- Ingresso
- Informações do PPG
- MESTRADO
- DOUTORADO
- PROVA DE PROFICIÊNCIA LA SALLE IDIOMAS
- Investimento Mestrado
- INVESTIMENTO DOUTORADO
- Produções do Programa
- Projetos de Pesquisa
- Grupos de Pesquisa DO PROGRAMA
- Contato
O Programa de Pós-Graduação Profissional em Saúde e Desenvolvimento Humano é avaliado com nota 4 pela CAPES, refletindo seu compromisso com a qualidade da formação acadêmica e profissional. Sua trajetória teve início em 2013, com a aprovação do curso de Mestrado Profissional em Saúde e Desenvolvimento Humano. Em 2024, o programa avançou significativamente com a aprovação do curso de Doutorado Profissional na mesma área, consolidando-se como uma referência na produção de conhecimento e na qualificação de profissionais voltados para a promoção da saúde e o desenvolvimento humano.
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA INGRESSO EM 2025/2
A formação continuada é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento profissional na Rede La Salle. Com esse propósito, a Sociedade Porvir Científico, em parceria com a Universidade La Salle, lança dois editais que disponibilizam bolsas de estudo para colaboradores interessados em ingressar em programas de Mestrado ou Doutorado nas áreas de Educação, Saúde e Desenvolvimento Humano.
Podem se candidatar colaboradores da Rede La Salle Brasil, entre eles: Gestores Docentes Técnico-administrativos Irmãos Lassalistas.
Acesse os editais completos e saiba mais sobre essa oportunidade de crescimento acadêmico e profissional.
O Reitor da Universidade La Salle faz saber aos interessados que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para o Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento Humano até 17/02/2025.
CRONOGRAMA II
CRONOGRAMA I
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INSCRIÇÕES ABERTAS PARA INGRESSO EM 2024/2 COM BOLSA DE 50% DE DESCONTO DURANTE TODO O CURSO
Inscrições para o Doutorado Profissional em Saúde e Desenvolvimento Humano até 26/08/2024:
Inscrições para Mestrado Profissional em Saúde e Desenvolvimento Humano até 04/08/2024:
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PROCESSO SELETIVO ESPECIAL PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE E DESENVOLVIMENTO HUMANO
O Reitor da Universidade La Salle faz saber aos interessados que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para o Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano, de 09/02 a 26/02/24. São oferecidas 20 vagas para bolsas institucionais de 50% nas mensalidades do curso.
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PROCESSO SELETIVO GERAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - 2024/1
O Reitor da Universidade La Salle faz saber aos interessados que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para os Programas de Pós-graduação em Direito, Memória Social e Bens Culturais e Saúde e Desenvolvimento Humano até 13/02/2024.
CRONOGRAMA II
CHAMADA DE SUPLENTES
RESULTADO FINAL
INSCRIÇÕES PRORROGADAS
Homologação das inscrições
Cronograma de Inscrições II - Vagas disponíveis
Inscreva-se aqui
Entrega da documentação
CRONOGRAMA I
Suplentes
Resultado final
Agenda de entrevistas
Homologação das inscrições
Edital Nº 094/2023
Inscreva-se aqui
Entrega da documentação
Edital N° 096/2023 - Bolsas Institucionais
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Processo Seletivo para ingresso como aluno regular no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Humano - 2023/2.
Período de Inscrição: de 27/07/2023 a 07/08/2023.
Resultado final
Edital Nº 069/2023
Inscreva-se aqui
Envio da documentação de inscrição aqui
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Processo Seletivo para ingresso como ALUNO ESPECIAL no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Humano - 2023/2: Período de Inscrição: de 10 de julho a 01 de agosto de 2023
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PROCESSO SELETIVO GERAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - 2023/2.
Processos Seletivos para ingresso nos Programas de Pós-graduação em Direito (Direito), em Memória Social e Bens Culturais (MSBC) e em Saúde e Desenvolvimento Humano (SDH), nos Cursos de Mestrado ou Doutorado.
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Processo Seletivo para ingresso como ALUNO ESPECIAL nos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu - 2023/1: Período de Inscrição: de 01 de março de 2023 a 08 de março de 2023
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O Pró-reitor de Administração da Universidade La Salle, no uso das suas atribuições legais e regimentais, torna público este Aditivo, para divulgação de novo cronograma para preenchimento de vagas do Processo Seletivo do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Saúde e Desenvolvimento Humano, para o Curso de Mestrado Profissional da Universidade La Salle - 2023/1, bem como a concessão de bolsas de estudos institucionais, com inscrições de 27/12/2022 à 24/02/2023:
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Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Saúde e Desenvolvimento Humano 2023/1
Período de Inscrição: de 12 de setembro a 08 dezembro de 2022
Linhas de Pesquisa:
Linha 1: Avaliação e Promoção em Saúde
Linha 2: Processos Patológicos
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Processo Seletivo Complementar do Curso de Mestrado Profissional em Saúde e Desenvolvimento Humano 2022/2 - Turma Fora de Sede
Período de Inscrição: 06 de agosto de 2022
Linhas de Pesquisa:
Linha 1: Avaliação e Promoção em Saúde
Linha 2: Processos Patológicos
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Processo Seletivo para ingresso como ALUNO ESPECIAL no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Humano - 2022/2:
Período de Inscrição: de 27 de julho a 03 de agosto de 2022
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Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Saúde e Desenvolvimento Humano 2022/2
Período de Inscrição: de 24 de junho a 26 de julho de 2022
Linhas de Pesquisa:
Linha 1: Avaliação e Promoção em Saúde
Linha 2: Processos Patológicos
Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Saúde e Desenvolvimento Humano 2022/1 - Seleção Remanescente
Período de Inscrição: de 17 de novembro de 2021 a 17 de fevereiro de 2022
Linhas de Pesquisa:
Linha 1: Avaliação e Promoção em Saúde
Linha 2: Processos Patológicos
Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Saúde e Desenvolvimento Humano 2022/1 - Destinado à profissionais com vínculo celetista com a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
Período de Inscrição: de 17 de novembro de 2021 a 17 de fevereiro de 2022
Linhas de Pesquisa:
Linha 1: Avaliação e Promoção em Saúde
Linha 2: Processos Patológicos
Resolução Programa de Ações Afirmativas de Acesso e Permanência na Pós-graduação Stricto Sensu
PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS AFIRMATIVAS PARA ALUNO REGULAR
O Reitor da Universidade La Salle no uso das suas atribuições legais e regimentais, e em consonância com o disposto na Resolução Reitoria nº 029/2024, torna público este Processo Seletivo para Concessão de Bolsas Afirmativas, regulamentado por meio deste Edital, destinadas aos alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu.
PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS(AS) AO PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO DA UNIVERSIDADE LA SALLE COM BOLSA
O Reitor da Universidade La Salle, faz saber aos(as) candidatos(as) pós-doutores, que estão abertas, de 23 a 26 de julho de 2024, as inscrições para o processo seletivo de pós-doutorado de 01 (uma) vaga, através do Projeto INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E FOTOBIOMODULAÇÃO PARA ÚLCERAS DO PÉ DIABÉTICO.
Documentos necessários:
- Requerimento solicitando a vinculação ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde e Desenvolvimento Humano, na Linha de Pesquisa Processos Patológicos, onde pretende realizar suas investigações;
- Cópia do diploma de Doutor; c) Link do currículo LATTES (CNPq) atualizado;
- Plano de trabalho, de no máximo 10 laudas, a ser desenvolvido junto ao Projeto INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E FOTOBIOMODULAÇÃO PARA ÚLCERAS DO PÉ DIABÉTICO, durante o estágio pós doutoral, para atendimento aos seus Objetivos
EDITAL N° 042/2024 PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM SAÚDE E DESENVOLVIMENTO HUMANO MESTRADO PROFISSIONAL - 2024/2
O Pró-reitor de Administração da Universidade La Salle, faz saber aos(as) candidatos(as), que estão abertas as inscrições para o processo seletivo para bolsa integral no Programa de Pós- graduação Stricto Sensu em Saúde e Desenvolvimento Humano (PPGSDH), no Curso de Mestrado Profissional da Universidade La Salle - 2024/2, vinculada ao Projeto Inteligência Artificial e Fotobiomodulação para úlceras do pé diabético, nas datas previstas no Cronograma disponível no item 10 deste Edital.
