especial: Alunos Especiais são aqueles que, não sendo regulares, estão matriculados em uma ou mais disciplinas eletivas oferecidas pelo Programa, nesta condição, totalizando no máximo 12 créditos.
Alunos Regulares
Adelino Costa Neto
Adriane Goulart Brauner
Alana Mendes de Moura
Alexsandro Cristian Santos de Borba
Amanda Ottmann Boff
Ana Carolina Casulo da Silva
Ana Carolina Nogueira do Vale Ramos
Ana Paula dos Santos
André Carlos dos Santos Oliveira
Andre Gabriel Beneduzi
André Ribeiro Fernandes
Andrea Oliveira de Carvalho Xavier
Arisson Belém Soares
Átila da Silva Vale Filho
Bárbara Regina da Silva Schumacher
Bianca Carpes de Oliveira
Bianca da Silva Machado
Braulio Pedroso Fonseca
Carla Janaína Silveira Teixeira
Carolina Silva Lopes Mancilha
Caroline Janaini Silva De Avila
Celisa Oliveira Duarte Ferreira
Charlene Moreira Pedroso
Claudio André Dierings
Danielle Cardoso de Oliveira
Débora Tamilis Follmann
Eduardo Ferreira
Eliab Sousa de Vasconcelos
Elizete Helena Lima Mendes
Emanuelli Coletti Barbosa
Erenice dos Santos Butzke Furquim
Fernanda Cristina Brenner
Filipi Vieira da Silva
Francieli Ziel
Gabriela Mazoti Klein
Gêise Rúbia De Souza Ortiz
Henrique Daniel de Souza
Igor Matheus de Souza Freitas
Ingrid Nára Courtois
Jane Kelli Mazzonetto
Jenifer Do Couto Pereira
Joice Marisa Görgen Junqueira
Jovane Gomes Domingos
Jucielma Lima Dias
Julia Capalonga Franco
Juliana Chaves Dias
Juliana Marinho Peixoto
Lenon de Souza Galves
Luis Carlos Tavares Leandro
Marcelo Silveira Gomes
Maria de Nazare da Silva Moura
Mariana Silva Freitas Dias Paiva
Mariucha Oyarzabal da Silva
Marlon Lucas Altenhofen
Maviane Baense de Lima Senra
Mayara Cristina Pelin
Meriele Mendes da Silva
Milla dos Santos Pegorim Abreu
Milena Ribeiro Lopes
Natália Brun
Natália Droescher dos Santos Mota
Priscila da Silva
Priscilla Rosa Farias
Raimundo Bezerra de Almeida Neto
Rita Tatiane Silva Aguiar
Rosana Patricia Mattos Da Silva Cardoso
Rosane Martins de Almeida
Sabrina de Lourdes Faitanini Jacob
Tamires Roos dos Santos
Tatieli da Gama Prestes
Vanessa Sabrina Witter Dutra
Wanda Maria Campello dos Santos
Wanderson Frigotto Fernandes
Aluno regular: 32 créditos, divididos em 18 créditos obrigatórios, 14 créditos eletivos.
Proficiência em idioma estrangeiro: Orientação para o Exame de Proficiência - Este Exame é uma exigência da CAPES e está previsto pelos art. 43 e 44 do Regulamento da Pós-graduação da Universidade La Salle (Resolução CONSUN n.º 667/14). As Coordenações recomendam que os alunos ingressantes realizem o Exame de Proficiência até o 2º semestre.
Qualificação do projeto de tese: O Exame de Qualificação é obrigatório e pré-requisito para a defesa final. O mesmo é realizado quando o aluno tiver cumprido todos os créditos das disciplinas obrigatórias. O Exame de Qualificação é realizado por uma Banca Examinadora composta por 3 (três) membros com titulação mínima de Doutor, incluindo o Orientador. No Curso de Doutorado, o aluno deve realizar a qualificação até o prazo máximo de 24 meses.
Tese aprovada em defesa pública: A duração mínima para conclusão do Curso de Doutorado, incluindo a Defesa da Tese, é de 24 (vinte e quatro) meses, e a máxima é de 48 (quarenta e oito) meses, contados a partir da data de início do primeiro período letivo em que o aluno se matriculou.
Aluno especial: Alunos Especiais são aqueles que, não sendo regulares, estão matriculados em uma ou mais disciplinas eletivas oferecidas pelo Programa, nesta condição, totalizando no máximo 12 créditos.
