Associação Internacional das Universidades La Salle (AIUL)

O filho da família de classe média alta, com avô nobre, abdica de sua fortuna em prol do ensino dedicado aos mais pobres e inicia sua obra em Reims, na França. Seu legado, no entanto, está espalhado pelos cinco continentes. A filosofia de São João Batista De La Salle (1651-1719) hoje está presente em 21 países da África, 23 das Américas, 15 países da Ásia, 18 da Europa e três da Oceania. Unindo 60 instituições de Ensino Superior das mesmas regiões, está a Associação Internacional das Universidades La Salle (AIUL), ou IALU na sigla em inglês.

A associação, criada em 1998, é a ponte pela qual as IES contribuem com uma articulação clara da identidade lassalista. O elo alcançado propicia diversos benefícios aos alunos, como programas de viagens internacionais nas instituições integrantes da Rede. As oportunidades no Unilasalle-RJ a partir da AIUL são estas:

ONE LA SALLE

De acordo com tratado firmado em 2017, os alunos que desejarem se candidatar podem estudar um semestre em qualquer universidade da Rede. As IES passam a ter um número mínimo de estudantes a serem recebidos por ano. Da Palestina à Colômbia, são diversas opções de intercâmbio para uma ideia nascida no berço da Antiguidade, a partir do La Salle Summer Program de Roma.

LA SALLE SUMMER PROGRAM

Na ida ao país escolhido a cada edição, os alunos, além de interagirem, desenvolvem projetos em conjunto para serem aplicados em sua universidade de origem quando retornam para casa. Durante a viagem, ocorrem workshops, palestras e apresentações. O programa teve início em 2012 na La Salle Beauvais, França. Desde aquele ano já ocorreram edições na Filadélfia, Barcelona, Roma e México.

  

PROGRAMA DE LIDERANÇA GLOBAL

Promove a integração entre universidades lassalistas e conta com visitas a diferentes pontos turísticos. O programa tem ainda o intuito de aproximar os estudantes de embaixadores, empresários, acadêmicos e jornalistas que atuam no exterior, além de promover um envolvimento deles com a população local. O pontapé inicial foi em Moçambique no ano de 2008 e já rodamos o mundo! Olha só o que tem de carimbo no nosso passaporte: Colômbia, Argentina, Israel/Palestina, Turquia, Cuba, China (com direito a três viagens), Marrocos, México, Estados Unidos/Costa Leste e Estados Unidos/Vale do Silício.

 

Conheça mais sobre a Associação Internacional das Universidades La Salle no site: http://aiul.org/spanish/