Menu

“Hoje o tempo voa, escorre pelas mãos”. O trecho da música de Lulu Santos bem poderia ser cantado por oito alunas e suas duas professoras. Em três encontros, dois deles intensivos, indo da manhã até a noite, dez trajetórias estiveram envolvidas em um único caminho: o da beleza aliada à saúde. Silvia Barreto, com pós-graduação em tricologia, e Vanusa Freitas, especialista em maquiagem e penteados, somando já 22 anos de experiência, ministraram oficinas no “Iniciação ao profissional de salões”, curso idealizado pelo Setor de Ação Comunitária em parceria com a Extensão e Pós-Graduação. A última aula do projeto ocorreu na sexta-feira, dia 2 de dezembro.   

 

As professoras Silvia Barreto (à esquerda) e Vanusa Freitas (à direita nas duas fotos)

Parte da turma

Depois da teoria em sala, as futuras cabeleireiras tiveram a oportunidade de praticar. Nas primeiras horas, a prova de fogo foi a hidratação. Cada aluna recebeu uma cliente, tendo que avaliar qual produto, à base de água ou óleo, por exemplo, seria melhor para cada tipo de fio. Já na parte da tarde, Vanusa Freitas ministrou oficina de empreendedorismo e de autoimagem. “É importante para a cabeleireira estar produzida, vender seu produto, que é a beleza”, explicou a professora do Sindicato dos Salões de Barbeiros, Cabeleireiros, Institutos de Beleza e Similares de Niterói há 15 anos.

 

O espaço oferecerá curso de cabeleireiro com 50% de desconto nas mensalidades para as participantes das aulas do Unilasalle-RJ, ajudando ainda na integração das profissionais no mercado de trabalho. Enquanto este momento não chega, elas fazem um balanço do que viveram no Unilasalle-RJ e do que planejam para os próximos anos. “Estou em um momento de decisões, com muitas expectativas positivas, querendo uma formação profissional dentro da beleza. Vou realizar o meu sonho junto das minhas amigas, vamos estar muito bem estabilizadas financeiramente”, projetou Helaine Gomes.  

A amiga Ana Rodrigues aproveitou a última dinâmica do curso, para desabafar:  “Muitas pessoas já me colocaram para baixo, inclusive esta semana, dizendo que o curso não daria em nada, seria mais um dinheiro gasto. Eu vi que não foi assim desde o primeiro dia. Eu tomei a decisão de dar um primeiro passo, é onde estou agora. Terei meu salão, a profissão que sempre quis, mas nunca consegui exercer porque sempre deixei todo mundo passar na frente enquanto ficava por último. Vou seguir, com minha força de vontade e a ajuda de vocês”.

Antes e depois da oficina de autoimagem: Ana Rodrigues

 

Antes e depois da oficina de autoimagem: Helaine Gomes

 

Em ação

 

Entre em Contato