Alunos Regulares
Alexandre Barreto de Oliveira
Alexsandro Rodrigo Possatto
Aline Duarte Riva
Andreia Lisandra Lussani
Anelise Schütz
Angéli Nunes Sodré
Bianca Rocha Guterres
Candida Maria Praia Carravetta De Carli
Caroline Maciel da Silva
Claudete dos Santos da Silva
Cristian Moncada Aguayo
Cristiane Duarte de Arruda
Cristiane Gomes
Cristiele Borges dos Santos Cardoso
Edgar Abrahão Pereira
Érica Cecília Noronha da Boit
Ery Clóvis Petry Jardim Junior
Fabiane Aparecida Parcianello de Almeida
Fabíola dos Santos Kucybala
Fernando Cezar Orlandi
Gabriela Bieger Reyes
Gabrielle dos Santos
Glauce Stumpf
Idio Fridolino Altmann
Isabel Cristina da Silva Azeredo
Janaína Mota Fidelis
Jonathan Zotti da Silva
Joneilton José Araujo
José Lucas Marques Duarte
Joseane Rosa Rockenbach
Jozilda Berenice Candido Fogaça
Júlia Maria Marques Duarte
Laiza Karine Gonçalves
Lenice de Fátima Cadó
Louise de Quadros da Silva
Luísa Emília Lucena Camargo
Marcos Fagner de Almeida Marques
Marcos Rogério dos Santos Souza
Maria Alessandra Mendes
Maria de Fatima Brito Durães
Marlete Teresinha Gut
Michéle de Mattos Kreme
Paloma Falcão Amaya
Patrícia de Andrade de Oliveira Vicente
Patricia Rodrigues de Almeida
Raquel Amélia dos Santos
Ricardo Figueiró Cruz
Rosana de Castro Aguete
Sheila Beatriz Ost
Simone Carvalho
Simone Gobi
Sônia de Souza
Suziane Felin Maffini
Tiago Augusto Knapp
Vanessa Just Blanco
Abertas as inscrições para o Prêmio CAPES de Tese - Edição 2025.
Abaixo segue a orientação para inscrição ao Prêmio CAPES de Tese e o Edital
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Abertas as inscrições para o Prêmio CAPES de Tese - Edição 2024.
Abaixo segue a orientação para inscrição ao Prêmio CAPES de Tese e o Edital
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Abertas as inscrições para o Prêmio CAPES de Tese - Edição 2023.
Abaixo segue a orientação para inscrição ao Prêmio CAPES de Tese e o Edital
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Abertas as inscrições para o Prêmio CAPES de Tese - Edição 2021.
As inscrições serão realizadas de 22 a 31 de março, através do endereço ppgeducacao@unilasalle.edu.br, com assunto: Candidatura ao Prêmio Capes de Teses – PPGEDU, e mediante o envio de todos os documentos em formato digital (pdf).
Comissão Avaliadora
Débora Dalbosco Dell’Aglio - Universidade La Salle
Hildegard Susana Jung - Universidade La Salle
Bettina Steren dos Santos da PUCRS
EDITAL Nº 03/2021 - PREMIO CAPES DE TESE - EDIÇÃO 2021
EDITAL DE INSCRIÇÃO DE PRÉ-SELEÇÃO DO PRÊMIO CAPES DE TESE
Tese Selecionada para concorrer ao Prêmio Capes de Tese:
COMPETÊNCIAS EM PARALAXE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: MÚLTIPLOS ATORES EM UM CURSO TECNOLÓGICO
Coordenador(a): Cleber Gibbon Ratto
Linha de Pesquisa: Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade La Salle - Canoas - Outra.