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EDITAL Nº 061/2023 PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM SAÚDE E DESENVOLVIMENTO HUMANO MESTRADO PROFISSIONAL - 2023/2
O Reitor da Universidade La Salle - Unilasalle, nos termos do artigo 44, inciso III, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e da Resolução CNE/CES nº 7, de 11 de dezembro de 2017, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-graduação Stricto Sensu, torna público este EDITAL para o Processo Seletivo do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Saúde e Desenvolvimento Humano - PPGSDH, para ingresso no Curso de Mestrado Profissional, no 2.º semestre de 2023, com a concessão de bolsa para atuação em projeto subsidiado por meio da Chamada CNPq Nº 69/2022 - Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: bolsas de mestrado.
Bolsa individual para estrangeiros no Brasil
Objetivo
O Programa Move La América tem como objetivo complementar os esforços de internacionalização das Instituições de Ensino Superior brasileiras por meio da atração de discentes vinculados a instituições de ensino e pesquisa estrangeiras da América Latina e Caribe, permitindo-se o fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação (PPG) e a criação de um ambiente institucional internacional.
O Programa concederá bolsas para estudantes de Mestrado ou Doutorado vinculados a instituições de ensino e pesquisa estrangeiras da América Latina e Caribe, nas modalidades mestrado e doutorado sanduíche no Brasil com vistas a realizarem estágio, pesquisas, atividades de extensão e, eventualmente, cursarem disciplinas em Programas de Pós-Graduação (PPG) de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, Institutos Federais ou Institutos de Pesquisa, sempre em áreas relacionadas à sua área de atuação.
Modalidades de bolsas
Doutorado Sanduíche no Brasil
Mestrado Sanduíche no Brasil
Benefícios
Mensalidade
Auxílio deslocamento
Auxílio instalação
Auxílio seguro-saúde
Orientações Unilasalle
Mais informações, acesse a página do Programa Move La América: CAPES
PROCESSO SELETIVO ESPECIAL PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE E DESENVOLVIMENTO HUMANO
O Reitor da Universidade La Salle faz saber aos interessados que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Especial para ingresso em 2024/1 no Mestrado Profissional em Saúde e Desenvolvimento Humano
Processo Seletivo para ingresso como ALUNO ESPECIAL no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Humano - 2021/2:
Período de Inscrição: de 01 a 30 de julho de 2021
Processo Seletivo para ingresso como ALUNO REGULAR no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Humano - 2021/2:
Período de Inscrição: de 17 de maio de 2021 a 21 de julho de 2021
Processo Seletivo para ingresso como ALUNO REGULAR no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Humano - 2021/1:
Período de Inscrição: de 11 de janeiro a 25 de fevereiro de 2021
Processo Seletivo para ingresso como ALUNO ESPECIAL no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Humano - 2021/1:
Período de Inscrição: de 15 de janeiro a 19 de fevereiro de 2021
Processo Seletivo para ingresso como ALUNO REGULAR no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Humano - 2020/2:
Período de Inscrição: de 30 de julho de 2020 a 07 agosto de 2020
Processo Seletivo para ingresso como ALUNO ESPECIAL no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Humano - 2020/2:
Período de Inscrição: de 16 a 30 de julho de 2020
Processo Seletivo para ingresso como ALUNO REGULAR no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Humano - 2020/2:
Período de Inscrição: de 18 de maio a 09 de julho de 2020
Processo Seletivo para ingresso como ALUNO REGULAR no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Humano - 2020/1:
Período de Inscrição: 14 de fevereiro de 2020 à 09 de março de 2020
Processo Seletivo para ingresso como ALUNO ESPECIAL no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Humano - 2020/1:
Período de Inscrição: de 12 a 19 de fevereiro de 2020
Processo seletivo para ingresso como ALUNO REGULAR no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Humano - 2020/1:
Período de Inscrição: de 17 de setembro a 03 de dezembro de 2019
SELEÇÃO BOLSAS INSTITUCIONAIS 2024/1
O Reitor da Universidade La Salle faz saber aos inscritos no processo seletivo, regulamentado por meio do Edital no 94/2023, para ingresso nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Direito, Mestrado e Doutorado em Educação, Mestrado e Doutorado em Memória Social Bens Culturais e Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano, no 1° semestre de 2024, que estão abertas as inscrições para o processo seletivo para concessão de 48 (quarenta e oito) bolsas institucionais..
CRONOGRAMA II
RESULTADO FINAL
Vagas disponíveis
CRONOGRAMA I
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SELEÇÃO BOLSAS INSTITUCIONAIS 2023/2
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SELEÇÃO 2019/1
O Reitor da Universidade La Salle, faz saber aos alunos regularmente matriculados nos cursos de Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais, Mestrado em Direito, Mestrado em Educação, Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano, Mestrado em Memória Social e Bens Culturais, Doutorado em Educação e Doutorado em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle, que estão abertas, de 03 a 08 de janeiro de 2019, as inscrições para o processo seletivo para concessão de bolsas de 50% (cinquenta por cento):
Avaliação e Promoção em Saúde
Estuda processos de avaliação, intervenção e gestão da saúde em diversos contextos. Busca produzir conhecimentos teórico-práticos que contribuam para a promoção em saúde, numa perspectiva interdisciplinar e intersetorial, visando a qualidade de vida ao longo do ciclo vital.
Temáticas abordadas:
Desenvolvimento humano e emocional;
Psicologia Social;
Risco ocupacional;
Fisioterapia e Terapia Ocupacional;
Reumatologia; Clínica Médica;
Inteligência Artificial (IA) na Saúde;
Saúde Coletiva;
Saúde da Mulher;
Professores: Aline Groff Vivian, Cleber Gibbon Ratto, Fernanda Rabaioli da Silva, Flávio Renato Reis de Moura, Lidianie Isabel Filippin e Márcio Manozzo Boniatti.
Processos Patológicos
Pesquisa os processos das doenças em diferentes contextos socioambientais, contemplando fatores de risco e proteção (físicos, químicos, biológicos, sociais e comportamentais) que interferem na saúde. Busca produzir conhecimentos teórico-práticos que contribuam para o desenvolvimento humano na sua integralidade.
Temáticas abordadas:
Patologia Animal;
Imunogenética;
Ecogenotoxicologia;
Saúde Ambiental; Reabilitação;
Epidemiologia;
Professores: Cristine Dieter, Daniele Mariath Bassuino, Gustavo Fioravanti Vieira, Ioná Carreno, Juliana da Silva, Mauricio Pereira Almerão e Rodrigo Plentz.
Coordenador
Prof. Dr. Mauricio Pereira Almerão
E-mail: mauricio.almerao@unilasalle.edu.br
Coordenador Adjunto
Prof. Dr. Gustavo Fioravanti Vieira
E-mail: gustavo.vieira@unilasalle.edu.br
Professores Permanentes
Prof.ª Dr.ª Aline Groff Vivian
E-mail: aline.vivian@unilasalle.edu.br
Prof. Dr. Flávio Renato Reis de Moura
E-mail: flavio.moura@unilasalle.edu.br
Prof.ª Dr.ª Daniele Mariath Bassuino Konradt
E-mail: daniele.konradt@unilasalle.edu.br
Prof.ª Dr.ª Fernanda Rabaioli da Silva
E-mail: fernanda.silva@unilasalle.edu.br
Prof. Dr. Cléber Gibbon Ratto
E-mail: cleber.ratto@unilasalle.edu.br
Prof. Dr. Gustavo Fioravanti Vieira
E-mail: gustavo.vieira@unilasalle.edu.br
Prof.ª Dr.ª Ioná Carreno
E-mail: iona.carreno@unilasalle.edu.br
Prof.ª Dr.ª Juliana da Silva
E-mail: juliana.silva@unilasalle.edu.br
Prof.ª Dr.ª Lidiane Isabel Filippin
E-mail: lidiane.filippin@unilasalle.edu.br
Prof. Dr. Márcio Manozzo Boniatti
E-mail: marcio.boniatti@unilasalle.edu.br
Prof. Dr. Mauricio Pereira Almerão
E-mail: mauricio.almerao@unilasalle.edu.br
Prof. Dr. Rodrigo Della Méa Plentz
E-mail: rodrigo.plentz@unilasalle.edu.br
Professores Colaboradores
Prof.ª Dr.ª Cristine Dieter
E-mail: cristine.dieter@unilasalle.edu.br
Prof. Dr. Patrick da Silveira Gonçalves
E-mail: patrick.goncalves@unilasalle.edu.br
Professoras Bolsistas - Pós-Doutorado (CNPq & FAPERGS)
Prof.ª Dr.ª Ana Letícia Hilario Garcia
E-mail: ana.garcia@unilasalle.edu.br
Prof.ª Dr.ª Daiana Dalberto
E-mail: daiana.dalberto@unilasalle.edu.br
Prof.ª Dr.ª Helen Rosa
E-mail: helen@renovabiotec.com
Normas para apresentação de Projetos de Pesquisa para o Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento Humano
O roteiro apresenta orientações para auxiliar os alunos, na formatação e montagem dos Projetos de Pesquisa do Programa.
