20/12/2017 - 14:22
Olhares em Foco’ traz novos nomes da fotografia à Galeria La Salle

“Quando falamos de sucesso, não falamos só do curso e sim do sucesso pessoal. Todos que passaram por esta experiência acabam se realizando como artista, como fotógrafo e, principalmente, como ser humano”. As palavras são do professor Fernando Talask, que inaugurou com seus alunos a quarta edição da mostra “Olhares em Foco” no início do mês de dezembro.

Além das técnicas de fotografia, o curso trouxe aos amantes de imagens algo que Talask costuma fazer, os passeios para pontos turísticos de Niterói, onde puderam pôr em prática o aprendizado. A proposta do professor é que esses passeios se repitam, já que o último trouxe bons frutos: “Nosso passeio cultural foi ótimo. Alguns alunos levaram seus familiares, extrapolou uma simples aula de fotografia e virou uma confraternização. O aproveitamento ficou absurdamente bom, justamente por causa desta interação”.

A interação que Talask comenta vai além dos alunos do curso, e se apresenta na instituição, já que a Extensão em fotografia conta com a parceria da Galeria La Salle para suas exposições, uma relação essencial, como ele mesmo diz. “Esta união é extremamente importante, porque os alunos que terminam o curso já saem expondo suas fotos aqui, e além de mostrar o trabalho do artista, contribui para a autoestima”, comenta o docente, “Essa interação entre curso de Extensão, Galeria, professores, é crucial pois os jovens percebem o quão acolhedor é o ambiente, e faz com essas pessoas sintam-se parte de um grupo. Essa acolhida que o Unilasalle-RJ dá ao seu aluno, não vemos em nenhum outro lugar”.

E foi exatamente a acolhida que trouxe Lethícia Reis ao centro universitário em busca de aprimoramento na fotografia. “Já nos meus primeiros contatos com câmera de celular, cultivei o hábito de tirar foto das pessoas e, principalmente, de plantas e animais, coisas que via no quintal da minha casa. Hoje em dia gosto mais de tirar foto de detalhes e também do céu”, conclui a jovem de 16 anos, que até pensa em inserir a fotografia em um futuro profissional: “Ainda não sei se irei seguir a carreira, ou se talvez posso encaixá-la em alguma outra, como complemento”.

Por Camila Reis / Revisão Luiza Gould

Fotos de Beatriz Siqueira

Ascom Unilasalle-RJ

Confira a galeria de fotos e vídeos