Situação: Em Andamento
Resumo:
O projeto apresentado é desdobramento de investigação concluída fevereiro de 2024. Já foram desenvolvidas: Fase I (PQ. CA Educação 2015/2018. Processo 313592/2014-4). Fase II (PQ. CA Educação 2018/2021. Processo CNPq 307820/2017-3). Fase III (PQ. CA Educação 2021/2024. Processo CNPq 308981/2020-0). Trata-se agora de proposição da Fase IV sofrimento psicossocial entre jovens estudantes migrantes e refugiados em Canoas/RS, cujo objetivo central consiste em compreender os percursos e percalços socioeducacionais e psíquicos implicados na ocorrência, expressão e manejo do sofrimento psicossocial vivido por jovens estudantes migrantes e refugiados em Canoas/RS, com vistas a implementar e avaliar tecnologias sociais capazes de favorecer a produção de saúde e qualidade de vida destas populações. Teoricamente está articulado entre os campos da Psicanálise (FREUD; BIRMAN; FREIRE COSTA; KEHL) e da Teoria Social (BENJAMIN; ADORNO; ARENDT; HONNETH) lançando mão da produção acumulada nos estudos de juventudes, especialmente latino-americanos (CANCLINI; REGUILLO; FEIXA; PAIS; SPOSITO; DAYRELL; CARRANO) e aqueles com foco nas migrações e refúgios (HENDEL, DIEZ, NOVARO, BARTLETT; ROSA). Trata- se de pesquisa com caráter exploratório e descritivo, servindo-se de design metodológico experimentado e consolidado nas fases II e III. A investigação filia-se a uma perspectiva socioantropológica da pesquisa em Educação, justificada pela necessidade de conhecer os jogos de sentidos que operam na realidade em estudo, a partir do maior número de perspectivas implicadas e através do diálogo intercultural. O campo de estudo será constituído por escolas públicas (Estaduais e Municipais) situadas em Canoas/RS, onde estejam matriculados jovens migrantes e refugiados entre 15 e 29 anos, envolvendo três etapas. ETAPA 1) Delinear os percursos e percalços desses jovens em suas histórias socioeducacionais, a partir do mapeamento e identificação da população juvenil especificada, regularmente matriculada na rede escolar. ETAPA 2) Analisar o material narrativo produzido nos grupos de acolhimento psicossocial (grupos de discussão) a jovens migrantes e refugiados, com vistas a produção de um "programa de formação intercultural" para educadores das redes de ensino envolvidas. ETAPA 3) Analisar o trabalho desenvolvido em oficinas de formação continuada para educadores alcançados pela pesquisa, avaliando as práticas de formação intercultural ligadas ao tema do sofrimento psicossocial da população pesquisada. O marco geral de análise constrói-se a partir da Análise do Discurso desenvolvida por Michel Foucault.
Coordenador(a): Clovis Trezzi
Linha de Pesquisa: Formação de Porfessores, Teorias e Práticas Educativas
Fomento: SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Situação: Em Andamento
Resumo:
A formação de educadores não se restringe ao espaço acadêmico, embora encontre nele um campo fértil para a constituição do sujeito como educador. Esta constituição se estende ao longo de toda a vida da pessoa. Portanto, quando se fala em formação de professores é preciso considerar todo o itinerário percorrido pelo sujeito ao longo da sua vida como educador. Isso inclui a formação recebida ou a ausência dela. Este projeto de pesquisa parte da questão: como a concepção de educação implícita na formação inicial ou permanente dos professores influencia na formação da sua identidade como educador? Esta pergunta se desdobra em outra: como pode ser pensado um programa de formação de professores que seja humanizador e forme educadores conscientes da sua identidade? O objetivo é propor itinerários formativos para professores que tenham em vista fortalecer a identidade do educador a partir de um olhar humanizador. Para o desenvolvimento do projeto serão estudados referenciais teóricos que ajudem a formar uma base consistente para que sejam pensados itinerários formativos para educadores. Ao longo do desenvolvimento do projeto, o pesquisador, como participante de comissões encarregadas pela formação na Província La Salle Brasil-Chile, utilizará os elementos da pesquisa como referencial para a construção de itinerários formativos para educadores da Rede La Salle de educação. Além disso, ao longo da pesquisa está prevista a publicação de artigos em periódicos qualificados, de preferência A1 e A2, bem como a divulgação dos resultados em eventos de impacto na área.
Coordenador(a): Elaine Conte
Linha de Pesquisa: Gestão, Educação e Políticas Públicas
Fomento: Edital FAPERGS 09/2023 - Programa Pesquisador Gaúcho-PQG
Situação: Em Andamento
Resumo:
A proposta de investigação Desafios Contemporâneos por Mini-Histórias: Documentação, Memórias e Narrativas Pedagógicas tem como objetivo apoiar os professores na construção contínua de registros das práticas pedagógicas na Educação Infantil (EI) e nos Anos Iniciais (AI). As mini-histórias carregam marcas de diferentes ações performatizadas por imagens e histórias narradas, apoiando as relações e os desafios da atualidade para pensar com os participantes, materializando formas de agir no mundo à autocompreensão das crianças em coautoria com os professores. Trata-se de uma pesquisa-ação-formação com os professores de quatro escolas da região metropolitana de Porto Alegre/RS, que busca, fundamentalmente, respostas aos seguintes questionamentos: Como trabalhar pedagogicamente a construção de registros na educação básica se, ao mesmo tempo, há uma desvalorização das experiências de documentação pedagógica no cotidiano escolar? Quais princípios sustentam a pesquisa sobre mini-histórias e como elas podem transformar a realidade? Pretende-se estabelecer uma rede de pesquisa cooperativa, para explorar tais experiências em relações com a prática pedagógica, por meio do assessoramento e formação de professores das escolas, engajando os professores em discussões sobre a documentação pedagógica, sistematização de registros, metodologias e avaliação educacional, tendo como objetivo comum construir um referencial para a produção cultural de mini-histórias. Tal trabalho de pesquisa requer a adoção de diferentes posturas no campo da formação humana e social desde a infância e novas sensibilidades no decorrer dos processos pedagógicos, aqui propostos pela construção de mini-histórias e registros para ampliar o leque de conhecimentos, temas, ritmos e sentidos humanos, trazendo impactos formativos e educacionais de constituir a infância como cidadania.
