Menu

Toalhas quentes depois da barba retirada à navalha, para não danificar a pele. Cortes de cabelo em estilos determinados, com inspiração nas décadas de 1920 a 1960. Em cima do balcão, o cliente se depara com um menu, a partir do qual pode escolher a melhor combinação possível dos serviços oferecidos. Uma vez sentado na cadeira de couro, ele olha com mais calma ao seu redor: retratos antigos na parede, relógios de época, um kit de barbear do século XX e até mesmo um par de raquetes de tênis de dar inveja a muitos colecionadores. Imerso nas antiguidades, o homem que conhece a QOD Barber Shop pode se admirar achando se tratar de uma barbearia de outros tempos. Mas o estilo vintage e a preocupação com a beleza masculina são mais comuns do que pensamos e chegam agora ao Unilasalle-RJ. 

Segundo a definição de Eduardo Cabral, um dos responsáveis pela nova filial, o empreendimento busca ser um reduto masculino onde os homens possam cuidar da aparência e também ter à sua disposição um espaço de convívio agradável. Como explica o barbeiro, a Barber Shop se expande para a segunda instituição da rede: “Estávamos tendo dificuldade para encontrar profissionais do ramo para trabalhar na QOD. Ao mesmo tempo, percebemos que o mercado estava crescendo e as pessoas formando barbeiros de qualquer maneira. Decidimos então abrir um curso de profissionais dentro de uma faculdade, a Universidade La Salle Canoas, com o intuito de dar aulas teóricas e práticas“.

Assim como no Sul, a proposta é desenvolver um curso de Extensão para quem quer entrar na área, combinando a formação com o caráter de empresa. O sinalizador giratório nas cores azul, vermelho e branco – usado como símbolo de barbearias há várias gerações –, anuncia também se tratar de um negócio, com fins lucrativos. Apesar da inauguração oficial ainda não ter sido realizada, a Barber Shop já está em funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Neste primeiro mês, os colaboradores puderam conhecer o espaço e ganhar cortesias. Futuramente eles e os estudantes terão 20% de desconto nos cortes de cabelo e nos produtos da marca, entre shampoos e loções pós-barba. 

Origem da QOD Barber Shop

A história da barbearia começa há 15 anos em Porto Alegre. A QOD já tinha público feminino no Brasil e fora dele, com a exportação dos seus cosméticos para mais de 50 países. Estava na hora de expandir, e, por isso, em 2015 a empresa optou por entrar no ramo da beleza masculina. Para divulgar os produtos, foi criada a primeira QOD Barber Shop. Hoje a aposta já abrange oito filiais, com duas delas sendo também Barber School, ou seja, formando barbeiros. Cabral é um dos funcionários e futuro professor no Unilasalle-RJ, ao lado de Matheus Kappel.      

“Possuímos oito filiais, contando com a matriz. Cinco são em Porto Alegre, sendo duas delas na região metropolitana, três no centro da cidade, e outra em Gramado. Temos ainda a unidade de Campo Grande no Mato Grosso do Sul, e agora a QOD do Sudeste do país, em Niterói. Estamos formando a sexta turma de 20 alunos na La Salle de Canoas e trouxemos para o Rio de Janeiro, devido ao sucesso que obtemos lá”.

Em todos os estabelecimentos, o mote do negócio é o mesmo: ser uma “barbearia de verdade”. “Nossa barbearia segue o modelo clássico, somos prestadores de serviço e não artistas. Nós temos o segmento de old school, assim como existem outros estilos, são cortes que seguem regras”, comenta Cabral, que salienta o diferencial da QOD: “Na nossa barbearia fazemos um bom corte e uma boa barba, o nosso cliente não vem em busca de cerveja, jogos e coisas do tipo, ele precisa vir certo de que irá ter, acima de tudo, um serviço bem feito”, completa o barbeiro.

A inauguração está prevista para o segundo semestre de agosto, o mês da Acolhida, com direito à música e presença do Irmão Jardelino Menegat.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entre em Contato