Exame de Qualificação
Segundo o que estabelece o Art. 42 do Regulamento Geral dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, o Exame de Qualificação é obrigatório e pré-requisito para a realização da defesa final. No curso de Mestrado o aluno deve realizar o Exame de Qualificação até o prazo de 12 meses. Para a realização da qualificação, deve-se considerar o que segue abaixo:
A solicitação para a Banca de Qualificação deve ser enviada pelo professor orientador por meio do formulário eletrônico disponibilizado pela Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu, com até 20 dias de antecedência da data prevista para realização da banca.
Estágio de Docência
Aos alunos interessados em realizarem Estágio de Docência indicamos a leitura da Resolução Nº 511/2011:
Após a leitura, o acadêmico deve verificar junto ao seu orientador a turma de graduação na qual poderá realizar seu estágio de docência. O orientador deverá comunicar a coordenação do PPG que encaminhará o pedido à Secretaria. Após a validação do pedido junto à Diretoria de Graduação será emitido termo de compromisso de estágio de docência, o qual será encaminhado ao professor orientador, ao aluno e às coordenações de graduação e do PPG para assinatura eletrônica. Ao final do estágio de docência, para fins de comprovação de sua realização, o aluno deverá entregar o Plano de Atividades do Estágio, já validado pelo professor responsável pela disciplina de graduação e Relatório final do estágio de docência, conforme modelos.
Após o termino do Estágio de Docência, o aluno deve providenciar, com o auxílio do professor orientador, a entrega na Secretaria do documento:
Defesa de Dissertação
Segundo o que estabelece o Art. 48 do Regulamento Geral dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, a Defesa de Dissertação é obrigatória, o aluno deve realizar a conclusão de 28 créditos, divididos em disciplinas obrigatórias e eletivas, apresentação do certificado de proficiência em língua estrangeira e realização do Exame de Qualificação. No curso de Mestrado a Defesa de Dissertação deve ser realizada até o prazo de 24 meses.
A solicitação para a Banca de Defesa deve ser enviada pelo professor orientador por meio do formulário eletrônico disponibilizado pela Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu, com até 20 dias de antecedência da data prevista para realização da banca.
Prorrogação do Prazo de Defesa de Dissertação
Segundo o que estabelece o Art. 34 do Regulamento Geral dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, a critério do Colegiado do Programa, pode ser concedida a ampliação do prazo de para a conclusão da Dissertação em, no máximo, 06 (seis) meses. O aluno deve providenciar a entrega na Secretaria do documento:
Trancamento de Matricula
Segundo o que estabelece o Art. 32 do Regulamento Geral dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, é facultado ao aluno, a partir do segundo semestre letivo, solicitar o trancamento de matrícula em, no máximo, 06 (seis) meses.
Desistência Oficializada
O aluno é considerado desistente quando requerer o trancamento da matricula antes da conclusão do primeiro período letivo. O aluno deve providenciar a entrega na Secretaria do documento:
Regulamento Geral da Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade La Salle
Resolução Nº 086/2024 - Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Saúde e Desenvolvimento Humano
Resolução Programa de Ações Afirmativas de Acesso e Permanência na Pós-graduação Stricto Sensu
Regulamento desconto colaboradores Rede La Salle
Resolução Nº Nº 099, de 26 de abril de 2019 - Diretrizes Institucionais para Inserção de Docentes nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu - Cursos de Mestrado - da Universidade La Salle
Resolução Nº 511-2011, de 15 de abril de 2011 - Estágio de Docência
O Programa de Pós-Doutorado da Universidade La Salle é regido pela Resolução abaixo disponibilizada:
Conforme estipulado pelo Regulamento do Programa de Pós-Doutorado desta Universidade La Salle, para candidatar-se ao estágio pós-doutoral (sem vínculo com PNPD) é necessário providenciar a entrega dos documentos citados no art. 8 da referida norma. Abaixo, disponibilizados os modelos institucionais dos documentos exigidos:
Conforme estipulado pelo Regulamento do Programa de Pós-Doutorado desta Universidade La Salle, o professor supervisor do estágio deverá: Art. 10 - Apresentar, ao Coordenador do Programa, no prazo máximo de 15 dias, cronograma definitivo de atividades a serem desenvolvidas, seguindo o modelo abaixo disponibilizado:
Art. 12 - Presidir e lavrar ata de audiência pública, a ser realizada de acordo com a decisão de Colegiado, para apresentação dos resultados da pesquisa, seguindo modelo de documentos disponibilizados abaixo:
Para Apresentação dos Resultados da Pesquisa (conforme parágrafo segundo do art. 12 - a ser elaborada pelo professor supervisor - o número da ata deverá ser solicitada à secretaria do PPG).
Estrutura do Programa
Aluno regular: Alunos regulares são aqueles matriculados no curso, exigindo-se destes a conclusão de 28 créditos, divididos em:
- 16 créditos obrigatórios
- 06 créditos eletivos
- 02 créditos correspondentes ao componente obrigatório (Atualizações em Saúde)
- 04 créditos correspondentes à orientação da dissertação.
Proficiência em idioma estrangeiro: Orientação para o Exame de Proficiência - Este Exame é uma exigência da CAPES e está previsto pelos art. 41 e 42 do Regulamento da Pós-graduação do Unilasalle (Resolução CONSUN n.º 667/14).
Qualificação do projeto de dissertação: A qualificação do projeto de dissertação é obrigatória e pré-requisito para a defesa final. Deve ser realizada até o prazo máximo de 12 (doze) meses, contados a partir da data de início do primeiro período letivo em que o aluno se matriculou.
Dissertação aprovada em defesa pública: Duração mínima para conclusão do Curso de Mestrado é de 12 (doze) meses, e a máxima é de 24 (vinte e quatro) meses, contados a partir da data de início do primeiro período letivo em que o aluno se matriculou.
Aluno especial: Nesta modalidade é possível cursar apenas disciplinas eletivas, sendo no máximo duas disciplinas (não obrigatórias) por semestre.
