Menu

O momento marcou a trajetória brasileira e foi fundamental para a independência ocorrida 15 anos depois. Em 29 de novembro de 1807, desembarcavam na então colônia 14 navios e 15 mil passageiros. A ameaça do domínio de Napoleão Bonaparte fez a corte portuguesa fugir para as Américas em uma grande comitiva real. Em 2017, quando o Unilasalle-RJ também completa 15 anos, é a vez de outra comitiva partir, mas desta vez não mais do porto e, sim, da base aérea. O sentido é o polo contrário do continente: México. O país da América do Norte foi a sede escolhida para o 2º Congresso de Educação Lassalista Latino-americano (CELL), para o qual o centro universitário enviou 14 representantes.

Além da oportunidade da formação continuada, com palestras no turno da manhã, a comitiva lassalista pôde ser protagonista. A instituição foi uma das que mais apresentou artigos no encontro, um total de 17, nas tardes dos dias 19 e 20 de outubro. Já a abertura do evento, contou com falas de dois integrantes da IES carioca: o assessor institucional da casa, professor Carlos Frederico Coelho, também diretor-executivo da IALU, além do reitor do Unilasalle-RJ e diretor regional da IALU na América do Sul e Central, Irmão Jardelino Menegat. Pegando como gancho o tema do congresso – “A educação que necessitamos para o mundo que queremos” –, Menegat abordou em seu discurso o aprendizado que ultrapassa a técnica:

“A qualidade da educação deve considerar como seu compromisso a promoção do desenvolvimento do aluno como um ser humano completo, que pensa, que se anima, que se relaciona e que atua no mundo, o que só é conquistado com a competência, independência e dedicação dos seus professores”. A palavra do docente, na opinião do reitor, não é superada por nenhum outro método educativo, sendo, portanto, a preparação desses profissionais e o apoio da instituição do qual faz parte fundamentais para os resultados obtidos junto aos estudantes. Menegat ainda afirmou ver o CELL como o fortalecimento da educação enquanto “um meio de transformação social”, desejando “que nossa forma de ser, fazer e viver transforme o ambiente em que vivemos e, em consequência, a sociedade”.

Visitas às instituições mexicanas e convênio

Apesar de o encontro ter tido início na quinta-feira, dia 19, desde segunda-feira daquela semana a maior parte do grupo de Niterói já estava na Cidade do México. A ida antecipada teve como objetivo a visita a três universidades lassalistas locais: Universidad La Salle Nezahualcóyotl, Universidad La Salle Mexico e Universidad De La Salle Bajío, a última, local de realização do congresso. Na opinião de Alice Gravelle, assessora para mobilidade internacional do Unilasalle-RJ, a programação prévia trouxe “inspiração” à equipe. “Esse contato nos possibilita uma visão de mundo, nos mostra como funciona em outros lugares, quais são os projetos e como podemos implementá-los em linhas próximas aqui, segundo a nossa realidade”, explica, “E também há a possibilidade de troca, eles aprendem conosco. Por isso considero mais importante que o próprio congresso, apresentação dos artigos, fazermos parte de uma mesma Rede, possuirmos um mesmo sentimento”.

Os frutos do intercâmbio, no entanto, não precisam ser colhidos apenas no retorno para casa. Coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura, Angelina Accetta levou do Brasil obras para expor no Museu Universitário De La Salle, da Universidad Bajío, durante a sua permanência no México. O reitor André Govela Gutiérrez gostou tanto da iniciativa que propôs a criação de um convênio cultural, já assinado pelas duas instituições. A primeira ação da parceria foi um compilado das mostras "Gaudianas" – da artista Otília Luppi, em cartaz na Galeria La Salle em novembro de 2016 – e "Sobrepele" – assinatura de Aline Miguel, realizada em fevereiro de 2017 – no Museu e, em contrapartida, o empréstimo ao Unilasalle-RJ da mostra “Relatos desde la piel”, do artista mexicano Alejandro López, em colaboração com 18 artistas da região de León.       

 

Comitiva carioca no Museu Universitário De La Salle (à esquerda). À direita, na exposição 'Gaudianas' montada no México

Assinatura do convênio: a partir da esquerda, Carlos Frederico, Jardelino Menegat, Angelina Accetta, Maria Del Carmen Aranda e André Gutiérrez
 

Se em Bajío, a arte representou um dos diferenciais, para além do congresso, em Nezahualcóyotl os convidados brasileiros foram recepcionados com muitos bate-papos. O vice-reitor local, por exemplo, conversou sobre a nova graduação da universidade, em Responsabilidade Social. Já um aluno que participou de dois Summer Programs (os programas de verão da Rede, com workshops, palestras e apresentações) falou sobre como usa o que aprendeu de liderança no seu dia a dia no campus. A conversa também entrou no âmbito dos esportes. Com times patrocinados pela Puma, a universidade acaba de inaugurar um novo tatame de taekwondo. “Outra característica de Neza (como o espaço é chamado corriqueiramente) é a força de suas atividades sociais. Ela foi construída há 11 anos de frente para um presídio e em cima de um lixão, com o bispo de lá convidando os lassalistas a ajudarem a comunidade ao redor. São muitos projetos para envolver a família aos fins de semana, um deles ensina a fazer arranjo de flores, o qual fomos convidados a participar”, conta Alice.

