Menu

Ir e voltar em um eterno looping, ora para frente, ora para trás. E, assim, a partir de dez fotos estáticas surge um vídeo bem curto, e geralmente, divertido no mesmo grau. O conceito é do boomerang, a grande pedida da Acolhida 2017.1, com calouros e veteranos criando as mais diversas dancinhas na frente do celular. Em punho, eles carregavam as já famosas placas para clicks (entre os dizeres deste ano, destaque para #15anosUnilasalle-RJ). Essa é a descrição de uma brincadeira muito próxima à ideia do objeto arremessado no ar, do qual pegou emprestado o nome e, ainda, à lógica da própria recepção organizada a cada semestre para receber os alunos. Muitos vão, outros chegam e o espírito lassalista de acolhimento segue, de certa forma, em cada um, fazendo a história se repetir e se perpetuar.     

Desta vez, o habitual carinho logo à entrada veio materializado em pirulitos além do grande sorriso seguido pelo “Sejam bem-vindos” do segurança Paulo César Gaspar, o PC. No Auditório La Salle, a receptividade veio do reitor. Em dois momentos, o Irmão Jardelino Menegat citou o desejo da instituição em realizar sonhos. Para os discentes do turno da manhã, ele citou os profissionais que buscam construir junto dos alunos objetivos em comum: “Todos os que atuam em nossa instituição são educadores, porque ensinam a vocês, mas também aprendem. Aqui é o espaço onde se transcende o finito, queremos sempre ir mais longe e com vocês. É com esta visão que chegamos aos nossos 15 anos”.

Dando voz aos alunos, ele inquiriu na abertura o motivo que fomentou nos discentes o desejo de fazer parte do centro universitário. “Estrutura diferenciada, algo bem claro já no site da instituição”, respondeu Pedro Leite, do curso de Direito. Também da área jurídica, veio depoimento sobre o suporte oferecido pelo Unilasalle-RJ. No intervalo, entre food trucks e muitas fotos, as calouras do mesmo curso de Leite, Ana Beatriz Atala, de 18 anos, e Letícia Teodoro, de 17, faziam coro. “Não conheci até hoje nenhuma pessoa que tenha falado: ‘Não faça La Salle porque é ruim’. O retorno que chegou até mim sempre foi muito positivo em termos também de ambiente saudável, acolhedor”, bradou Letícia.

Ana Beatriz, por sua vez, se disse envolta de nostalgia por ter estudado no Colégio La Salle Abel “a vida toda”. “Eu sempre soube da qualidade do curso no Unilasalle-RJ, inclusive com pessoas que passaram na prova da OAB antes mesmo de sair da faculdade. Pensei por que não?”, compartilhou a agora graduanda, “Estou me sentindo em casa, não sou uma estranha aqui. Durante a fala do reitor, me emocionei com o ‘Viva Jesus em nossos corações’, ao ver a imagem do Irmão Amadeu no vídeo institucional”.

Letícia Teodoro e Ana Beatriz Atala #direito

Mayara Martins tem 19 anos, e em comum com Ana Beatriz ela guarda o sentimento lassalista vindo de longa data. Também ex-aluna do Abel, a caloura de Ciências Contábeis turno noite chegou a tentar faculdade pública, mas, sem conseguir passar na primeira tentativa, logo mudou de planos. “O meu backup em caso de particular sempre foi o Unilasalle-RJ”, explicou. No primeiro dia de aulas, ela revelou ao site do Unilasalle-RJ estar um pouco receosa com a nova grade curricular abrangendo os cursos de Administração, Contábeis, História e Pedagogia, um tema que pautou a fala de Menegat no segundo discurso do dia, às 19h30.

A cada semestre, uma grande atividade integradora reunirá discentes de variados cursos. Nesta espécie de 6ª disciplina da grade curricular, o aluno resolve uma situação problema ou propõe uma ação prática na sua área, como elaborar plano de negócios para uma empresa, no caso de Administração. Sempre, é claro, depois de estudar a teoria e com supervisão de professor. “Neste tipo de aprendizagem, designada de metodologias ativas, vocês são protagonistas, constroem conhecimento junto do docente. Os saberes se encontram”, afirmou o Irmão Jardelino Menegat.      

Na tarde do dia 14, o reitor participou de uma Colação de Gabinete, e aproveitou a Acolhida para utilizar como exemplo o que ouviu de familiares dos alunos. Ele relatou o caso de dois avós, para quem o neto desenvolveu, além da capacidade técnica, maturidade e comunicação. Por outro lado, Menegat falou da pretensão de manter os “pés” da instituição em Niterói, contribuindo com o desenvolvimento social do entorno, mas voltando os “olhos” para o mundo. “Duas alunas anteciparam suas formaturas pois uma ia para o Canadá e outra para a Irlanda, onde continuarão seus estudos depois do que começaram a trilhar aqui”, contou.

Álvaro Araújo dos Santos, 21 anos, é outro com visão lá na frente: “A organização me chamou a atenção. Em outras faculdades não tem, muitas vezes, grade fechada. Poderei cursar todas as disciplinas propostas de uma vez, sem me preocupar por só estar podendo ver determinado assunto básico nos últimos períodos. Almejo fazer concurso público e acho que a instituição pode me levar até lá”, declarou o amigo de Mayara. À dupla, se soma Ketina Ramos, também caloura de Contábeis. Egressa, ela retorna à sua segunda casa em busca da formação adequada para um mercado de trabalho amplo. “Cheguei a tentar cursar em outras faculdades, mas para mim até agora o Unilasalle-RJ é o melhor”, avaliou.

Álvaro Araújo e Ketina Ramos #contábeis

No nosso boomerang, quem sabe as meninas com mestrado fora voltam à instituição como docentes? Araújo retorna para deixar seu depoimento como concursado no Conselho Regional de Contabilidade? Ketina Ramos e Mayara Martins postam foto em cargos de confiança de uma multinacional, marcando o centro universitário? Pedro Leite como advogado, Leticia promotora e Ana Beatriz juíza... São muitas as possibilidades, não custa sonhar!  

 

CURIOSIDADES DE 2017.1

*O número de matriculados superou o de formandos: Recebemos 500 novos alunos, enquanto formamos no próximo dia 24, 282 graduandos

*De forma inédita, a quantidade de alunos no turno da manhã superou a do turno da noite

*Trucks/barracas participantes da Acolhida: Estação Gourmet Maria Fumaça, Le Picolèt, Rei do Espeto, Jaqueira, Brave Burger, Creperia Carioca, Mestre do Suco, Fran Brownie.

* O show ficou por conta dos DJs Allan Pollery e Rafael Sousa.

Confira fotos da Acolhida:

MANHÃ

 

 

 

 

 

 

 

NOITE

 

 

 

TRUCKS/BARRACAS/STANDS 

 

 

 

 

 

 

FUNCIONÁRIOS NA ACOLHIDA 2017.1

 

Entre em Contato