Alunos Regulares
Amanda de Fraga Medeiros
Ana Daniela Machado dos Santos
Andréia Dias da Rocha
Andressa dos Santos Fagundes
Antônio Augusto Fritsch de Souza
Beatriz Pedro Rossini
Bruna Brochier
Carine Rocha dos Santos
Carlos Felipe Monteiro Jacobs
Diego Castilho Lima
Gerônimo Paludo
Janaína Miranda da Rosa Herborn
Jéssica dos Santos Queiroz
Joice Elisa Lautert Marafon
Júlia Blum Portal
Julia Raquel Pinto Pacheco
Lidiane Kaliski Eberhardt
Lisiane Aguirre dos Santos
Luciele da Rocha Monzon
Luís Leonardo Maciel Ferreira
Márcio Ademar Santos de Borba
Marcos Silveira da Costa Santos
Nani Adriana Hutton Iochins
Tatiana Maraschin
Tatiane Rambo dos Santos
Thomás Nunes Ribeiro
Victória Pereira Antunes Garzlaff
Vivian Ribeiro Mattos
Wagner Bueno Stadtlander
Zeniclayton Lafetá Almeida Lima
Avaliação e Promoção em Saúde
Antônio Marcos da Rosa Santana
Defesa em 27.03.2024
Bianca Corrêa Brem
Defesa em 14.03.2024
Beatriz Elisabeth Oliveira Machado Rocha Pires da Silva
Defesa em 26.03.2024
Evelyn Kleemann
Defesa em 13.12.2018
Fátima Priscila de Almeida Paredes
Defesa em: 12.12.2024
Gilmara de Souza Cruz Jacob
Defesa em: 04.10.2024
Ingrid de Cassia Barbosa Silva
Defesa em: 18.12.2024
Júlia Blum Portal
Defesa em: 12.12.2024
Juliana da Silva Munhoz da Silva
Defesa em: 23.03.2023
Marli Elisabete Machado
Defesa em 06.12.2018
Kelly Louise Thiel
Defesa em: 29.03.2023
Cláudia Rodrigues Pacheco
Defesa em: 30.03.2023
Magda Jucélia de Azeredo
Defesa em: 18.07.2023
Natálie Cancelli Faria
Defesa em 29.08.2024
Ronise Dias Machado
Defesa em 05.12.2018
Tábata Moschen
Defesa em 10.12.2018
Raimunda Josefa de Freitas da Silva
Defesa em 19.11.2024
Marcio Soares da Silva
Defesa em 27.12.2024
Angelo Henrique Louzada
Defesa em 10.03.2020
Alessandro Giuliani
Defesa em 26.03.2020
Cassiana Ferri Grassi
Defesa em 30.03.2020
Jonathan da Silva Felisberto
Defesa em 30.04.2020
Angelina Vessozi de Azevedo
Defesa em 28.07.2020
Camila Cristini da Silva Ferreira
Defesa em 31.08.2020
Ana Cristina Pfeifer
Defesa em 16.12.2020
Carmem Julieta Job dos Santos
Defesa em 21.12.2020
Greice Kelli Coelho de Souza
Defesa em 22.03.2021
Lucas Janssen Teixeira
Defesa em 22.03.2021
Édila Penna Pinheiro
Defesa em 31.05.2021
Caroline do Val Marques
Defesa em 30.06.2021
Marelaine Maciel Rodrigues Ploharski
Defesa em 09.08.2021
Luciane Dihl de Castro
Defesa em 29.03.2022
Larissa Ramos Roxo
Defesa em 28.06.2022
Rita Fagundes
Defesa em 31.08.2022
Marcia Eliane Beust de Lima
Defesa em 21.09.2022
Mariele Cristina Klein
Defesa em 29.09.2022
Tiago Machado da Costa
Defesa em 29.09.2022
Bruna Vieira Farioli
Defesa em 28.10.2022
Processos Patológicos
Aida Mayumi Menezes
Defesa em 10.07.2024
Alessandra da Costa Sousa
Defesa em 16.12.2024
Antonio Rogério Pastorini Kepler
Defesa em 28.11.2022
Carla Karoline dos Santos Teles
Defesa em: 09.12.2024
Elisângela de Moraes Rocha
Defesa em 03.12.2018
Jéferson dos Santos Gonçalves
Defesa em 30.09.2024
Juliana Ribas Machado Manera
Defesa em 28.09.2023
Raphael Fagner Rodrigues Pereira
Defesa em 03.04.2024
Márcia Elisa Hammes Teixeira Menezes
Defesa em 04.12.2024
Mauricio da Silvia Roxkow Fraga
Defesa em 24.03.2020
Meire Cristina Soares Ribeiro
Defesa em 06.12.2024
Rafael Moreira Chagas
Defesa em 20.12.2024
Tania Maria Hendges de Paula
Defesa em 31.03.2020
Talena Brabo Arero
Defesa em 22.04.2020
Fábio Cristiano Born
Defesa em 29.04.2020
Rosane Souza Quadros
Defesa em 31.05.2021
Maria Carolina Souza Rost
Defesa em 31.06.2021
Melissa Perin
Defesa em 30.06.2021
Rogério Viana
Defesa em 02.08.2021
Cristiane de Souza
Defesa em 27.10.2021
Karine Pires Fauri de Oliveira
Defesa em 28.10.2021
Carlos Guimarães Moraes
Defesa em 15.12.2021
Maiara Cristina de Cesaro
Defesa em 16.12.2021
Daniela Campos Pereira
Defesa em 16.12.2021
Grasiele Correa de Mello Padilha
Defesa em 14/07/2022
Danielle Roos
Defesa em 17/08/2022
Ana Kamila Figueira Burlamaqui
Defesa em 04/10/2022
Cássia Daiane da Silveira Hammes
Defesa em 28/10/2022
Zezinha Santos do Carmo
Defesa em 17/12/2024
Educação e Promoção em Saúde
Anna Catherine Graebin
Defesa em 29.04.2015
Atila Americo Osório
Defesa em 21.12.2016
César Augusto Faccini Bergmann
Defesa em 12.01.2017
Cristina Maria Ruschel Alves
Defesa em 30.04.2015
Danielle Souza de Moraes
Defesa em 29.04.2015
Fernanda Koch Bender
Defesa em 22.12.2016
Gerson Luiz Santos Rocha
Defesa em 03.12.2015
Guilherme Saraiva Walchinski
Defesa em 16.12.2015
Helena Beatriz Petersen
Defesa em: 10.11.2017
Lisiane Barcarolo Martinoto
Defesa em 16.12.2015
Michele Bittencourt Silviera
Defesa em 09.12.2015
Micheli Carvalho Campos
Defesa em 18.12.2015
Monique Eva Vargas Cardoso
Defesa em 13.12.2016
Néverton Orofino D'Ávila
Defesa em 01.04.2015
Rafael Sudecum Martins
Defesa em 30.04.2015
Vilma Silva da Cidade
Defesa em 14.09.2016
Desenvolvimento Humano e Processo Saúde-Doença
Ana Maria Lima do Rego de Abreu
Defesa em 14.12.2016
André Luís Bendl
Defesa em 30.03.2017
Caroline Barbosa Schmitz
Defesa em 07.03.2016
Celita Fraporti
Defesa em 29.04.2015
Cleber Valinodo Pereira
Defesa em 07.03.2016
Daiana Schwengber
Defesa em 27.11.2015
Daisson Lacerda Moreira
Defesa em 19.06.2017
Denise Muller Garateguy
Defesa em 17.12.2014
Djanir de Freitas Brião
Defesa em 20.03.2017
Fernanda Moehlecke
Defesa em 25.11.2015
Ivanilda Alexandre da Silva Santos
Defesa em 29.03.2017
Josane Bairros de Souza
Defesa em 31.03.2017
Joséli do Nascimento Pinto
Defesa em 29.04.2015
Karen Freitas Bittencourt
Defesa em 29.02.2016
Lidia Maria Oliveira de Souza
Defesa em 25.10.2017
Lucélia Caroline dos Santos Cardoso
Defesa em 21.12.2016
Lúcia Fabiane da Silva Luz
Defesa em 27.03.2016
Luísa Emília Lucena Camargo
Defesa em 06.05.2015
Luiz Carlos Mai Junior
Defesa em 06.05.2015
Maria Elenice Cortese Dalla Nora
Defesa em 27.03.2017
Maria Fernanda Duarte da Luz
Defesa em 06.05.2015
Mariana De Mattos Brose
Defesa em 16.12.2015
Michele Casser Csordas
Defesa em 09.03.2016
Nídea Rita Michels Dick
Defesa em 27.04.2015
Paula Rita Baptista Costa
Defesa em 02.12.2015
Régis Júnior Muniz
Defesa em 17.12.2015
Rejane Maria Eccel Petereit
Defesa em 17.12.2015
Rosângela Ligabue
Defesa em 27.03.2017
Sabrine Basso Batalha
Defesa em 16.12.2014
Simone Machado Walter
Defesa em 09.03.2016
Solange Refatti Alves
Defesa em 02.03.2016
Thayla Jacobi Molina
Defesa em 27.04.2015
Vanessa Silva de Souza
Defesa em 06.06.2017
Vera Regina Marques
Defesa em 29.11.2017
Rosane Souza Quadros
Defesa em 31.05.2021
Maria Carolina Souza Rost
Defesa em 31.06.2021
Melissa Perin
Defesa em 30.06.2021
Rogério Viana
Defesa em 02.08.2021
Wagner de Oliveira
Defesa em 15.10.2024
Estrutura do Programa
Duração mínima para conclusão do Curso de Doutorado é de 24 (vinte e quatro) meses, e a máxima é de 48 (quarenta e oito) meses, contados a partir da data de início do primeiro período letivo em que o aluno se matriculou.
Aluno regular: Alunos regulares são aqueles matriculados no curso, exigindo-se destes a conclusão de 36 créditos, divididos em:
- 04 créditos correspondentes à orientação de trabalho final;
- 04 créditos dos componentes obrigatórios;
- 16 créditos de disciplinas obrigatórias;
- 12 créditos de disciplinas eletivas;
Proficiência em idioma estrangeiro: Orientação para o Exame de Proficiência - Este Exame é uma exigência da CAPES e está previsto pelos art. 46 e 47 do Regulamento da Pós-graduação do Unilasalle (Resolução CONSUN nº 042/23).
Qualificação do projeto: A qualificação do trabalho acadêmico é obrigatória e pré-requisito para a defesa final. Deve ser realizada até o prazo máximo de 24 (meses) meses, contados a partir da data de início do primeiro período letivo em que o aluno se matriculou.
Aluno especial: Nesta modalidade é possível cursar apenas disciplinas eletivas, sendo no máximo duas disciplinas (não obrigatórias) por semestre.