Coordenador(a): Elaine Conte
Linha de Pesquisa: Gestão, Educação e Políticas Públicas
Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Situação: Em Andamento
Resumo:
A proposta de investigação Documentação Pedagógica por Mini-Histórias: laboratórios científico-tecnológicos e ateliês de formação busca apoiar os professores na construção permanente de registros da prática pedagógica da Educação Infantil (EI) e de Anos Iniciais (AI)no cenário atual. Trata-se de criar estratégias para espaços de experimentação e realização de mini-histórias, que conjugam imagem/fotos e narrativa/palavras, símbolos visuais e signos do cotidiano escolar, promovendo o desenvolvimento científico-tecnológico de professores no trabalho cotidiano com capacidade crítica. A ideia é investigar, a partir da pesquisa-formação somada à dimensão praxiológica, experiências de documentação e construir laboratórios e ateliês de mini-histórias na EI e AI. Com base na perspectiva das escolas de Reggio Emilia, no trabalho interdisciplinar e coletivo, calcado num programa educacional, político, ético e estético, projetamos ações conjuntas para o desenvolvimento de mini-histórias entre o Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação e uma rede de pesquisadores (da UnB; UFPel; UNIR; UMA/México) e os professores de quatro escolas da região metropolitana de Porto Alegre/RS, voltados à formação e à produção de livros de mini-histórias em uma cultura audiovisual, ateliês de formação. Ao debater sobre as mini-histórias à construção de uma pedagogia das imagens e à apropriação de sentidos produzidos nas interações com as culturas da infância, despertamos a importância dos registros pedagógicos que visibilizam e constituem histórias e vínculos formativos (entre crianças, professores, famílias e escolas), para o desenvolvimento de conhecimentos científico-tecnológicos e socioculturais, repercutindo na produção de práticas compartilhadas. A proposta visa também desenvolver o letramento científico e tecnológico das professoras e de estudantes da Educação Básica, a partir de estudos coordenados pela proponente. Centra-se em um estudo que promove intervenções na formação de professores e para o letramento científico e tecnológico no mundo digital, configurando potencial para produção de impacto científico. Pretende-se estabelecer uma rede de pesquisa cooperativa, para explorar tais experiências em relações com a prática pedagógica, por meio do assessoramento e formação de professores das escolas, engajando os professores em discussões sobre a documentação pedagógica, sistematização de registros, metodologias e avaliação educacional, tendo como objetivo comum construir um referencial para a produção cultural de mini-histórias.
