Se até agora o investimento na gastronomia já era forte no Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro, a mistura entre sabor e saber conquista novo patamar, para fazer de qualquer leigo o administrador do seu próprio negócio na área ou um chef, se esse for o seu sonho. A formação é o foco da Escola de Gastronomia Unilasalle-RJ, que dá seus primeiros passos oferecendo um total de 12 opções de Extensão, cujo destaque é a nona edição do “Chef de Cozinha”. Nele, os alunos aprendem tanto sobre ciência alimentar, nutrição, manipulação de alimentos, nome de cortes e os fundamentos da cozinha, quanto a parte prática, com blocos gastronômicos, envolvendo as culinárias francesa, italiana e brasileira.

Há ainda cursos de panificação, confeitaria, focaccia e pizzas, especiarias, salgados para festas, mesa vegetaria, além da parte doce, englobando confeitaria, cake design, bombons e trufas como presentes personalizados, doces de vitrines. Todas se encaixam na Capacitação Profissional, um dos braços da Escola, como explica Vicente Maia, coordenador ao lado da chef Cris Gonzalez: “Teremos o tripé Capacitação / Nutrição e alimentação saudável / Gestão em negócios de alimentação e bebidas”.

Para Maia, o Unilasalle-RJ é “uma instituição que vem atuando de forma antenada com as demandas da sociedade”, o que tornava latente a criação de um projeto nos moldes que se delineiam. “Visamos atender ao dinamismo, à qualidade e excelência exigidos pelo mercado e pelo público interessado na formação nessa área”, explica, “além de incorporarmos conceitos que hoje são tendências marcantes na culinária internacional”.

O fato da Escola nascer dentro de um centro universitário traz a particularidade da integração com as graduações oferecidas, estabelecendo linhas de trabalho interligadas. Abrangendo professores e atraindo os alunos, a Gastronomia passa a dialogar com Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação ao tocar em temas como empreendedorismo, gestão, planejamento financeiro, legislação trabalhista, logística, aplicativos e novas tecnologias para o setor de alimentação.

Da mesma forma, há o diálogo com a História (o passado e suas repercussões no presente e no futuro da gastronomia), Relações Internacionais (apresentação das culturas gastronômicas de diferentes países, mescla da culinária com o estudo de idiomas), e Pedagogia (didáticas e métodos que possam capacitar profissionais para ministrar aulas e workshops em gastronomia).

“Acreditamos que a formação de profissionais possibilita desenvolver habilidades, para que eles possam ‘fazer com as mãos’ a arte da culinária. Crescemos para promover uma formação que prepare o cozinheiro consciente e compromissado com aquilo que ele elabora e serve”, conclui o chef Vicente Maia.

Inscrições no site: http://www.unilasalle.edu.br/rj/extensao/