Alunos Regulares
Alexsandra Oliveira Rodrigues de Paulo
Aline Silva do Prado
Andreia Vedana Romanzini
Beatriz Elisabeth Oliveira Machado Rocha Pires da Silva
Cláudia Rodrigues Pacheco
Dailys Pires Bergesch
Elizandro Ribeiro Camargo
Juliana Ribas Machado Manera
Magda Jucélia de Azeredo
Maria Jose Santos de Oliveira
Rita Fagundes
O Mestrado Profissional em Saúde e Desenvolvimento Humano atua no contexto interdisciplinar. Valorizando as produções técnicas, artísticas e tecnológicas produzidas pelos docentes e discentes. Nesse sentido, as produções disponíveis nesta página são oriundas de projetos de pesquisa produzidos no Mestrado Profissional em Saúde e Desenvolvimento Humano que respondam às demandas da área de atuação dos discentes e da comunidade.
Nesse sentido, as produções disponíveis nesta página são oriundas de projetos de pesquisa produzidos no Mestrado Profissional em Saúde e Desenvolvimento Humano que respondam às demandas da área de atuação dos discentes e da comunidade.
Coordenador(a): Cleber Gibbon Ratto
Linha de Pesquisa: Avaliação e Promoção da Saúde
Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade La Salle - Canoas - Outra.
Situação: Em Andamento
Resumo: O projeto apresentado é desdobramento de investigação concluída fevereiro de 2024. Já foram desenvolvidas: Fase I (PQ. CA Educação 2015/2018. Processo 313592/2014-4). Fase II (PQ. CA Educação 2018/2021. Processo CNPq 307820/2017-3). Fase III (PQ. CA Educação 2021/2024. Processo CNPq 308981/2020-0). Trata-se agora de proposição da Fase IV sofrimento psicossocial entre jovens estudantes migrantes e refugiados em Canoas/RS, cujo objetivo central consiste em compreender os percursos e percalços socioeducacionais e psíquicos implicados na ocorrência, expressão e manejo do sofrimento psicossocial vivido por jovens estudantes migrantes e refugiados em Canoas/RS, com vistas a implementar e avaliar tecnologias sociais capazes de favorecer a produção de saúde e qualidade de vida destas populações. Teoricamente está articulado entre os campos da Psicanálise (FREUD; BIRMAN; FREIRE COSTA; KEHL) e da Teoria Social (BENJAMIN; ADORNO; ARENDT; HONNETH) lançando mão da produção acumulada nos estudos de juventudes, especialmente latino-americanos (CANCLINI; REGUILLO; FEIXA; PAIS; SPOSITO; DAYRELL; CARRANO) e aqueles com foco nas migrações e refúgios (HENDEL, DIEZ, NOVARO, BARTLETT; ROSA). Trata- se de pesquisa com caráter exploratório e descritivo, servindo-se de design metodológico experimentado e consolidado nas fases II e III. A investigação filia-se a uma perspectiva socioantropológica da pesquisa em Educação, justificada pela necessidade de conhecer os jogos de sentidos que operam na realidade em estudo, a partir do maior número de perspectivas implicadas e através do diálogo intercultural. O campo de estudo será constituído por escolas públicas (Estaduais e Municipais) situadas em Canoas/RS, onde estejam matriculados jovens migrantes e refugiados entre 15 e 29 anos, envolvendo três etapas. ETAPA 1) Delinear os percursos e percalços desses jovens em suas histórias socioeducacionais, a partir do mapeamento e identificação da população juvenil especificada, regularmente matriculada na rede escolar. ETAPA 2) Analisar o material narrativo produzido nos grupos de acolhimento psicossocial (grupos de discussão) a jovens migrantes e refugiados, com vistas a produção de um "programa de formação intercultural" para educadores das redes de ensino envolvidas. ETAPA 3) Analisar o trabalho desenvolvido em oficinas de formação continuada para educadores alcançados pela pesquisa, avaliando as práticas de formação intercultural ligadas ao tema do sofrimento psicossocial da população pesquisada. O marco geral de análise constrói-se a partir da Análise do Discurso desenvolvida por Michel Foucault.
Coordenador(a): Aline Groff Vivian
Linha de Pesquisa: Avaliação e Promoção da Saúde
Fomento: SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Situação: Em Andamento
Resumo:
A infância, adolescência e adultez emergente são fases do ciclo da vida em que ocorrem importantes transformações socioemocionais, cognitivas, biológicas e comportamentais. Na infância, torna-se fundamental identificar fatores de risco e proteção que têm sido associados a condições adversas, a fim de promover a saúde mental da criança e prevenir o surgimento de agravos na adolescência e vida adulta. Já na adolescência surgem novas demandas de desenvolvimento que podem causar conflitos de relacionamento, preocupações com a saúde e a própria identidade dentre outros, que podem repercutir posteriormente na qualidade de vida do jovem e do adulto. Alguns desses aspectos, seguem sendo pauta de desenvolvimento na adultez emergente. Nesse sentido, o objetivo deste estudo será investigar os fatores de risco e proteção à saúde mental na infância, adolescência e adultez bem como suas repercussões na qualidade de vida. Especificamente, buscar-se-á analisar a percepção dos genitores quanto à saúde mental de seus filhos; compreender quais os indicadores de risco para as crianças e adolescentes ao longo da vida, bem como descrever as impressões dos adolescentes quanto à saúde mental e qualidade de vida. Por fim, será analisada a qualidade de vida de adultos emergentes, bem como suas impressões acerca da própria saúde mental. Trata-se de um estudo transversal, exploratório e descritivo. Participarão desse estudo 75 genitores com filhos cursando o ensino fundamental I e 45 alunos do ensino fundamental II e ensino médio, de escolas públicas da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS e 30 adultos jovens universitários (n=150). As entrevistas semiestruturadas serão gravadas e transcritas, submetidas à análise de conteúdo qualitativa de Bardin, com o auxílio do software MaxQda. Os adolescentes e jovens adultos responderão também a uma ficha de dados sociodemográficos, bem como ao instrumento WoqolBref cujos dados serão submetidos à análise estatística. Os resultados serão organizados em categorias derivadas dos achados, analisados à luz da literatura sobre o tema. Considera-se que compreender fatores de risco e proteção à saúde mental ao longo da vida pode contribuir para o planejamento de ações promotoras da saúde nesse contexto, desde a infância e adolescência, bem como repercutir na qualidade de vida na vida adulta. Além disso, espera-se que a partir dos resultados se possa gerar produtos técnicos como cartilhas, e-books, dentre outros, para subsidiar intervenções que poderão ser realizadas tanto em contexto escolar como no âmbito privado da comunidade. Palavras-chave: infância, adolescência, adultez, promoção da saúde mental, qualidade de vida.
Coordenador(a): Camila Bolzan de Campos
Linha de Pesquisa: Avaliação e Promoção da Saúde
Fomento: SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Situação: Em Andamento
Resumo:
A Conexão com a Natureza (CN), que designa vínculo subjetivo, pode reverter em cuidado ecológico. Embora alguns defendam esse vínculo como inato, é consenso que ele deve ser promovido desde a infância, pois o contato com ambientes naturais o fomenta, possibilita benefícios para a saúde e estimula comportamentos ecológicos (CE) de proteção e cuidado com a natureza. Estudos apontam que a CN é importante preditor de CE, no entanto, há muito a ser compreendido sobre suas possibilidades, em particular na infância e adolescência dos que vivem em centros urbanos. De fato, observa-se crescente desconexão e distanciamento da natureza pelos habitantes de centros urbanos, o que impacta tanto em sua saúde quanto na preservação de áreas naturais. Tal cenário se mostra especialmente contundente no Brasil, cuja exuberância da natureza e os valores simbólicos dessa relação se encontram ameaçados. Amparando-se em estudos que indicam que a maioria das famílias e escolas têm dificuldade de proporcionar convívios mais frequentes de crianças e adolescentes com a natureza, o que reduz ainda mais a oportunidade para surgimento desse vínculo subjetivo, este estudo visa investigar as oportunidades de convívio com a natureza oferecidas aos estudantes por escolas de educação básica brasileiras. Assim, pretende-se: fazer um levantamento dos espaços ao ar livre/naturais de escolas em algumas cidades situadas em todas as regiões geográficas do país (Brasilia-DF; Canoas-RS; Ribeirão Preto-SP; Natal-RN; Manaus-AM; Boa Vista-RR); averiguar o que pensam gestores/professores a respeito da inserção da natureza no fazer pedagógico; e investigar como os estudantes se relacionam com a natureza e seu respectivo CE. Espera-se propiciar um retrato desse cenário escola-natureza no Brasil e contribuir para políticas públicas voltadas para a inserção de atividades baseadas na natureza com incentivo a atividades em áreas externas e verdes nas escolas, e, ainda, colabore com o planejamento e a reformulação do ambiente escolar para a presença de áreas verdes em seus espaços.