Coordenador(a): Gilberto Ferreira da Silva
Linha de Pesquisa: Formação de Porfessores, Teorias e Práticas Educativas
Fomento: SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Situação: Em Andamento
Resumo:
Esta proposta de pesquisa dá continuidade ao trabalho iniciado em pesquisa anterior (2022-24), voltando-se agora ao público masculino, uma vez que as catástrofes climáticas que se abateram sobre o estado do Rio Grande do Sul, em maio de 2024, obrigando o deslocamento forçado da população de suas casas para abrigos públicos improvisados. Tal situação acabou impedindo a realização da proposta de pesquisa, originalmente idealizada. Como medida de adaptação centrou-se o estudo com líderes de religiões de matriz africana do gênero feminino (Mães-de-santo), o que acabou por estimular, de forma inusitada, a criação e publicação de uma coleção, composta por quatro obras de caráter infato-juvenil, denominada: Senhoras do Sagrado (no prelo). Esta coleção sintetiza as trajetórias das ialorixás com as quais tivemos oportunidade de conversar. Um dos traços evidentes das narrativas é marcado pelo esfacelamento da memória, fragmentos reunidos que esforçam-se por constituir um conjunto coeso e que faça sentido para quem produz a narrativa e para os que habitam o seu entorno social e afetivo. A insurgência da população negra, em reivindicar espaços onde se produzem respostas criativas, como é o caso das Comunidades Tradicionais de Terreiro, se levantam contra os apagamentos impostos por grupos hegemônicos, desvelando o que ficou oculto pela diferença colonial. Na escuta atenta, durante os diálogos (conversas), observou-se a proeminência do lugar de fala, indiciando elementos que apontam para a superação das narrativas fraturadas, e é neste espaço discursivo que se localiza a emergência das sabedorias ancestrais insurgentes. Asssim posto, o acesso às histórias, conhecimentos e sabedorias alinham-se ao que preconiza a lei 10.639/03. Tal dinâmica nos impele a apresentar esta proposta de pesquisa, no sentido de complementaridade à pesquisa que antecedeu. Assim, o objetivo é o de conhecer, mapear e descrever, pela escuta ativa de sábios (griôts/djélis) das comunidades de terreiro (Pais-de-santo) do Município de Canoas(Rs), os saberes ancestrais que insurgem e se renovam no tempo presente, alimentando formas de (re) existência outras. Nestes lugares de travessias circulam, se produzem e se mantêm saberes ancestrais insurgentes, apontando para horizontes de sentidos, contemplando mais do que visões de mundo, indicando cosmopercepções. As metodologias são colocadas sob rasura, possibilidades outras de produção horizontal do conhecimento são buscadas (narrativas, do estar com, das existencialidades expressadas na arena do cotidiano da vida). Metodologicamente o estudo se ampara na ideia de uma escuta que maximiza a importância da pergunta que provêm de quem, em estudos clássicos de pesquisa, seria o objeto, ou seja, aquele que responde, que oferece o dado; neste estudo é compreendido como participante, portanto, aquele que também faz a pergunta. O estudo propõe exercitar a criação de estratégias formativas transformadoras, inspiradas nas práticas cotidianas das Comunidades de Terreiro, onde educadores e sábios possam se alternar nas construções e vivências de espaços de saber. Práticas cotidianas que inspiram e podem contribuir para configurar modos outros de produzir a formação continuada de professores.
Coordenador(a): Hildegard Susana Jung
Linha de Pesquisa: Gestão, Educação e Políticas Públicas
Fomento: SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Situação: Em Andamento
Resumo:
A educação no contexto pós-pandemia do coronavírus não pode furtar-se à realidade que se descortinou, mostrando a necessidade de compreendermos a tecnologia como fator de interconectividade. Por outro lado, ficou evidente a ameaça à garantia da educação para todos enquanto um direito fundamental do ser humano. Contudo, a inclusão das tecnologias digitais, por si só, não garante a aprendizagem significativa. Nesse sentido, como as práticas pedagógicas podem romper com o que está ultrapassado, voltando-se para o alcance de uma educação que seja acolhedora, inclusiva, criativa, transformadora da vida em sociedade, contribuindo para uma cultura de justiça e de paz para todos? A aprendizagem significativa no século XXI implica levar em conta aspectos como a imprevisibilidade, a colaboração, a criticidade, tendo como companheira a tecnologia e uma visão sobre um mundo sustentável e de convívio harmônico para todos os seres vivos, independentemente da raça, sexo, nacionalidade e/ou cultura. A partir dessa perspectiva, o objetivo do presente projeto consiste em propor práticas pedagógicas disruptivas com vistas a problematizar sua relação com a aprendizagem significativa. A perspectiva metodológica é de uma Investigação-Formação-Ação, posto que os docentes envolvidos estarão imersos em suas práticas pedagógicas, mas em atitude de aprendizes. Para tanto, o projeto prevê três fases: a primeira consiste em propor um curso de extensão gratuito sobre práticas pedagógicas disruptivas, aberto a docentes da rede pública dos municípios da região metropolitana de Porto Alegre, em formato híbrido. Na segunda fase, estes docentes atuarão em suas escolas como multiplicadores das práticas desenvolvidas no curso, promovendo oficinas de partilha e de prática colaborativa, e/ou em outros projetos de extensão da Universidade La Salle. Por fim, a terceira fase busca os envolvidos que desejarem participar de rodas de conversa e de reflexão sobre a Investigação-Formação-Ação desenvolvida, sendo convidados a sistematizar sua experiência em forma de relato escrito para compor um e-book que será compartilhado gratuitamente em todas as escolas da região. Dentre os resultados esperados, estão a partilha de experiências e de práticas pedagógicas disruptivas pelos docentes em escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre, visando uma educação inclusiva, acolhedora e criativa, que leve a uma aprendizagem significativa e transformadora.
