Está na Argentina a única construção na América Latina do arquiteto franco-suíço Le Corbusier, que apesar de não ter ido ao país para conceber a obra, a projetou junto do argentino Amancio Williams. Trata-se da casa Curutchet, encomendada pelo médico que batizou com seu sobrenome o espaço, hoje monumento nacional. No mesmo país também está o Palácio Barolo, edifício inspirado na Divina Comédia, de Dante Alighieri. São muitas as referências vindas da Argentina no campo da Arquitetura. E os calouros do novo curso puderam conhecê-las na Aula Inaugural “Expresión Gráfica em Argentina”, com Roberto Ferraris, professor da Universidade Nacional de Córdoba e vice-presidente do Congresso Internacional de Expressão Gráfica em Arquitetura e Engenharia (EGraFia).

O encontro da última segunda-feira, dia 2, foi aberto pelo reitor, Irmão Jardelino Menegat, e pelo vice Ronaldo Curi Gismondi, tendo como foco a abordagem da importância da expressão gráfica na Arquitetura e na Engenharia, além de explicações sobre o ensino adotado em Córdoba. “Fiquei impressionada com as metodologias apresentadas pelo professor Roberto e vi similaridades entre as disciplinas do Unilasalle-RJ e as ministradas na universidade de lá”, atestou a aluna Amanda Farias, de 18 anos.

Santara Lima, de 20 anos, foi outra a aprovar a iniciativa: “Entrei naquele auditório de um jeito e saí completamente diferente. Estou cheia de inspirações e motivação para pegar meu caderno, meu lápis e sair desenhando lugares, com outros olhos de tudo”.

A palestra contou com a mediação das professoras Glaucia Fonseca (adjunta na Escola de Belas Artes, da UFRJ, e vice-coordenadora do curso de Licenciatura em Desenho na mesma universidade) e Paula Brasil, coordenadora de Arquitetura e Urbanismo no Unilasalle-RJ. Após o evento, Ferraris conheceu os laboratórios em visita ao Centro Tecnológico, e se inteirou das técnicas de expressão gráficas adotadas no centro universitário.