Coordenador(a): Daniele Mariath Bassuino
Linha de Pesquisa: Processos Patológicos
Fomento: SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Situação: Em Andamento
Resumo:
As zoonoses são doenças infecciosas transmitidas dos animais aos homens. Daevidente necessidade de interligação de estudos e pesquisas que envolvam saúde humana, animal e ambiental surgiu o conceito de Saúde Única através de Organizações internacionais. Este projeto tem o objetivo de detectar, descrever e diagnosticar as zoonoses regionais que afetam os animais domésticos através dos achados patológicos e da utilização de técnicas complementares. Em um primeiro momento a equipe entrará em contato com médicos veterinários parceiros para que atentem, coletem e enviem amostras de animais suspeitos de virem a óbito por uma zoonose a um laboratório de Patologia Veterinária para o processamento histológico. As lâminas coradas por hematoxilina e eosina serão enviadas à equipe do projeto para análise e descrição dos casos. A partir de 2025 essas amostras devem ser encaminhadas ao Laboratório de Patologia Veterinária da Unilasalle, assim como, novos parceiros devem ser firmados com veterinários da região a fim do encaminhamento de amostras à Universidade. Para todos os casos será gerado um laudo que contemple as informações básicas de cada caso, assim como dos achados macro e microscópicos observados e o diagnóstico final. Ainda, será realizado o registro fotográfico das lesões de necropsia e microscópicas. Quando necessário, amostras poderão ser serão coletadas e submetidas para exames complementares de acordo com a suspeita clínico-patológica para laboratórios parceiros. Após a conclusão dos casos será realizado um momento de discussão dos casos acompanhados avaliando-se os diagnósticos, achados epidemiológicos, fatores de risco observados e população contactante. Ao final do projeto se almeja a compilação dos dados, a publicação de material técnico e científico, assim como, o retorno a comunidade afetada com informações acessíveis sobre o agente etiológico identificado, mecanismos de transmissão e métodos de controle e profilaxia para cada doença.
Coordenador(a): Fernanda Rabaioli da Silva
Linha de Pesquisa: Avaliação e Promoção da Saúde
Fomento: PGQP Edital Fapergs 09/2023
Situação: Em Andamento
Resumo:
Os corantes têm sido utilizados na história humana há muitos séculos e são de grande importância em diversos setores econômicos. Existem várias classes de corantes, sendo os azóicos a classe mais utilizada comercialmente. Esses corantes, porém, representam um desafio ambiental devido ao seu descarte em grande quantidade em corpos d'água, causando contaminação. Quando reduzidos, podem gerar aminas aromáticas, que são substâncias mutagênicas e cancerígenas. Diferentes técnicas de remoção destes contaminantes têm sido estudadas, incluindo processos biológicos, físicos e químicos. Entre as tecnologias emergentes, os processos oxidativos avançados têm se mostrado promissores. No entanto, a adsorção é uma das técnicas mais eficazes para remover corantes de águas residuais, especialmente usando materiais biossorventes. Dentre eles, cabe destacar o engaço de uva, o mesmo apresenta-se uma natureza lignocelulósica, isto é, componentes estruturais tais como, celulose, hemicelulose e lignina, os quais lhe confere características que elevam seu potencial como adsorvente. Uma forma de testar a eficiência na remoção de corantes é fazer uso de ensaios físicos, químicos e biológicos. Assim, este projeto tem como objetivo geral investigar o potencial do engaço de uva como biossorvente na remoção de corantes azóicos bem como sua eficiência na redução dos efeitos citotóxico, genotóxico e ecotóxico em diferentes modelos biológicos: (a) in vivo, através da análise de amostras brutas e tratadas contendo azocorantes em Daphnia magna e (b) in vitro, através de ensaios de citotoxicidade e genotoxicidade na linhagem celular HepG2 e mutagenicidade em Teste de Ames. Espera-se alcançar um maior entendimento sobre a eficiência do biossorvente produzido a partir do engaço de uva no tratamento de azocorantes no que se refere, principalmente, a redução da cor, turbidez e toxicidade.
Coordenador(a): Fernanda Rabaioli da Silva
Linha de Pesquisa: Avaliação e Promoção da Saúde
Fomento: FAPERGS - Auxílio financeiro
Situação: Em Andamento
Resumo:
Este projeto tem como objetivo investigar os efeitos das chuvas extremas e cheias em regiões afetadas do Rio Grande do Sul, mais especificamente em Canoas, adotando uma abordagem integrada e multidisciplinar que combina saúde ambiental, humana e animal. A pesquisa avalia os impactos ecotoxicológicos, psicossociais, celulares, moleculares e zoonóticos por meio da análise de biomonitores, biomarcadores e questionários, com o intuito de identificar danos à saúde e à qualidade ambiental. Entre os principais objetivos, destacam-se o mapeamento da qualidade da água e do solo, a análise da genotoxicidade e toxicidade em humanos e animais, bem como a investigação de transtornos mentais, como depressão e transtorno de estresse pós-traumático. O estudo também examina as consequências para a saúde animal, com foco nas zoonoses. A partir dos resultados obtidos, serão elaboradas estratégias de mitigação e intervenção, visando melhorar a resiliência ambiental e comunitária frente a desastres naturais. Este estudo promete uma contribuição significativa para a saúde pública e a ciência ambiental, fornecendo dados essenciais para a formulação de políticas públicas e práticas eficazes de gestão de desastres.
Coordenador(a): Fernanda Rabaioli da Silva
Linha de Pesquisa: Avaliação e Promoção da Saúde
Fomento: Edital recém contratado - ARC Fapergs
Situação: Em Andamento
Resumo:
A vitivinicultura brasileira tem chamado a atenção em diversos segmentos da economia, pois o país, além de ser grande produtor de grãos como soja e milho, se destaca no cultivo de uvas. Devido a este crescimento, há a geração de um volume de subprodutos (casca, engaço e bagaço), tornando crucial a implementação de soluções tecnológicas para o aproveitamento desse resíduo na geração de produtos de maior valor agregado. A recuperação das fibras e compostos bioativos do engaço de uva possibilita o desenvolvimento de bioadsorventes para o setor agroindustrial. Assim, este projeto visa encontrar alternativas para o setor da vitivinicultura, minimizando o impacto ambiental e econômico, protegendo o meio ambiente e aumentando a rentabilidade neste segmento. Para isso, testes de adsorção visando avaliar a eficiência da utilização do engaço da uva no tratamento de efluente de vitivinicultura serão realizados. Além disso, testes físico-químicos e ensaios ecotoxicológicos. Por fim, será analisado os resultados encontrados e irá se comparar com o tratamento convencional já realizado pela empresa.
Coordenador(a): Fernanda Rabaioli da Silva
Linha de Pesquisa: Avaliação e Promoção da Saúde
Fomento: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2
Situação: Em Andamento
Resumo:
O glifosato é um herbicida de amplo espectro utilizado nas principais culturas agrícolas, como a da soja, por exemplo. Ele caracteriza-se por ser persistente em solos e águas superficiais e subterrâneas, contaminando o ambiente. Já a contaminação humana pode se dar pela via ocupacional, alimentar ou ambiental. Populações expostas a agroquímicos de forma crônica e aguda podem sofrer um comprometimento na saúde com a manifestação de doenças neurodegenerativas. Além disso, o glifosato é citado pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer como sendo um provável carcinógeno humano. Entre as diversas formulações do glifosato utilizadas no Rio Grande do Sul (RS, Brasil), se destaca a de nome comercial Roundup Transorb (RT). Estudos anteriores demonstraram toxicidade sinérgica em formulações a base de glifosato. Considerando a complexa questão do glifosato na saúde, incluindo danos ao DNA, neurotoxicidade e câncer, este estudo tem por objetivo avaliar a citotoxicidade e genotoxicidade do RT em duas linhagens celulares de glioblastomas: U87 (proficiente para p53) e U251 (mutante para p53; alteração genética relacionada com o desenvolvimento precoce de câncer de cabeça), bem como prospectar as principais proteínas envolvidas à exposição ao glifosato no sistema nervoso, utilizando a Biologia de Sistemas. Para mineração dos dados, ferramentas de bioinformática serão utilizadas como o STRING 11.0 e STITCH 5.0, que servirão como base para o desenho das redes binárias no programa Cytoscape 3.6.0. Para análise desse modelo, os programas Molecular Complex Detection (MCODE), o Biological Network Gene Ontology (BiNGO) e CentiScaPe serão aplicados. Assim, vale ressaltar que estas avaliações serão importantes para conhecer a ação do RT em células do sistema nervoso contribuindo para o entendimento dos possíveis efeitos na exposição humana.