Coordenador(a): Ingridi Vargas Bortolaso
Linha de Pesquisa: Gestão, Educação e Políticas Públicas
Fomento: SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Situação: Em Andamento
Resumo:
O presente estudo lança luz sobre as implicações entre inovação, tecnologias digitais e estudos no campo da memória social para as práticas educativas contemporâneas. A educação empreendedora, entendida como uma metodologia que coloca o aprendente no centro do processo de aprendizagem, cria um ambiente educacional rico e dinâmico, onde os aprendentes são encorajados a aprender a partir das experiências, inovar no presente e usar tecnologia para moldar o futuro. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral investigar as dinâmicas de interação entre inovações e tecnologias digitais com o campo de estudos de memória social na educação, buscando compreender as implicações desta interseção para práticas educativas contemporâneas. A metodologia apresenta uma abordagem qualitativa e será desenvolvida por meio do estudo de caso múltiplo. O objeto de estudo concentra-se em instituições participantes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG), que refere-se ao maior sistema de educação superior do Rio Grande do Sul (RS), composto por 14 Instituições de Ensino, espalhadas por todo o RS. Assim, o estudo abordará uma universidade de cada região definida pela delimitação do Programa Inova/RS, selecionando instituições com cursos de licenciatura ativos, garantindo representatividade e diversidade regional dentro do Rio Grande do Sul. A coleta de dados incluirá múltiplas fontes: entrevistas, observações, documentos e materiais audiovisuais. As observações serão documentadas por notas de campo, e as entrevistas, conduzidas por meio de um roteiro semiestruturado, serão entrevistados no mínimo cinco membros de cada comunidade educativa, abrangendo diversas funções institucionais, desde a administração até o corpo discente. As entrevistas serão gravadas e transcritas para análise. Quanto aos documentos, serão analisados materiais públicos variados, e, para os materiais audiovisuais, serão examinadas páginas de websites, vídeos e outros conteúdos pertinentes. A estratégia de análise de dados será a análise de conteúdo, seguindo as cinco fases e interações propostas por Yin (2017). Como resultados esperados, pode-se citar: contribuição científica em tecnologia educacional e integração do campo de estudo de memória social, proposição desenvolvimento de uma nova ferramenta tecnológica para educação e cultura, e inovação com framework e modelos pedagógicos baseados em tecnologia.
Coordenador(a): Jardelino Menegat
Linha de Pesquisa: Gestão, Educação e Políticas Públicas
Fomento: SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Situação: Em Andamento
Resumo:
Refletir sobre os contributos das ações de Responsabilidade Social Universitária,desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior Lassalistas situadas na América Latina, para a efetividade da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.
Coordenador(a): Luciana Backes
Linha de Pesquisa: Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação
Fomento: FAPERGS
Situação: Em Andamento
Resumo:
O aprender e a construção do conhecimento ocorrem na ampliação da convivência e, consequentemente, transformam a educação. O espaço de convivência se configura na interação e no compartilhamento entre os seres humanos em congruência com o meio, através da autoprodução. Assim, o conhecimento é construído, rompendo a dicotomia entre ser humano e objeto de conhecimento. Na convivência em redes de diferentes naturezas, constituímos a rede, que é dinâmica em seus processos, ações, encontros, interações, emoções (MATURANA, 1999). Nessas redes são definidas a maneira de se identificar, expressar e articular em ecossistemas de aprendizagens, contemplando a dialética pela diversidade e o diálogo entre os diferentes. As convivências e as redes são fluxos dinâmicos e complexos de conexões. Os ecossistemas de aprendizagem são habitados por estudantes, tutores, professores, profissionais, familiares, amigos, conteúdos, informações, práticas, instituições, dispositivos, artefatos, entre outros. Logo, a problemática da pesquisa é: Como articular as diferentes convivências e redes para a configuração de ecossistemas de aprendizagem, explorando horizontes outros? Para isso, o objetivo geral é: Compreender as articulações entre diferentes convivências e redes nos diversos contextos sociais e configurar ecossistemas de aprendizagem explorando horizontes outros. As convivências e a(s) rede(s) irão configurar o ecossistema de aprendizagem no desenvolvimento do projeto, através de ações criadas e cocriadas nas práticasteoriaspráticas nos cotidianos, incluindo artefatos de diferentes naturezas, a partir dos movimentos da pesquisa, tais como: identificar e caracterizar convivências e redes nos cotidianos; instigar e refletir sobre a comunicação, interação e expressão; criar, colaborativamente, práticas pedagógicas potencializadoras para a aprendizagem, na perspectiva do hibridismo; analisar a configuração dos ecossistemas de aprendizagem. A educação, dessa forma, consiste no processo de transformação pela, na e da convivência, que ocorre em todas as dimensões, por meio de redes.
