Foram dias intensos de muita festa. Para alguns a maratona começou cedo, caso dos alunos de Pedagogia, que mesmo antes da Semana de La Salle já se preparavam com a professora Angelina Accetta Rojas. Na disciplina de Pedagogia Lassalista, ela levou seus pupilos do 1º período à Biblioteca, para um primeiro contato com as obras do nosso fundador. Os mesmos ensinamentos da literatura estiveram na fala do vice-reitor e pró-reitor acadêmico, Prof. Ronaldo Curi Gismondi, na última reunião programada para as homenagens a La Salle este ano, o “Café com os professores”, às 20h de sexta-feira, 13 de maio. Dois dias depois, o calendário apontaria o motivo de tanta celebração: o dia do Padroeiro Universal dos Educadores.

“Essa confraternização é a melhor maneira de lembrarmos o trabalho deste homem que nasceu em 1651, foi pioneiro no ensino simultâneo (até então as crianças eram ensinadas uma a uma), na educação aos pobres, e idealizou uma série de pressupostos que deram sentido a uma nova Pedagogia”, disse Gismondi durante o lanche com os docentes do Unilasalle-RJ. Em seguida ele falou do legado de São João Batista de La Salle:

“É incrível vermos as ideias de um padre do século XVII permanecerem até hoje e esta instituição, fundada em 1680, se expandido por tantos países, contando com mais de mil escolas, 74 universidades. Nos sentimos felizes e abençoados por trabalharmos em uma dessas casas lassalistas. A reitoria agradece a todos por abraçarem um ideal, que é mais do que um emprego. Acabamos colocando um pedacinho da nossa alma no que fazemos aqui”. Pela manhã o mesmo encontrou reuniu outro grupo de professores, em evento sob comando do reitor, Irmão Jardelino Menegat.

Dos docentes aos servidores. A equipe que faz do centro universitário em Niterói uma realidade também teve seu momento de alegria na sexta-feira. Após as inaugurações de novos espaços do Unilasalle-RJ (o Registro de Controle Acadêmico, na Galeria, e a reformada Central de Relacionamento com o Cliente), os funcionários administrativos foram recebidos no Auditório do 3º andar. Ao fundo da sala um banquete de delícias, preparado pelo chef Vicente Maia, enchia os olhos. A degustação, no entanto, deu espaço primeiro à reflexão. Coordenadora do Setor de Ação Comunitária, Livia Ribeiro convidou os presentes a embarcarem no tema da Semana. “Quisemos fazer da Semana de La Salle, a partir da fraternidade, uma experiência de misericórdia. Pensamos em criar espaços de partilha para a comunidade oferecer o que tem de melhor e queremos ainda mostrar a vocês que somos um só La Salle. Não é o que fazemos aqui, mas sim o que fazemos em mais de 80 países, juntos”, afirmou.

A fala se seguiu à exibição do clip da música “One La Salle” em sua versão brasileira, feita por Bhia Tabert e Thiago de Oliveira, e do vídeo no qual o professor Clóvis de Barros Filho trata da presença de Jesus na construção do conhecimento. “Fraternidade e misericórdia podem se encontrar. Misericórdia é sentir no coração a dor do outro, a miséria do outro. A fraternidade é responder com amor a esse sentimento, escolher ser irmão do outro. Que nesta Semana de La Salle esta fraternidade possa ser mais forte”, concluiu Livia.

A oração da Misericórdia em coro, a realização de um dos módulos do curso de Lassalianismo pelo Irmão Jardelino e o aviso referente à Pesquisa de Clima Organizacional, iniciada na segunda-feira, dia 16, foram ainda outros importantes momentos da Tarde de Formação.

Veja agora algumas das imagens que marcaram a Semana de La Salle 2016:

ALUNOS DE PEDAGOGIA NO ESPAÇO JOÃO BATISTA DE LA SALLE (BIBLIOTECA) - 4 de maio

VARANDA DA GENTILEZA - 9 a 13 de maio