Coordenador(a): Gustavo Fioravanti Vieira
Linha de Pesquisa: Processos Patológicos
Fomento: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2
Situação: Em Andamento
Resumo:
A imunoinformática é uma área específica da bioinformática e da biologia computacional que lida especificamente com os fenômenos imunológicos. Neste projeto específico, o enfoque se dá nos eventos que envolvem o reconhecimento de células infectadas pelas células T CD8+ (linfócitos T citotóxicos). A abordagem envolve desde a investigação dos passos envolvidos na via de processamento de antígenos até a interação entre o receptor de célula T (TCR) com o epitopo complexado a molécula do MHC, que define o desfecho do desencadeamento de uma resposta imune ou não. Para tanto são utilizados diferentes ferramentas que predizem cada uma destas etapas. Além do uso de ferramentas que são cientificamente estabelecidas, também está previsto o desenvolvimento de ferramentas dentro do projeto a partir de uma análise estrutural dos diferentes ?bottlenecks? (clivagem pelo proteossomo, ligação ao MHC, etc). No tocante a predição de imunogenicidade de um epitopo, o projeto contempla a análise em larga escala de alvos de infecção viral e de tumores já descritos na literatura. A partir desta comparação, espera-se definir padrões estruturais que sejam as impressões digitais destas doenças. Bancos de dados estruturais e ferramentas de modelagem molecular serão empregados neste processo, bem como métodos estatísticos de clusterização para extrair os padrões compartilhados. O resultado deste pipeline permitirá que possamos inferir um conjunto de alvos de células T em uma nova infecção viral emergente ou um tumor de um tecido específico, por exemplo.
Coordenador(a): Juliana da Silva
Linha de Pesquisa: Processos Patológicos
Fomento: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2
Situação: Em Andamento
Resumo:
Muitos químicos potencialmente danosos, tanto naturais como de origem antropogênica, são eliminados no ambiente constantemente. Tem crescido muito o interesse em se biomonitorar e biomarcar ecossistemas terrestres e aquáticos quanto à exposição a agentes danosos, bem como o efeito destes sobre a saúde humana e a relação com diferentes doenças. Monitorar os tipos e as quantidades de tóxicos que estão constantemente entrando em contato com o ambiente e com o ser humano é uma tarefa exaustiva. Apesar dos inúmeros métodos analíticos disponíveis, alguns dos quais serão utilizados neste projeto, coletar amostras suficientes em tempo hábil, continua sendo um grande obstáculo na avaliação de danos ambientais, seja ao ecossistema como um todo, ou de forma específica, como ao ser humano. O monitoramento ambiental, principalmente no que diz respeito a organismos expostos a poluentes (biomonitores), utilizando sistemas testes biológicos (biomarcadores), propicia uma promissora ferramenta para a identificação de poluentes capazes de causar dano à saúde humana e ao ambiente. Além disto, quanto à avaliação de produtos naturais e sintéticos, estudos que buscam informações referentes ao efeito danoso ao DNA causado por estes que são utilizados para fins medicinais são relevantes em termos de esclarecimento de mecanismos de ação das suas substâncias, e desta forma para seu uso de forma segura. Assim, é objetivo geral deste projeto avaliar a genotoxicidade de diferentes compostos presentes em compostos sintéticos e naturais, além de identificar poluentes capazes de afetar a saúde ambiental e humana. Para tanto, são utilizados diferentes bioensaios in vitro e in vivo: Teste de micronúcleos, ensaio cometa e tamanho telomérico. Estas metodologias são empregadas para avaliar: a atividade mutagênica de fármacos, extratos vegetais e compostos presentes na dieta alimentar humana (avaliação de produtos naturais e sintéticos); a toxicidade genética associada a poluentes atmosféricos (incluindo solo) e aquáticos (biomonitoramento ambiental); avaliação da saúde humana em relação à exposição ambiental e ocupacional; instabilidade genômica e a relação com diferentes doenças. Desta forma, espera-se integrar de forma interdisciplinar diferentes projetos relacionados à saúde humana e ambiental em busca da compreensão dos processos de saúde e doença e suas implicações no desenvolvimento humano. Neste sentido busca-se a prevenção primária, a qual engloba ações realizadas para evitar a ocorrência da doença, sendo as estratégias voltadas para a redução da exposição aos fatores de risco.
Coordenador(a): Lidiane Isabel Filippin
Linha de Pesquisa: Avaliação e Promoção em Saúde
Fomento: Secretaria Municipal da Saúde - Porto Alegre Bolsa
Situação: Em Andamento
Resumo:
O programa PET-Saúde: Equidade tem como objetivo principal proporcionar atividades de educação por meio do trabalho na área da saúde, com o propósito de fortalecer a integração entre o ensino, os serviços de saúde e a comunidade. O programa visa contribuir para a formação de profissionais de saúde do futuro, além de promover a criação e expansão das condições necessárias para valorizar os atuais e futuros trabalhadores no contexto do SUS. A equidade em saúde é fundamental para assegurar que todos, especialmente os trabalhadores do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre - RS, tenham acesso a condições de trabalho justa nos serviços de saúde, independentemente de sua situação laboral, socioeconômica ou geográfica. Este aspecto é particularmente relevante em um país diverso como o Brasil, onde as diferenças regionais podem ter um impacto significativo na saúde das populações. Nesse sentido, o presente projeto busca compreender as experiências interventivas no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) e analisar as condições de saúde e trabalho das trabalhadoras no âmbito da saúde em um hospital geral do Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem quanti-qualitativa, junto às trabalhadoras do SUS. Por fim, espera-se que o estudo forneça insights detalhados sobre a experiência no PET-Saúde, destacando tanto as fortalezas quanto as áreas a serem melhoradas.
Coordenador(a): Lidiane Isabel Filippin
Linha de Pesquisa: Avaliação e Promoção em Saúde
Fomento: SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Situação: Em Andamento
Resumo:
Sarcopenia é uma doença generalizada do músculo esquelético caracterizada por uma redução da massa muscular e da força muscular, que por sua vez está associada ao baixo desempenho físico [1]. Na população em geral, essa condição está associada ao aumento da probabilidade de resultados adversos, como quedas, fraturas, hospitalizações e morte [2]. Fatores como envelhecimento, estilo de vida pouco saudável e doenças inflamatórias crônicas estão associados à sarcopenia [2]. Embora o termo sarcopenia tenha sido inicialmente proposto como perda muscular associada à idade, atualmente ele tem sido usado de forma mais geral como uma doença do músculo esquelético aplicável em várias idades e múltiplos contextos clínicos, incluindo artrite reumatoide (AR), onde descreve o declínio da massa muscular e da função independentemente da idade [3,4]. Pacientes com AR, uma doença inflamatória sistêmica crônica das articulações sinoviais [5], frequentemente apresentam alterações na composição corporal e na função física [6]. Além disso, pacientes com AR frequentemente apresentam uma diminuição na massa muscular, particularmente no músculo esquelético apendicular, enquanto geralmente apresentam massa gorda normal ou aumentada [7,8]. Adicionalmente, a força muscular é tipicamente menor quando comparada a indivíduos saudáveis [6]. Recentemente, uma revisão descreveu esses efeitos negativos da AR no músculo esquelético como sarcopenia reumatoide [9]. Portanto, não há um acordo universal sobre as definições para essa condição, causando confusão entre cientistas, médicos e profissionais de saúde sobre quais definições, pontos de corte e ferramentas de avaliação muscular empregar. Por outro lado, uma revisão sistemática com meta-análise relatou que a prevalência de sarcopenia em pacientes com AR varia de 24 a 30 [10]. Embora a prevalência de sarcopenia em pacientes com AR tenha sido explorada em estudos transversais anteriores usando abordagens variadas, poucos utilizaram a definição revisada do Grupo de Trabalho Europeu sobre Sarcopenia em Pessoas Idosas (EWGSOP2) e nenhum definiu os fatores de risco para sarcopenia em pacientes com artrite reumatoide. Embora haja incertezas sobre o método mais eficaz para avaliar a sarcopenia, devido à sua natureza multifatorial, é amplamente reconhecido que a sarcopenia associada à AR é altamente prevalente entre os pacientes com essa condição. Além disso, a sarcopenia reumatoide representa um desafio clínico significativo, comprometendo consideravelmente a funcionalidade dos pacientes e aumentando o risco de quedas e mortalidade.