Coordenador(a): Moana Meinhardt
Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas
Fomento: SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Situação: Em Andamento
Resumo:
O presente projeto de pesquisa, de abordagem qualitativa, volta-se à análise do ensino de graduação no cenário atual, considerando a missão da universidade e as exigências do século XXI no que se refere à formação, à vida social e ao mundo do trabalho. Nesse contexto, focaliza a integração entre o ensino e a extensão frente à exigência da curricularização da extensão e suas possibilidades para ampliar a aproximação entre universidade e sociedade e qualificar a formação dos estudantes, por meio do desenvolvimento de projetos. Assim, caracteriza-se como um estudo de caso que analisará dados provenientes dos projetos integradores, de caráter extensionista, desenvolvidos em cursos de graduação da Universidade La Salle, abrangendo a análise de documentos e a realização de questionários com estudantes e comunidade externa parceira, tendo como foco a seguinte questão problema: Como a curricularização da extensão, por meio da inserção dos projetos integradores no currículo dos cursos de graduação, pode impactar positivamente a a prática pedagógica dos docentes, a formação dos estudantes e a comunidade externa parceira? Assume como objetivo analisar os impactos da curricularização da extensão, por meio da inserção dos projetos integradores no currículo dos cursos de graduação, na formação dos estudantes, na prática pedagógica dos docentes e na aproximação da Universidade com a sociedade. A análise contará com o aporte teórico de autores referência no campo da educação superior, que abordam a universidade e o ensino universitário, a interdisciplinaridade, a aprendizagem baseada em projetos, a extensão universitária, considerando, ainda, a legislação e os demais documentos orientadores vigentes. Como resultado espera-se proporcionar uma visão sistêmica do processo de curricularização da extensão universitária, a partir da integração entre a visão dos estudantes e da comunidade externa, que permita identificar potencialidades e fragilidades que sirvam de subsídio para a gestão dos projetos integradores, contribuindo para que a Universidade La Salle cumpra com sua missão junto à sociedade, sendo reconhecida pela excelência e inovação em suas atividades.
Coordenador(a): Paulo Fossatti
Linha de Pesquisa: Gestão, Educação e Políticas Públicas
Fomento: SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Situação: Em Andamento
Resumo:
A Temática deste projeto é a Gestão da Inovação nas Universidades Brasileiras em suas estratégias exitosas. Tem por objetivo geral: Formular estratégias de Gestão da Inovação nas Universidades Brasileiras. O estudo está inserido na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - (Unilasalle) de Canoas RS Brasil. A questão norteadora desta investigação é: Quais são as estratégias exitosas intervenientes na Gestão da Inovação nas Universidades Brasileiras? A Metodologia contempla pesquisa qualitativa, exploratória, caracterizada como estudo de caso múltiplo, ao considerar o estudo das universidades brasileiras. Os instrumentos de coleta de dados comportam dados primários e secundários. Os primários centram-se em: análise do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); Política de inovação, entrevista e questionário no Google Forms para os gestores das respectivas universidades. Já os dados secundários centram-se em: revisão de literatura; análise dos dispositivos legais. Como resultado, visa-se: contribuição gerencial com a oferta de material qualificado para tomada de decisão, principalmente dos gestores das universidades brasileiras; geração de conhecimento para formação de gestores educacionais e de outras instituições parceiras, bem como de Stakeholders do setor educacional; e por fim, avanço no conhecimento científico da área por meio de publicações qualificadas e de socialização em eventos científicos.
Professora Responsável:
Profª. Drª. Luciana Backes
E-mail: luciana.backes@unilasalle.edu.br
Descrição: O Grupo se constrói na relação dialógica entre os participantes sobre o viver com o outro, por meio da configuração de diferentes espaços (geográficos e digitais virtuais), na complexa contemporaneidade. O diálogo se insere na Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias e nas interações com pesquisadores do Laboratoire Sciences, Société, Historicité, Education, Pratiques (S2HEP) Université Claude Bernard Lyon 1.