Foto oficial da comitiva carioca em Nezahualcóyotl

 

Workshop confecção de arranjos florais, em Neza

Já na Universidad La Salle Mexico, as atividades passaram por visita ao Escritório Internacional, localizado na Casa Rosa, um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico, e consultas específicas com cada grupo da comitiva. Assim, as coordenadoras de Relações Internacionais, por exemplo, foram conhecer a estrutura desta área.

Visita à Universidad La Salle Mexico, Cidade do México

Denise Salles (ao centro) e Fernanda Nanci (à direita), coordenadoras de RI, em encontro com área na La Salle Mexico

 

Confira abaixo dados da viagem:

Membros da comitiva do Unilasalle-RJ no Congresso CELL 2017

ADRIANA PIRES DE AREZZO

Professora dos cursos de Direito e Pedagogia

ALICE GRAVELLE VIEIRA

Professora do curso de Relações Internacionais

Assessora para Mobilidade Acadêmica

ANGELINA ACCETTA ROJAS

Professora dos cursos de Pedagogia e História

Coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura

CARLOS FREDERICO COELHO

Diretor executivo - IALU

DENISE MERCEDES NUNEZ NASCIMENTO LOPES SALLES

Coordenadora do curso de Relações Internacionais

FERNANDA CRISTINA NANCI IZIDRO GONCALVES

Coordenadora adjunta do curso de Relações Internacionais

GABRIELA BARRETO ARAUJO

Coordenadora do curso de Ciências Contábeis

HUGO CESAR SAID AMAZONAS

Pró-reitor de Desenvolvimento

JARDELINO MENEGAT

Reitor

JULIO CESAR MELLO D’AMATO

Professor dos cursos de Direito, Administração e Sistemas de Informação

LIVIA RIBEIRO BARBOZA DE ARAUJO BRAGA

Coordenadora da Ação Comunitária

MARIA DE FATIMA BARROS PIMENTA

Coordenadora do curso de Pedagogia

MARCIA DE FREITAS SIQUEIRA SADOK MENNA BARRETO

Coordenadora do curso de Sistemas de Informação

VALERIA CARNEIRO DOS SANTOS

Procuradora Institucional

 

Apresentações de artigos:

“Os valores lassalistas e o projeto político-pedagógico das comunidades educativas lassalistas” – Irmão Jardelino Menegat (19/10/2017)

“Responsabilidade social das instituições de ensino superior lassalistas brasileiras” – Irmão Jardelino Menegat (19/10/2017)

“Pilares para uma educação lassalista de qualidade” – Irmão Jardelino Menegat (20/10/2017)

“Uso de metodologias alternativas e ativas na formação continuada, buscando mais interatividade e eficiência entre as gerações imigrantes ou nativos digitais nas práticas de ensino e aprendizagem” – Irmão Jardelino Menegat (20/10/2017)

“Educação, estética e ação cultural na formação de professores: A construção sensível do conhecimento através da arte” – Angelina Accetta Rojas (19/10/2017)

“Inclusão cultural na educação superior: Comunicação sensorial na Galeria de Arte La Salle/Unilasalle-RJ” – Angelina Accetta Rojas (20/10/2017)

“Arte e não-arte na Galeria La Salle: A percepção da tecnologia no imaginário” – Angelina Accetta Rojas (20/10/2017)

“A integração local e a garantida dos direitos humanos dos refugiados no Brasil” – Denise Mercedes Nuñez Nascimento Lopes Salles (19/10/2017)

“Direitos Humanos e as faces da mulher refugiada no Brasil: A exposição ‘Vidas Refugiadas’ na Galeria La Salle/RJ” – Denise Mercedes Nuñez Nascimento Lopes Salles (20/10/2017)

“Atividades de assistência e inclusão social praticadas pelo Núcleo de Prática Contábil a grupos vulneráveis” – Gabriela Barreto Araújo (19/10/2017)

“Integrando conhecimento prático e teórico: Experiências dos projetos de sustentabilidade e meio ambiente no Unilasalle-RJ” – Fernanda Cristina Nanci Izidro Gonçalves (19/10/2017)

“Oficina de Confeitaria para Mulheres: Renda alternativa e empoderamento para a superação da vulnerabilidade social” – Fernanda Cristina Nanci Izidro Gonçalves (20/10/2017)

“Análise de sustentabilidade dos cursos de graduação de uma instituição de Ensino Superior” –Márcia de Freitas Siqueira Sadok Menna Barreto (19/10/2017)

“Um estudo de caso: O sucesso do acolhimento individual para a produção acadêmico-profissional” – Júlio César Mello D’Amato (19/10/2017)

“A misericórdia na formação do educador lassalista” – Maria de Fatima Barros Pimenta (19/10/2017)

“A internacionalização da educação superior na Rede lassalista: Um estudo de caso no acordo One La Salle” – Alice Gravelle Vieira (20/10/2017)

“Experiência de criação e consolidação do Setor de Ação Comunitária e Pastoral no ensino superior” – Livia Ribeiro Barboza de Araujo Braga (20/10/2017)

Por Luiza Gould 

Ascom Unilasalle-RJ

 

 

Entre em Contato