Coordenador(a): Márcio Manozzo Boniatti
Linha de Pesquisa: Avaliação e Promoção em Saúde
Fomento: SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Situação: Em Andamento
Resumo:
As doenças cardiovasculares se destacam como as principais causas de morte em ambos os sexos, com a doença arterial coronariana assumindo uma proporção significativa nesse cenário. Globalmente, a doença arterial coronariana é responsável por 15 e 20 de todas as mortes em mulheres e homens, respectivamente. É interessante observar que a prevalência de doença cardiovascular é menor em mulheres na pré-menopausa e que a instalação da doença ocorre mais tardiamente nelas, além de apresentarem sintomas mais atípicos. Além dessas diferenças em relação às características observadas nos homens, há evidências de que, independente da idade, mulheres com doença arterial coronariana apresentam piores desfechos. Algumas explicações são dadas pelo fato que as mulheres possuem idade mais avançada quando um evento isquêmico acontece e tem mais comorbidades. A apresentação com sintomas atípicos também pode contribuir, resultando em diagnósticos errôneos ou tardios. Uma preocupação, no entanto, é que este cenário de desfechos desfavoráveis sejam, em parte, porque as mulheres recebem um cuidado de saúde de menor qualidade, um fenômeno conhecido como disparidade de gênero. Essa disparidade está ligada à crença de que as doenças cardiovasculares afetam quase exclusivamente os homens, algo que se reflete na percepção tanto de pacientes quanto de médicos. O viés de gênero é definido como uma discriminação sistemática não-intencional de mulheres ou de homens. Viés de gênero no diagnóstico e tratamento de doença cardiovascular tem sido relatado em alguns estudos, mas não em outros. O objetivo deste estudo é verificar se há diferença em relação ao sexo no manejo e nos desfechos dos pacientes atendidos na emergência por dor torácica. Trata-se de um estudo de coorte prospectivo que será realizado no Instituto de Cardiologia - Fundação Universitária de Cardiologia (IC-FUC) de Porto Alegre. Serão incluídos no estudo os pacientes com mais de 18 anos que procurarem o serviço de emergência do hospital tendo como queixa principal dor torácica não-traumática. O desfecho primário será admissão hospitalar. Os desfechos secundários serão classificação de risco, solicitação de troponina, realização de eletrocardiograma e taxa de admissão na UTI.
Coordenador(a): Patrick da Silveira Gonçalves
Linha de Pesquisa: Avaliação e Promoção em Saúde
Fomento: SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Situação: Em Andamento
Resumo:
Este projeto de pesquisa busca analisar a qualidade de vida relacionada à saúde e os benefícios percebidos pelos idosos frequentadores dos programas de esporte e lazer oferecidos pelo poder público municipal de Canoas / RS. A pesquisa seguirá uma abordagem mista, sendo aplicados o questionário WHOQOL-bref, composto por perguntas fechadas e um questionário com perguntas abertas elaborado pelo pesquisador. A amostra será de 233 pessoas idosas que frequentam os programas de esporte e lazer oferecidos pelo poder público municipal de Canoas / RS.
Coordenador(a): Rodrigo Della Méa Plentz
Linha de Pesquisa: Avaliação e Promoção em Saúde
Fomento: HTM INDUSTRIA DE EQUIPAMENTOS ELETRO-ELETRONICOS LTDA - (Inovações e novas tecnologias em Fisioterapia e Reabilitação)
Situação: Em Andamento
Resumo:
A úlcera do pé diabético (UPD) é um problema de saúde pública. Diante do impacto das UPD para os pacientes e para o sistema de saúde, iniciativas com inteligência artificial (IA) têm sido desenvolvidas para detecção automatizada dessas lesões. Dentre as terapias adjuvantes, a fotobiomodulação tem se destacado como uma modalidade potencial de tratamento para acelerar a cicatrização de úlceras. Os objetivos do presente estudo são validar um modelo de IA para avaliação de úlceras do pé diabético e investigar os efeitos da fotobiomodulação na cicatrização de úlceras do pé diabético. Para isso este projeto será desenvolvido em três fases. A fase 1 do estudo caracteriza-se por um estudo transversal. As úlceras dos pacientes serão avaliadas pelo modelo de IA e comparadas à avaliação do clínico. A fase 2 caracteriza-se por uma revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados para verificar o efeito da terapia de fotobiomodulação e de diferentes doses sobre úlceras do pé diabético. A fase 3 do estudo caracteriza-se por um ensaio clínico randomizado que será conduzido de acordo com os achados da fase 1 e 2. Os pacientes serão randomizados em dois grupos, um grupo receberá o protocolo de fotobiomodulação com a dose ideal para tratamento de úlceras do pé diabético e o outro receberá fotobiomodulação placebo. Se a fase 1 demonstrar que a acurácia da avaliação das lesões realizada pela IA é muito semelhante à avaliação do clínico, esta será utilizada como instrumento de avaliação no ensaio clínico.
Coordenador(a): Rodrigo Della Méa Plentz
Linha de Pesquisa: Processos Psicológicos
Fomento: SOCIEDADE PORVIR CIENTIFICO - (Programa Unilasalle de Pesquisa)
Situação: Em Andamento
Resumo:
Identificar alterações na expressão de RNAs não-codificantes (miRNAs, lncRNAs e circRNAs) nas complicações microvasculares do DM em pacientes com DM1.
Trata-se de um grupo interdisciplinar com ênfase nas relações entre comportamento alimentar, cérebro e processos inflamatórios relacionados ao excesso de peso. Ou seja, esse grupo procura delimitar suas pequisas nas áreas do cérebro e seus impactos no comportamento obeso e vice e versa. Em especial, utilizamos a ideia de que as alterações de peso impactam no SNC, especialmente nas áreas de humor. Assim, estudos relacionados ao estresse, carga alostática e processos inflamatórios e suas interconexões perfazem núcleos de nossos estudos e pesquisas.
Coordenador: Julio Cesar Walz.
Colaboradores: Rafael Fernandes Zanin
O Grupo Genética Toxicológica é voltado para atividades em Avaliação e Promoção em Saúde e Processos Patológicos relacionados à área da Genética/Mutagêneses. As atividades são voltadas para a avaliação da toxidade genética resultante da exposição a agentes químicos, físicos e biológicos, bem como a relação da instabilidade genômica a diferentes doenças. Possui por objetivo principal avaliar o risco genético associado à exposição dos seres vivos a misturas complexas e a genotoxinas especificas presentes no ambiente, sejam de origem naturais ou antropogênicas. Diferentes metodologias são empregadas para avaliar a genotoxicidadede fármacos, extratos vegetais, compostos presentes na dieta alimentar humana, poluentes atmosféricos e aquáticos, conservação das espécies, saúde humana em relação à exposição ambiental e ocupacional, e instabilidade genômica relacionada a diferentes doenças.
Coordenadoras: Juliana da Silva e Fernanda Rabaioli da Silva
Com o objetivo de produzir conhecimento teórico-pratico para seus integrantes e a comunidade científica em geral, o GPED é um grupo interdisciplinar, composto por alunos da graduação e mestrado da área da saúde (fisioterapia, nutrição, psicologia, enfermagem) que desenvolve projetos de pesquisa voltados para o estudo da fisiopatologia da dor e seus mecanismos, bem como de terapêuticas e intervenções para o tratamento da mesma.
O grupo tem como foco o desenvolvimento de estudos que visam: Elaborar e validar medidas em saúde com aplicação de conhecimentos de áreas como psicologia, bioestatística, educação física e medicina; avaliar a efetividade de ações de atendimento às comunidades, em serviços de saúde ligados a populações brasileiras específicas e realizar intercâmbio com outros grupos de pesquisa no Brasil e no exterior, buscando a colaboração via pesquisador/professor visitante.
Coordenação
Coordenador: Prof. Dr. Maurício Pereira Almerão
E-mail: mauricio.almerao@unilasalle.edu.br
Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Gustavo Fioravanti Vieira
E-mail: gustavo.vieira@unilasalle.edu.br
Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento Humano
E-mail: secretariappg@unilasalle.edu.br
Telefones:
(51) 3476.8569 e (51) 3476.8770
Whatsapp: (51) 996351499
Horário de Atendimento:
De segunda à sexta-feira das 09h às 12h e das 13h às 18h.