Para marcar o início de mais um ano letivo nas instituições católicas, que norteiam suas linhas de atuação a partir da formação humana e cristã, o Encontro das Instituições Católicas de Niterói teve, mais uma vez, a Rede La Salle RJ como anfitriã. Realizado na manhã do último sábado (07/02), na Sala de Convenções do Unilasalle-RJ, o evento reuniu cerca de 400 profissionais da área de Educação, entre educadores do Colégio La Salle Abel, que em 2015 completa 60 anos, e também dos Colégios Salesiano, São Vicente de Paulo, São José, Nossa Senhora da Assunção, Nossa Senhora das Mercês e Divina Providência.

A acolhida aos participantes foi feita pelo Reitor do Unilasalle-RJ e Vice-Diretor do La Salle Abel, Ir. Jardelino Menegat, também Conselheiro Estadual da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), e que aproveitou a ocasião para destacar: “A educação católica possibilita abertura ao desenvolvimento da pessoa por meio do diálogo, da educação para o transcendente, da vivência dos valores do Evangelho, da relação entre a família e a escola, e do respeito e da valorização integral da pessoa humana. Possibilita ao aluno, ainda, condições para formar-se no senso crítico para a escolha dos valores, na contribuição para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna, na assunção de atitudes de responsabilidade e solidariedade.”

Em seguida, uma missa celebrada por D. Alano Maria Pena, representado o arcebispo de Niterói, D. José Francisco, e concelebrada por padres de algumas das escolas participantes, marcou a abertura da manhã de trabalho. Durante a homilia, D. Alano ressaltou: “O mestre católico não tem o direito de ser uma pessoa pessimista, é sua obrigação ter uma esperança forte, que irradie a seus alunos. E o professor deve estar atento para saber captar aquele universo que Deus colocou em suas mãos.”

Após uma pausa para o lanche, o Encontro das Instituições Católicas de Niterói recebeu a escritora, consultora e palestrante nas áreas Marketing Digital, Inovação e Educação, prof.ª Martha Gabriel. Autora de 5 livros, inclusive o best seller “Marketing na Era Digital”, e palestrante keynote internacional com mais de 50 palestras apresentadas no exterior entre Estados Unidos, Europa e Ásia, Martha propôs uma reflexão sobre o “Professor Digital”, com base na pesquisa feita para seu último livro “Educ@r – A (r)evolução digital na educação” (2013). A convidada falou sobre as transformações da Educação e apresentou recursos variados que podem, e devem, ser explorados pelos docentes. “A tecnologia nos deixa mais inteligentes, quando sabemos usá-la a nosso favor. Mas se não sabemos, ela se torna uma ameaça para nós”, afirmou Martha Gabriel.

O evento foi encerrado com a abertura de perguntas à palestrante e com a troca de experiências entre os educadores presentes.