Menu

Legião Urbana cantou: “Sem trabalho eu não sou nada”. Shakeaspere resumiu: “Para o trabalho que gostamos levantamo-nos cedo e fazêmo-lo com alegria”. Freud correlacionou: “A imaginação criadora e o trabalho para mim andam de mãos dadas”. Para o Setor de Ação Comunitária esta palavra tem todos esses significados e um outro: calendário cheio. Além das atividades de longo prazo, como as campanhas de doação, Oficina de Confeitaria para Mulheres (e agora também outra específica para a terceira idade, uma das surpresas deste ano), e reforma de computadores em parceria com o Núcleo de Tecnologia e Inovação (NUTI), Livia Ribeiro explicou ao site do Unilasalle-RJ cada evento que o SEAC organiza no primeiro semestre.

Agendas a postos? Anote as ações e participe!

MARÇO 

TROTE SOLIDÁRIO (6 de março a 7 de abril) – “Segue o modelo de gincanas, com algumas provas diferentes. Ele começa no dia 9, próxima quinta-feira, com a doação de sangue ao Hemorio, a partir das 9h. A novidade deste ano são as oficinas que os alunos terão que construir e desenvolver na comunidade do Pé Pequeno. Além da arrecadação de materiais de higiene, alimentos, roupas e livros, eles também vão se envolver com a divulgação do SEAC e terão esta inserção em uma ação comunitária de fato”.

MISSA MENSAL (9 de março) – “Além da presença do Hemorio teremos, às 17h30, a Missa de Abertura do Semestre. Para nós este é um momento importante de Ação de Graças e de colocar nas mãos de Deus o trabalho que vamos realizar durante todo o ano”. 

DESABROCHAR (11 e 16 de março) – “A menina dos nossos olhos continua sendo o Desabrochar e para isso temos no dia 11 uma reunião com o projeto na Noronha Torrezão para fechar alguns encaminhamentos práticos. Dia 16 teremos o Seminário para a Formação de Voluntários, na qual trabalharemos com planejamento de oficinas, como organizar o seu cotidiano como voluntário permanente, qualquer voluntário de qualquer ação pode e deve participar. As atividades começam com as crianças do projeto dia 18. Vamos oferecer oficinas de valores/recreação, artes/dança, inglês e informática, sendo ministradas pelos discentes. A novidade deste ano são os coordenadores das oficinas, os mais experientes irão orientar os demais. Cada vez mais vemos o estudante como protagonista”.

AÇÃO COMUNITÁRIA MORRO DO PÉ PEQUENO (25 de março) – “Os alunos serão protagonistas da apresentação do projeto até a dinamização da oficina no dia 25 de março, quando formos conhecer a comunidade. A ideia é que eles participem de um levantamento das necessidades dos moradores, os discentes com mais levantamentos vão ganhar pontos no Trote Solidário. Queremos usar estes dados projetos futuros”.

OVOS DE PÁSCOA PARA O INCA (30 de março) – “Como no ano passado, iremos confeccionar ovos para presentear as crianças internadas no Instituto Nacional de Câncer durante a Semana Santa. As Atléticas fazem uma integração com os alunos na praça do Largo do Marrão e tiveram a ideia de cobrar uma forma de ingresso neste momento, já que haverá música. Decidimos que será a doação de uma barra de chocolate. O SEAC junto com os voluntários transformará em ovos esse chocolate”.

CINE LA SALLE QUARESMA (17 de março a 28 de abril) – “Em parceria com o Núcleo de Arte e Cultura, faremos uma mostra durante o período da quaresma, uma análise cinematográfica das obras relacionadas à vida de Jesus, da década de 1960 aos anos 2000, com seis sessões diferentes e um debate com um doutor em teatro e cinema tanto em relação a estéticas quanto questões litúrgicas”.

 

ABRIL 

CONFISSÕES (10, 11 e 12 de abril) – “Na segunda, terça e quarta-feira da Semana Santa iremos oferecer aconselhamentos e confissões aos nossos alunos a partir de um projeto que descobrimos existir em Guarapari. Os padres ficam nas praias à disposição de quem tiver interesse em procurá-los. Da mesma forma, queremos disponibilizar alguns sacerdotes em nossa Varanda Cultural para aqueles que quiserem uma conversa”.  

ACAMPAMENTO DO ELLU (29 e 30 de abril) – “O Encontro de Lideranças Lassalistas Universitárias segue enquanto célula para que tenhamos no futuro um grupo de pastoral universitária. Pretendemos levar os alunos para acampar em Itaipu, onde ocorreu o último encontro que tivemos, no dia 5 de novembro do ano passado. O ELLU de 2017 tem ainda como tema o fortalecimento da fé e a formação dessas lideranças para que esses discentes possam ser instrumentos de mais líderes comprometidos com solidariedade, fraternidade e comunhão, valores lassalistas”.

 

MAIO  

“Mês de olhar para a nossa identidade lassalista. Temos a Semana de La Salle, com início no dia 12 com a missa em memória do fundador e em comemoração aos 15 anos de instituição”.

ROMARIA À APARECIDA (20 de maio) – “Encerrando a Semana de La Salle, vamos fazer uma tomada de Aparecida, uma romaria de colaboradores, familiares, amigos em Ação de Graças aos nossos 15 anos, aos 110 de presença lassalista no Brasil e aos 300 anos de Aparecida”. 

 

JUNHO 

SEMINÁRIO PARA A FORMAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS (1 de junho) – “Será o segundo encontro do semestre, desta vez devemos abordar habilidades e competências, mas o tema ainda está em aberto”.

 

JULHO 

UNIVERSITÁRIOS LASSALISTAS EM MISSÃO (1 a 9 de julho) – “É um projeto nacional da pastoral da Província, todas as nove faculdades lassalistas do Brasil vão juntas para Ananindeua, no Pará, e são desenvolvidas oficinas, trabalhos voluntários, formação de professores da rede pública. As vagas são poucas, os alunos participarão de um edital e precisam ter participado ou de uma atividade permanente ou de duas pontuais com o Setor de Ação Comunitária”.

 

E MAIS!

PREMIAÇÃO DO FESTIVAL DE CURTAS  – “Lançamos agora em março, inscrições para um festival englobando todas as faculdades do Estado do Rio de Janeiro. É um projeto em parceria com o Núcleo de Arte e Cultura. Estamos escrevendo um edital para curtas-metragens sobre 15 anos de Unilasalle-RJ, diferentes trajetórias, uma jovem história. Queremos o auxílio do interessado de qualquer universidade a retomar a nossa história e pensamos também em trazer para junto de nós lassalistas, afinal quantas pessoas não temos nesta área em 62 anos de Abel?”.

 

A equipe do SEAC: Livia Ribeiro (coordenadora), Thiago de Oliveira e Franciany Rodrigues (estagiária)

Entre em Contato