Diretório do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/6301625161386664
Site: http://www.convivencia.com.br/
Professora Responsável:
Profª. Drª. Hildegard Susana Jung
E-mail: hildegard.jung@unilasalle.edu.br
Descrição: O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas Educativas (GEPPED) tem como objetivo consolidar-se enquanto espaço coletivo democrático de reflexão e discussão sobre a formação docente e a relação entre o ensinar e o aprender, bem como lócus de experimentação pedagógica dos processos educativos e práticas que buscam uma aprendizagem significativa. Alinhado à Linha de Pesquisa 1 - Formação de professores, teorias e práticas educativas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle -, acolhe pesquisadores e pesquisadoras de todas as áreas interessados nos estudos e pesquisas relacionados às temáticas discutidas no GEPPED. A repercussão destes estudos ocorre em eventos e por meio de publicações em periódicos indexados, nacionais e internacionais.
Diretório do CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7767959649186071
Professor Responsável:
Prof. Dr. Gilberto Ferreira da Silva
E-mail: gilberto.silva@unilasalle.edu.br
Professor Responsável:
Prof. Dr. Paulo Fossatti
E-mail: paulo.fossatti@unilasalle.edu.br
Professora Responsável:
Profª. Drª. Elaine Conte
E-mail: elaine.conte@unilasalle.edu.br
Professor Responsável
Profª. Dr.ª Dirleia Fanfa Sarmento
E-mail: dirleia.sarmento@unilasalle.edu.br
Professor Responsável:
Prof. Dr. Cleber Gibbon Ratto
E-mail: cleber.ratto@unilasalle.edu.br
Descrição: liderado pelo Dr. Cleber Ratto. Desenvolve pesquisas acerca dos modos como a cultura contemporânea vem constituindo novas formas de sociabilidade mediadas por linguagens e tecnologias. Na interface da Educação, Psicologia e Ciências Sociais, problematiza como os saberes e as práticas educativas podem acolher, promover e agenciar novos modos de existir e conviver.
Diretório do CNPq:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/2642156714590604
Professor Responsável:
Prof. Dr. Cledes Antonio Casagrande
E-mail: cledes.casagrande@unilasalle.edu.br
Descrição: Vinculado aos Programas de Pós-Graduação da Universidade La Salle de Canoas/RS, o Grupo de Pesquisa Temáticas Lassalistas agrega, de forma interdisciplinar, pesquisadores, colaboradores, estudantes de graduação e pós-graduação. Tem como objetivo desenvolver pesquisas e apresentar leituras, estudos e trabalhos, tanto de natureza empírica como teórica, ao redor dos temas da Educação, da Gestão Educacional, da História, da Memória Social, da Espiritualidade e Pedagogia, inspiradas em João Batista De La Salle.
Diretório do CNPq:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/7187415721002122
Professora Responsável:
Profª. Drª. Débora Dalbosco Dell'aglio
E-mail: debora.dellaglio@unilasalle.edu.br
Organizadores: Jackson Bentes, Wendel Freire Jardelino Menegat e Mary Rangel
Editora Wak
ISBN: 9788578543976
Quando tocam os tambores.
São Miguel do Oeste/SC: Editora McLee, 2012.
Organizadores: José Fabiano de Paula
Editora CRV
ISBN: 9788589177559
Organizadores: Marcelo Cesar Salami, Cledes Antonio Casagrande, Paulo Fossatti
Editora UnilaSalle
ISBN: 9788589177849
Organizadores: Luis Gilberto Kronbauer, Evaldo Luis Pauly, Balduíno Antonio Andreola, Miguel Alfredo Orth
Editora Unijuí
ISBN: 9788574298825
Dinâmica de Grupo: Jogo da Vida e Didática do Futuro
Editora Vozes, 28ª Ed.
ISBN: 9788532606099
Organizadores: Paulo Fossatti, Edgar Hengemüle, Cledes Antonio Casagrande
Editora Unilasalle
ISBN: 9788589177030
Organizadores: Christhian James Díaz Mesa, Dirléia Fanfa Sarmento
Editorial: Universidad De La Salle (Bogotá, Colombia)
ISBN: 9789588572437
Organizadores: Adolfo Ignacio Calderón, Sonia Regina Mendes Dos Santos, Dirléia Fanfa Sarmento
Editora Xamã
ISBN: 97885758706622
Compulsão à Comunicação: Ética, Educação e Autorreferência - Editora Appris, 2012
O livro contém verbetes dos professores do Mestrado em Educação Evaldo Luis Pauly e Balduíno Antonio Andreola.
Educação, tolerância e direitos humanos. 1. ed.
Porto Alegre: Sulina, 2009. 175p
Filosofando com os Super-Heróis.
Porto Alegre: Mediação, 2011. 48p
Organizadores: José Fabiano de Paula
Editora Publicação do IFSC
ISBN: 9788584640034